Buscar

CRÂNIO

Prévia do material em texto

CRÂNIO
Experiência aplicada em conhecer cabeça e pescoço
Profº Anderson
- Constitui o esqueleto da cabeça e pode ser dividido em: VISCEROCRÂNIO e NEUROCRÂNIO.
- VISCEROCRÂNIO
. Corresponde à face.
. Nele estão situados os órgãos dos sentidos e o ínicio dos sistema digestório e respiratório.
. Formado por 14 OSSOS irregulares unidos entre si por articulações fibrosas* (suturas), com exceção da mandíbula, que é móvel e se liga ao crânio por uma articulação sinovial* (de amplos movimentos)
. Além da mandíbula, os demais ossos do viscerocrânio são: 2 MAXILAS, 2 ZIGOMÁTICOS, 2 PALATINOS, 2 NASAIS, 2 CONCHAS NASAIS INFERIORES, 2 LACRIMAIS e 1 VÔMER. Todos esses ossos se articulam com as maxilas que vêm a constituir assim a porção mais central e importante do esqueleto facial.
- NEUROCRÂNIO
. Formado por 8 ossos planos e irregulares rigidamente unidos entre si por meio de suturas. São eles: 2 TEMPORAIS, 2 PARIETAIS, 1 FRONTAL, 1 OCCIPITAL, 1 ESFENÓIDE e 1 ETMÓIDE. Arranjam- se de tal forma a constituir uma grande cavidade - CAVIDADE DO CRÂNIO - na qual se aloja o encéfalo*.
. A parte mais alta do neurocrânio é conhecida como CALVÁRIA* (calota craniana) e pode ser obtida seccionando- se o crânio transversalmente, tendo como referências a Glabela e a Protuberância Occipital Externa.
. Os ossos que compõem a calvária consistem em 2 lâminas de substância compacta - Lâmina Externa e Interna - que encerram uma camada de substância esponjosa, que no crânio é conhecida por Díploe*. A lâmina interna, por ser muito mais frágil que a externa, fratura- se extensamente nos traumatismos, e isto pode provocar rupturas das artérias que se situam entre ela e a Dura- Máter*.
. A remoção da calvária expõe a cavidade do crânio e deixa ver a base do crânio em seu interior. Ela também pode ser vista por fora, unida por viscerocrânio e parcialmente coberta por ele. A base do crânio coincide com um plano inclinado que secciona o crânio na altura dos PONTOS CRANIOMÉTRICOS NÁSIO E BÁSIO*. Ela é formada por ossos irregulares e caracterizada pela presença de vários Forames e Canais, por onde trajetam nervos e vasos, os quais podem ser lesados nos traumatismos cranianos, principalmente naqueles acometidos* de fraturas.
*Articulações Fibrosas: também chamada de sinartrose ou articulação imóvel, ela possui pequena separação com tecido conjuntivo fibroso entre os ossos. Seu papel principal é proporcionar a absorção do choque. A articulação fibrosa pode ser classificada em dois tipos: suturas e sindesmoses.
As sindesmoses são ligamentos fibrosos entre dois ossos, como o radio e ulna, e tíbia e fíbula. Já as suturas são articulações fibrosas entre os ossos do crânio , que são separados por conta da necessidade de crescimento da cabeça do bebê com o passar do tempo.
*Articulação sinovial: são as articulações mais comuns do corpo humano. Elas são móveis e composta por um líquido sinovial, são mantidos no lugar ´por ligamentos, e protegidas por uma cápsula articular, recoberta por cartilagem. Uma substância chamada sinóvia é produzida nas articulções sinoviais.
*Encéfalo: é formado pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico. Encontra-se na caixa craniana, ocupando todo seu espaço e junto a medula e os nervos compõe o sistema nervoso. É envolvido por membranas chamadas meninges, cuja função é proteger o encéfalo e medula.
*Calvaria:Os ossos que a formam são o frontal, o occipital e os parietais. Eles se unem formando estrturas chamadas de suturas.
*Díploe: Tecido esponjoso entre duas finas camadas de tecido compacto que formam os ossos do díploa.
* Dura- Máter:é a mais externa das 3 meninges que envolvem o cérebro e a medula espinhal. É derivado pela mesoderme. As duas camadas meningicas são a pia- máter e aracnoide. A dura envolve o cérebro e a medula espinhal e é responsável por manter o líquido cefalorraquidiano.

Continue navegando