Buscar

Práticas pedagógicas aula 3 OK

Prévia do material em texto

PLANO DE CURSO
DISCIPLINA: História
CURSO: 		4° ano do Ensino Fundamental
EMENTA
A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras; O passado e o presente: a noção de permanência e as lentas transformações sociais e culturais; A circulação de pessoas e as transformações no meio natural; A invenção do comércio e a circulação de produtos; As rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a formação de cidades e as transformações do meio natural; O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e culturais; O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e culturais; Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos Africanos; Os processos migratórios do século XIX e início do século XX no Brasil; As dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos de 1960. 
META
Ao final dos estudos da disciplina espera-se que os alunos tenham entendido os conteúdos da história podendo nessa perspectiva, emergir um sujeito coletivo mais desenraizado, seja por contingências históricas, seja ainda, em razão de viver em uma época em que se buscam múltiplos referenciais identitárias que questionam as antigas construções do ideário do Estado-nação. Seja como for, em ambos os casos, os indivíduos devem se preparar para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. 
OBJETIVOS	
1. Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
2. Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).
3. Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.
4. Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.
5. Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.
6. Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização.
7. Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.
8. Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.
9. Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.
10. Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
11. Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).
CONTEÚDOS
1. A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras; 
2. O passado e o presente: a noção de permanência e as lentas transformações sociais e culturais; 
3. A circulação de pessoas e as transformações no meio natural; 
4. A invenção do comércio e a circulação de produtos; 
5. As rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a formação de cidades e as transformações do meio natural; 
6. O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e culturais; 
7. O surgimento da espécie humana no continente africano e sua expansão pelo mundo;
8. Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos, os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil, as dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 1960.
METODOLOGIA
A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas, conversas, pesquisas e montagem de cartazes informativos. De acordo a metodologia, os alunos farão leitura, síntese, análises de documentos, vídeos e imagens.
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, sendo considerada a participação do aluno nas atividades realizadas. Além disso, pretendo usar os seguintes instrumentos de avaliação no decorrer do semestre: atividade individual escrita; atividade em grupo e auto avaliação.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
ALMEIDA, Isabel. Construindo sonhos e saberes. 2012. Disponível em: < https://3bconstruindosonhosesaberes.wordpress.com/estudo_meio/anti_hoje/> Acesso em 24 de junho de 2021.
POLATO, Amanda. Os fluxos migratórios no Brasil. Disponível em: < https://novaescola.org.br/conteudo/2323/os-fluxos-migratorios-no-brasil >. Acesso em 24 de junho de 2021.
SILVA, Júlio César Lázaro da. "Principais Migrações Inter-regionais no Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/brasil/principais-migracoes-inter-regionais-no-brasil.htm >. Acesso em 24 de junho de 2021.
BRITO, Raquel. Movimentos migratórios: entenda as dinâmicas demográficas. Disponível em: https://www.stoodi.com.br/blog/2018/07/19/movimentos-migratorios/ >. Acesso em 24 de junho de 2021.
ANDRADE, A. L. M. SANTIAGO DE. Diáspora Africana. [Info escola]. Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/diaspora-africana/. Acesso em 24 de junho de 2021.
HIPÓLIDE, Marcia. Crescer História, 4°ano. 1.ed. São Paulo: Editoria do Brasil, 2018.
CHARLIER, A. Maria. SIMIELLI, Mª Elena. Ápis História, 4º ano. Editora ática, 2019.

Continue navegando