Buscar

formação territorial aula 2 OK

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A População Economicamente Ativa (PEA) é representada por aquela parte da população que está com idade e em condições de trabalho, estando empregada ou, de certa forma, procurando por emprego. A PEA corresponde, dessa forma, à faixa populacional responsável pela produção de riquezas a partir do trabalho, com remuneração especificamente voltada para o cumprimento de suas atividades.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divide a PEA em dois tipos, a população ocupada e a população não ocupada. A população ocupada corresponde ao grupo de pessoas que exerce alguma atividade remunerada, devidamente comprovada. Já a população não ocupada equivale às pessoas que não trabalham e que procuram por emprego.
De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a PEA brasileira compreende 63,05% da população, porém esse número não considera aqueles que não trabalham com contrato formal ou carteira assinada. Até o momento, segundo o IBGE, do total da população ativa no Brasil, pouco mais de 20% encontram-se no setor primário, 21%, no setor secundário; e 59%, no setor terciário.
Portanto, a maior parte da população empregada no Brasil encontra-se vinculada ao setor terciário, explodindo o processo de terceirização da economia. Contudo, tal processo ocorre graças à intensa mecanização do campo e da indústria (setores primário e secundário, respectivamente), fenômeno responsável pela substituição do homem pela máquina. Assim, a maior parte da população encontra emprego somente no setor de serviço e comércio.

Continue navegando