Buscar

Formação Integral em Saúde - Avaliação Final (Objetiva) - UNIASSELVI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Formação Integral em Saúde (PSI112)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:460406) ( peso.:3,00)
	Prova:
	14163719
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A promoção da saúde pode ser entendida como um processo de capacitação da comunidade, família e indivíduo, incorporando alguns valores que se constituem na combinação de estratégias para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde. Com relação aos valores da promoção da saúde, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Solidariedade. 
(    ) Equidade. 
(    ) Emoção. 
(   ) Cidadania.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	2.
	Segundo Paim (2003), os modelos assistenciais em saúde são técnicas e tecnologias com o objetivo de solucionar problemas e acompanhar as necessidades de saúde individuais e coletivas, produzir saúde e orientar as ações de serviço. No Brasil, existem três tipos de modelo assistenciais: o Modelo Assistencial Privatista, o Modelo Assistencial Sanitária e Modelo Alternativo. De acordo com Sobre esses modelos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Modelo Assistencial Alternativo está em construção ao longo do tempo, desde a primeira tentativa de descentralização da saúde com o Sistema Único de Descentralização de Saúde (SUDS). 
(    ) O Modelo Assistencial Sanitarista segue a saúde pública tradicional, possui um gestão centralizada e está vinculado ao Ministério da Saúde.
(    ) O Modelo Assistencial Privatista é o menos conhecido pelos setores públicos, tem caráter curativo e possui cobertura integral da população. 
(    ) O Modelo Assistencial Privatista está estruturado nos seguintes fundamentos: individualismo, saúde e doença como produto, histórico de prática médica, medicina curativa e participação passiva dos consumidores. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PAIM, J. S. Modelos de atenção e vigilância da saúde. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 6, p. 567-571, 2003.
	 a)
	F - F - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	3.
	A Constituição Federal de 1988 define que o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) seja feito pelas três esferas de governo (federal, estadual e municipal), estipulando as fontes de receita para custear as despesas com ações e serviços públicos de saúde. Além disso, o Sistema Público de Saúde brasileiro é pluralista de financiamento, apresentando quatro vias de acesso populacional. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta essas quatro vias de acesso:
	 a)
	Planos de saúde empresarial; Sistema Único de Saúde; segmento de saúde de desempregado e segmento jurídico de saúde.
	 b)
	O Sistema Único de Saúde; planos e seguros privados de saúde; segmento de atenção aos servidores públicos, civis e militares e o segmento de provedores privados autônomos.
	 c)
	Segmento de gestores e patrões; segmento familiar de saúde; Sistema Único de Saúde e segmento privado.
	 d)
	Sistema Único de Saúde; segmento privado escolar; segmento de saúde estrangeiro e planos de saúde.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	4.
	Um aspecto da política de gestão de serviços é a Educação Permanente em Saúde (EPS), que visa facilitar o envolvimento de todos os profissionais, possibilitando permuta de saberes, realizando uma reflexão da prática de trabalho e, com isso, buscar uma maior interação com toda equipe, proporcionando uma transformação nas relações, nas condutas, nos profissionais e nos processos de trabalho. Qual é a qualificação dos processos de trabalho em saúde?
	 a)
	Da problematização do cenário de práticas, tendo como objetivo somente a humanização da atenção.
	 b)
	Da problematização do cenário de práticas, tendo como objetivos a resolutividade, integralidade e humanização da atenção.
	 c)
	Da criação de locais práticos, tendo como objetivos somente a resolutividade.
	 d)
	Da criação de locais práticos, tendo como objetivos a resolutividade e integralidade.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	5.
