Buscar

Exercício 2 - Ciclo Hidrológico Aplicado ao Escoamento Superficial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercícios
Ciclo Hidrológico Aplicado ao Escoamento Superficial
1. A água é essencial para a vida e para a civilização humana, uma vez que sem água não há vida na Terra. No entanto, a distribuição de água entre os vários processos pode ser alterada com armazenamentos em diferentes compartimentos ambientais: no corpo poroso do solo (incluindo os aquíferos), nos diferentes organismos da biosfera ou de maneira mais disponível em nossos rios, córregos e lagos. De acordo com a disponibilidade de água na Terra, analise as assertivas colocadas e marque a alternativa que indica apenas as corretas:
I - Cerca de 50 – 60% da superfície da Terra é coberta por água.
II - A água doce fica em torno de 96-97% de toda a água do Planeta.
III - As águas subterrâneas ultrapassam 1% de toda a água do Planeta.
IV - As águas de lagos e rios não ultrapassam 1% de toda a água doce.
Resposta correta.
D. 
Apena a IV
A Terra é chamada de Planeta Azul porque a maior parte de sua superfície é coberta por água, cerca de 70%. No entanto, entre 96 e 97% de toda a água é salgada, de mares e oceanos. As águas doces ultrapassam pouco mais de 4%, e nessa porcentagem estão incluídas as geleiras polares, as águas subterrâneas, de lagos e rios, da atmosfera e da biosfera. As águas subterrâneas ultrapassam pouco mais de 1% enquanto que as de lagos e rios contribuem com menos de 1%, isso com relação a porcentagem de água doce.
2- A água no Planeta não é perdida, é constante. No entanto, a água possui todo um caminho particular na biosfera o qual chamamos de ciclo da água ou ciclo hidrológico. Durante esse ciclo a água passa por distintos compartimentos e fases, você já saberia distinguir os diferentes processos envolvidos? Vamos testar? Na imagem a seguir temos a representação do cilco hidrológico e as numerações correspondem aos distintos processos
Você acertou!
A. 
1- Precipitação / 2 – infiltração / 4 – escoamento superficial / 5 – Evapotranspiração / 6 – Evaporação
A imagem mostra o ciclo da água. O número 1 corresponde ao processo que ocorre na atmosfera, quando a água passa do estado de vapor para líquido e então ocorrre a chuva, ou mesmo o processo de precipitação. Após a água atingir o solo, ocorre o processo chamado infiltração (2), que é a percolação de água no solo, até que esse esteja saturado, quando então tem início o escoamento superficial (4). A evapotranspiração e a evaporação são os processos de retorno da água para a atmosfera, ou seja, quando a água passa do estado líquido para o de vapor. A evapotranspiração ocorrre quando a perda é nos seres vivos (5) e a evaporação corresponde a perda de água que ocorre no solo e na água (6).
. 3. A água que flui em uma bacia hidrográfica integra as águas subterrâneas, ou seja, as águas que percolam nos poros ou fraturas do solo. Representam uma porcentagem ínfima da água do mundo, mas aproximadamente metade da água doce mundial, sendo essencial no fornecimento de água potável. A água no solo pode ser dividida em zonas diferenciadas. Acerca do assunto, marque a alternativa que completa corretamente a seguinte frase:
A água subsuperficial pode ser dividida verticalmente em zonas quando verificamos um perfil de solo. A zona __________ é aquela onde todos os poros são preenchidos com água.
Você acertou!
C. 
de saturação
A água subsuperficial pode ser dividida verticalmente em zonas. A zona mais próxima da superfície apresenta menor quantidade de água, até que chega na zona chamada de franja capilar, onde a água começa a acumular. Abaixo dessa fica a zona saturada, onde os poros e fissuras são totalmente preenchidos por água.
4. O escoamento superficial é um parâmetro de fundamental importância para o ciclo hidrológico, mas também essencial para o planejamento urbano e ambiental. Uma das medições fundamentais é a vazão, que é definida como o volume de água que atravessa a seção transversal considerada, como um canal por exemplo, por unidade de tempo.
Acerca do assunto, analise as assertivas a seguir e marque a alternativa que indica somente as corretas:
I - Os maiores níveis de vazão são acompanhados por altos níveis de precipitação
II – O estabelecimento da vazão mínima é o parâmetro mais importante no planejamento urbano e ambiental
III – Quanto maior a impermeabilização do solo, maior será o nível de vazão
Você acertou!
C. 
I e III
A vazão é uma varíavel bastante utilizada no planejamento urbano e ambiental, uma vez que auxilia em avaliações de riscos quanto a enchentes. A vazão está diretamente relaciona aos níveis de precipitação, ou seja, quanto maior os níveis de chuvas maior será o escoamento superficial e assim os níveis de vazão. As características do solo também devem ser avaliadas, pois áreas impermeabilizadas impedem o processo de infiltração, aumentando as águas do escoamento superficial e os níveis de vazão. Calcular a vazão em bacias urbanas auxilia no planejamento urbano, principalmente quando consideramos os valores máximos de vazão, diretamente relacionados aos eventos de chuvas e riscos de enchentes.
5. O balanço hídrico é um cálculo importante e pode ser aplicada tanto em uma zona em particular quanto em uma bacia hidrográfica. De forma geral, podemos considerar que a base desse cálculo envolve a diferença entre o ganho, a perda e a água armazenada no sistema, em um dado período de tempo. Dessa forma, várias variáveis devem ser levadas em consideração. Acerca do assunto, analise as sentenças colocadas a seguir e marque a alternativa que indica apenas as corretas:
I - As características das chuvas são fundamentais para o cálculo de balanço hídrico
II – Para o cálculo de balanço hídrico devem ser considerados os dados de evapotranspiração e de precipitação
III - A área de drenagem influencia parcialmente no cálculo de balanço hídrico
Você acertou!
E. 
I e II
Essa pode ser considerada a definição de balanço hídrico, que na prática é utilizada para determinar a demanda de água necessária para o bom funcionamento de uma determinado sistema.

Outros materiais