Buscar

TIPOS DE ARTICULAÇÕES

Prévia do material em texto

Tipos de Articulação
Tipos de Articulação
Tipos de Articulação
O ponto em que dois ossos se encontram adjacentes um ao outro (com ou sem capacidade de se mover) é chamado de articulação. As articulações no corpo humano são classificadas baseadas na amplitude de movimento que elas exibem e pelo tipo de tecido que mantém os ossos vizinhos unidos.
Articulação Fibrosa ou Sinartrose
Os ossos são unidos por um tecido conjuntivo fibroso denso, pouca ou nenhuma mobilidade, este tipo de articulação é considerado imóvel. Entre os tipos de articulação fibrosa encontra-se:
-SINDESMOSE: Possui grande quantidade de tecido conjuntivo fibroso dentro da articulação. Exemplo: articulação tibiofibular.
 
-Gonfose: Possui média quantidade de tecido conjuntivo fibroso. Exemplo: dente-alveolar.
	
-Sutura: Possuem pequena quantidade de tecido conjuntivo fibroso. Exemplo: Suturas do crânio, estas são classificadas como: serrátil, plana, escamosa e esquindilese. 
	Articulação cartilaginosas ou anfiartroses
São parcialmente móveis, classificadas de acordo com o tipo de cartilagem presente na articulação. Possuem apenas dois tipos as sincondroses que são raras e as sínfises.
-Sincondroses: Tem presença de cartilagem hialina na articulação. Exemplo: sincondrose esfeno-occipital, visualizada na base do crânio (determina o crescimento anteroposterior do crânio).
-Sínfise: Tem a presença de fibrocartilagem na articulação. Exemplo: sínfise púbica e sínfise intervertebral, isso porque entre as vértebras existe um disco de fibrocartilagem o disco intervertebral. 
AULA REFORÇO: https://www.youtube.com/watch?v=RsanA4Cb24Q
Articulação sinovial ou diartroses
Para que haja mobilidade entre as articulações é necessário um deslizamento de uma superfície óssea com a outra, isto é impossível quando entre elas se interpõem um meio de ligação com o fibroso e o cartilaginoso. Para que haja um movimento em muitas articulações é necessário que o elemento interponha as peças articulares seja um líquido denominado sinovial, assim os meios de união entre as peças esqueléticas articuladas não se perdem nas superfícies da articulação. Nas articulações sinoviais o principal meio de união é representado pela capsula articular, espécie de manguito que envolve a articulação prendendo-se no osso que se articula. 
ELEMENTOS CONSTANTES X ELEMENTOS INCONSTANTES 
Constantes:
Superfície articular: Superfície de contato entre os ossos que formam a articulação.
Cartilagem articular: Cartilagem hialina situada entre as extremidades dos ossos que se articulam.
Cápsula articular: Membrana fibrosa externa (revestida internamente pela membrana sinovial), principal meio de união dos ossos.
Membrana sinovial: Tecido maleável que reveste internamente toda articulação, responsável pela produção de líquido sinovial.
Líquido sinovial: Filtrado no plasma que lubrifica e nutre a articulação, é secretado por células da membrana sinovial.
Cavidade articular: Espaço entre os ossos que se articulam, preenchido de liquido sinovial.
Inconstantes:
Discos articulares: Estrutura fibrocartilaginosa que tem como função ajustar a congruência das superfícies articulares. Exemplo: articulação temporomandibular. 
Meniscos: Estruturas fibrocartilaginosas em forma de meia lua. Atuam como amortecedores de peso e permitem a estabilização da articulação. Exemplo: articulação do joelho.
Lábio articular: Estrutura em forma de anel que amplia uma das superfícies articulares. Exemplo: Na escápula (articulação do ombro) e na articulação do quadril.
Ligamentos: Estrutura rica em fibras colágenas e elásticas que ajudam na fixação dos ossos articulados. 
Bursas sinoviais: Bolsas que se assemelham á capsula articular, preenchidas como líquido semelhante ao sinovial e tem a função de reduzir ou evitar atrito entre as estruturas articulares e, também, entre tendões.
	
TIPOS DE ARTICULAÇÕES SINOVIAIS
As articulações sinoviais ainda podem ser classificadas de acordo com a forma das superfícies articulares, existe 6 tipos:
PLANA: Superfície de contato plano, elas permitem apenas o movimento de deslizamento entre os ossos. 
Exemplo: articulação acromioclavicular, articulação sacroilíaca, ossos do carpo e metatarso e articulação intervertebral.
GINGLÍMO: Também conhecida como dobradiça, a forma das superfícies articulares permite apenas o movimento de flexão e extensão.
Exemplo: cotovelo (entre a ulna e o úmero) e falanges dos dedos.
TRICÓIDE: Superfícies articulares cilíndricas com forma de pivô e permitem somente movimento de rotação.
Exemplo: articulação rádio-ulnar proximal (pronação e supinação) e articulação atlânto-axial (rotação).
SELAR: Superfícies articulares com forma de sela de montaria. Permitem os movimentos de flexão e extensão, abdução e adução.
Exemplo: Articulação carpometacarpica, na base do 1° dedo polegar
ELIPSÓIDEA: Superfícies articular ligeiramente côncava e outra levemente convexa. Permite os movimentos de flexão e extensão, abdução e adução 	e circundação. 
Exemplo: Articulação entre o rádio e o carpo (articulação radio-cárpica ou punho). 
ESFERÓIDEA: Nas articulações esferóideas, uma cabeça arredondada encaixa-se em uma concavidade permitido o movimento de flexão e extensão, abdução e adução, rotação lateral e medial, e circundação. 
Exemplo: ombro (articulação escapulo-umeral) e quadril.
AULA REFORÇO YOUTUBE
https://www.youtube.com/watch?v=-YxcgPxpFYs

Continue navegando