Buscar

GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO 2 QUESTIONARIOS FAVENI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO I – GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
· A Geografia da População é uma disciplina a ser cursada durante o curso de graduação em Geografia. Em linhas gerais volta-se ao entendimento da dinâmica da população. Acredita-se que essa disciplina Geografia da População – tem um importante papel no cenário atual, pela razão de seu objeto de estudo dialogar com as necessidades advindas da humanidade e se manifestar na:
produção do espaço geográfico
· É possível aferir que as concepções teóricas e metodológicas predominantes na ciência geográfica não favoreceram o enriquecimento das análises geográficas acerca da dinâmica:
Populacional
· Os professores(as) de Geografia por meio dos temas populacionais podem estimular o desenvolvimento do raciocínio geográfico, pois a população enquanto conteúdo escolar pode ser trabalhado em diferentes escalas (local e global) e, também a partir de várias dimensões do conhecimento geográfico.  Desta forma, o estudo e análise da população oportuniza uma leitura:
contextualizada
· A questão populacional impõe-se como matéria merecedora de maior atenção e o ensino de Geografia pode contribuir, consideravelmente, tanto para o fortalecimento quanto para o desenvolvimento dessa área. Uma vez que por meio do ensino professores e alunos podem abordar a dinâmica da população de modo mais propositivo e consciente, assim:
promove novas maneiras para interpretar e compreender os fenômenos populacionais
· Para Guidugli (1990) a Geografia tem muito a contribuir quando o assunto é população, contudo ela necessita fazer uso de meios que visem a produzir novos métodos que permitam a produção de ações alternativas para a compreensão da ampla variedade de questões vinculadas à população. Quais seriam esses métodos?
olhares, reflexões e teorias
· A pesquisa como princípio educativo e científico como afirma Demo (2001), pode dar materialidade e espacialidade aos fenômenos populacionais. De acordo com Mormul (2013) esta disciplina pode estar inserida no movimento da dialética, ela soma, acrescenta caracterizando-se então como algo desafiador e repleta de elementos a serem investigados, que pode ser analisada mais acuradamente por meio de intervenções pedagógicas realizadas por professores e estudantes. Este trecho destaca o conceito de:
Geografia da população
· Tomemos o total de óbitos ocorridos durante um ano calendário. A relação entre o total de óbitos e a população total representa o risco que tem uma pessoa dessa população de morrer no decorrer desse ano. Esta medida é conhecida como:
TBM
· A taxa de mortalidade infantil (TMI) corresponde aos óbitos de crianças com idade abaixo de um ano, a distribuição dos óbitos dentro deste intervalo se dá de maneira desigual. Se a taxa de mortadalidade infantil é baixa, os óbitos se concentram nas primeiras semanas de vida das crianças, porque, neste caso, as mortes são principalmente por causas genéticas e causas ligadas ao parto. E quando é alta esses índices, devido a taxa de mortalidade infantil por meio de fatores ligados ao meio onde a criança vive, como saneamento, nutrição entre outros. A diferenciação entre essas taxas utiliza-se os conceitos de:
Taxa de Mortalidade Neonatal (TMN) e Taxa de Mortalidade Pós-Neonatal (TMPN).
· Uma das taxas mais importantes no que se refere a mortalidade é a TMI. Ela corresponde ao risco que um nascido vivo tem de vir a falecer antes de completar um ano de idade. Está implícito neste conceito a ideia de probabilidade. Nesse sentido, o significado de TMI seria:
Taxa da Mortalidade Infantil
· É definida como a relação entre o número de crianças nascidas vivas durante um ano e a população total. Usualmente esta relação é expressa por mil habitantes. O responsável por calcular essa taxa é a:
TBN
QUESTIONÁRIO II – GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
· Deve ser analisada considerando sua distribuição por gênero (sexo), número, idade, renda, educação, saúde e outros indicadores que expressam os aspectos quantitativos e qualitativos da organização social importantes para as ações de planejamento, tanto governamental quanto privado. Este conceito está se referindo a:
estrutura da população
· Pode retratar dados da população mundial, de um país, um estado, uma cidade, etc. Sua simples visualização nos permite tirar algumas conclusões referentes à taxa de natalidade e a expectativa de vida da população. Se a pirâmide apresentar um aspecto triangular com a base larga, quer dizer que a população jovem no conjunto da população é alta, assim como a sua taxa de natalidade; o topo será estrito indicando uma pequena participação da população idosa, portanto, com baixa expectativa de vida.
O trecho acima refere a:
pirâmide etária
· Um aspecto demográfico da população brasileira que vem se tornando cada vez mais preocupante é o aumento das mortes de adolescentes e adultos jovens do sexo masculino por causas externas, como assassinatos e acidentes automobilísticos causados por excesso de velocidade, imprudência e uso de álcool. Isso provoca impactos na distribuição etária da população e na proporção entre os sexos, além de trazer:
implicações socioeconômicas
· Se um país não considerar a distribuição da renda nacional, suas políticas de educação, saúde, habitação, transporte, abastecimento, lazer, etc., estarão condenadas ao fracasso. A análise dos indicadores da distribuição da riqueza mostra que nos países subdesenvolvidos e emergentes há grande concentração da renda nacional em mãos de pequena parcela da população, enquanto nos países desenvolvidos ela está mais bem distribuída. Este conceito está embasado no:
planejamento governamental
· O PEA de um país indica de certa forma o seu nível de desenvolvimento. Os países desenvolvidos possuem a maior parte da sua PEA no setor terciário, principalmente o de serviços. Já os países mais atrasados e pobres tem maior participação da sua população economicamente ativa no setor primário. Qual o significado da sigla PEA:
População Economicamente Ativa
· O grande crescimento do PIB mundial ocorrido nas últimas décadas é resultado do desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas à produção agrícola, industrial e de serviços. Embora o PIB apresente um crescimento superior ao da população, o aumento da renda mundial raramente beneficia os habitantes das regiões e dos países mais pobres do planeta, assim como não beneficia por igual à população dos países mais ricos. Este conceito é relacionado ao:
crescimento econômico e desenvolvimento social
· O crescimento econômico e o desenvolvimento social estão intimamente ligados. O que mede a qualidade de vida de uma população é denominado de:
IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)
· A distribuição, as características, as práticas culturais, a diversidade étnica e muitos outros fatores são bastante variados ao longo das diferentes áreas do planeta. Ao todo são milhares de idiomas, etnias, tradições, culturas, religiões e outros, o que denota a diversidade marcante das sociedades de todo o globo terrestre. Em termos de distribuição, a população mundial encontra-se em maior parte concentrada no:
Continente asiático
· Apresenta uma perspectiva inversa. Com 1,1 bilhões de pessoas, esse é o continente que mais aumenta a sua população em termos proporcionais, com verdadeiras explosões demográficas. Qual é esse continente?
África
· Por sua vez, possui uma população de pouco menos de um bilhão de habitantes. Os Estados Unidos abrigam 316 milhões desse total e o Brasil abriga um pouco mais de 200 milhões. Os dois juntos, portanto, somam mais da metade de toda a população das Américas, este é o:
continente americano

Continue navegando