	No decorrer do processo de Educação Permanente em Saúde (EPS), as ações previstas são para estimular uma melhor interação entre os profissionais, de tal modo que isso seja refletido positivamente para a população, por isso é considerada um importante instrumento de transformação das práticas do serviço de saúde. Quanto aos objetivos da EPS, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A EPS é uma ferramenta de educação submetidas aos usuários do Sistema Único de Saúde.
	 b)
	Transformação do processo de trabalho, melhoria da qualidade dos serviços, equidade no cuidado e no acesso aos serviços de saúde e reflexão sobre as práticas de atenção, gestão e formação.
	 c)
	A EPS é uma prática de ensinamentos básicos, conteúdo que os profissionais não tiveram em suas graduações, é uma espécie de especialização que o Sistema Único de Saúde proporciona a seus funcionários.
	 d)
	O momento de realização das ações de educação permanente em saúde ocorre no momento após a triagem, quando o usuário termina sua consulta e logo em seguida é encaminhado para as reuniões educacionais.
Você não acertou a questão: Atenção! Esta não é a resposta certa.
	6.
	Os centros de atenção psicossocial (CAPS) são denominados como serviços da rede de atenção à saúde mental para a consolidação da reforma psiquiátrica brasileira. Os CAPS realizam acompanhamento clínico dos indivíduos acometidos por transtornos psiquiátricos e auxilia na reinserção social de seus usuários ao trabalho, exercício dos direitos civis, lazer, fortalecimento dos laços de família e comunitários. Nos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), existem dispositivos estratégicos de referência, que possibilitam o cuidado intensivo, personalizado e promotor da vida. Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os CAPS, independente do seu porte, são iguais pela sua capacidade de atendimento, clientela atendida e organizam-se no país de acordo com o perfil populacional dos municípios brasileiros.
	 b)
	Cabe aos CAPS o acolhimento e a atenção às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.
	 c)
	Cabe aos CAPS não preservar e nem fortalecer os laços sociais do usuário em seu território.
	 d)
	Cabe aos CAPS vetar a autonomia do usuário, demandando à responsabilização de seu tratamento ao SUS.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	7.
	O Planejamento do SUS ou apenas PlanejaSUS é uma exigência legal, corresponde a uma incumbência gestora para estabelecer a unicidade e os princípios do SUS, e profere as competências de cada gestor diante das esferas governamentais associados à saúde da população em seu território integrando em uma organização sistemática. Várias são as estratégias que foram utilizadas para desenvolver o Planejamento do SUS. Entre elas as redes funcionais. A respeito desse tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Inseridas dentro da Programação Pactuada e Integrada, as "redes funcionais" possuem uma estruturação a partir das redes de serviços regionalizadas, seguindo os dispositivos de planejamento, programação e regulação.
(    ) Inseridas dentro da Prospecção Pactuada e Integrada, "redes funcionais" possuem uma estruturação a partir das redes de serviços regionalizadas, seguindo os dispositivos de pesquisa científica, programação e automação.
(    ) Inseridas dentro da Programação Pactuada de Internação, "redes funcionais" possuem uma estruturação a partir das redes de serviços
regionalizadas seguindo os dispositivos de planejamento, medicalização e informação.
(    ) Inseridas dentro da Programação Pactuada e Integrada, "redes funcionais" são uma nova lógica que nasceu com a Política Nacional de Regulação do SUS, estão inseridas nos Pactos Pela Saúde com a Portaria nº 399GM, de 22 de fevereiro de 2006. Sua implantação ocorreu entre o período entre 2001 e 2005, em sintonia com as diretrizes das NOAS, numa tentativa de viabilizar o acesso universal e equânime para os serviços de saúde (BRASIL, 2006).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas. Diretrizes para a programação pactuada e integrada da assistência à saúde. Série B. Textos Básicos de Saúde v, 5, 2006.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	8.
	O Sistema Único de Saúde (SUS) é resultado da segunda reforma sanitária, da década de 1970. Antes dele, existia o Sistema Nacional de Saúde, que atendia somente trabalhadores que exerciam atividade remunerada e seus dependentes. Sobre o SUS e sua história, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Antônio Sérgio da Silva Arouca foi um dos principais líderes e idealizadores do modelo de atenção à saúde no Brasil. Conduziu a 8ª Conferência Nacional de Saúde e participou diretamente na construção do capítulo sobre Saúde na Constituição Federal, formulando o SUS.
(    ) Na 8ª Conferência Nacional de Saúde, Arouca defendeu e aprovou as características fundamentais da reforma sanitária, como também traçou as bases do SUS. 
(    ) O SUS no início era Sistema Unificado e Descentralizado (SUDS), gerido pelo INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica de Previdência), uma espécie de convênio firmado entre os governos estaduais, Ministério da Saúde e o INAMPS. 
(    ) A Assembleia Nacional Constituinte regulamentou a criação do SUS em 1988 e entre 1989/90 elaboraram e aprovaram as Leis Orgânicas de Saúde. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	9.
	A implementação e a concretização do SUS foi tardia, enfrentando várias dificuldades, como a desintegração das políticas e programas de saúde, a falta de gestão e do manejo social e a deficiência da sistematização. Com isso, as esferas dos governos iniciaram uma nova medida na tentativa de solucionar tais dificuldades com o Pacto pela Saúde, que tem como objetivo consolidar o SUS e possibilitar a equidade para a saúde brasileira. De acordo com o contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- Entre as prioridades pactuadas definidas estão a diminuição da mortalidade infantil e materna, o controle das doenças emergentes e endemias, o controle do câncer de colo de útero e da mama, entre outras.
II- Os objetivos do Pacto pela Saúde foram divididos em três partes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e o Pacto da Gestão. 
III- Um dos objetivos do Pacto pela Saúde foi implementar a centralização dos governos, com uma organização e uma gestão intersetorial. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	10.
	O Federalismo é um modelo político realizado no PlanejaSUS, que faz associação entre as pequenas comunidades políticas dentro de um sistema maior, ordenando o poder e os recursos dessas comunidades frente à União, protegendo-as quanto à sua existência e autoridade coletiva nas esferas nacionais e subnacionais, partilhando a tomada de decisões e da execução das ações governamentais. Sobre a distribuição federativa brasileira de competências de cada esfera do modelo federalista executado no PlanejaSUS, analise as sentenças a seguir:
I- União, Estados, Municípios e Competências Comuns são contemplados no PlanejaSUS.
II- União, Estados, Municípios e Competências Comuns.
III- União, Estados, Municípios e Competências Comuns são contemplados no HabitaSUS.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	11.
	(ENADE, 2010) Entre os desafios da saúde no Brasil, destaca-se a humanização da assistência. Assim, o Programa Humaniza SUS tem como principio norteador:
I- Desenvolver um conjunto de indicadores de resultado e sistema de incentivo ao tratamento humanizado.
II- Estimular com recursos financeiros o máximo de produção realizada pelos operadores da saúde.
III- Fortalecer o trabalho em equipe multiprofissional, estimulando a transdisciplinaridade e a grupalidade.
IV- Atuar em rede com alta conectividade, de modo cooperativo e solidário, em conformidade com as diretrizes do SUS.
São princípios norteadores do Programa Humaniza SUS, apenas os apresentados em:
	 a)
	III e IV.
	 b)
	I e III.
	 c)
	II e III.
	 d)
	I e II.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	12.
	(ENADE, 2004) O Programa Saúde da Família (PSF) requer um trabalho interdisciplinar para lidar com a complexidade da saúde. Partindo dessa premissa, a equipe básica do programa pode ser constituída por: 
I- Enfermeiro. 
II- Auxiliares de enfermagem.
III- Médico.
IV- Agentes comunitários.
V- Assistente social. 
Devem fazer parte efetivamente da equipe os profissionais indicados nos itens:
	 a)
	III, IV e V.
	 b)
	I, II, III e IV.
	 c)
	I e V.
	 d)
	II e V.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando