Buscar

Prevenção Primária e Secundária na Pandemia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em 2019, vimos uma nova pandemia surgir no mundo e estamos lidando com ela até os dias atuais. Por se tratar de um novo vírus, muitos cuidados e prevenções foram considerados para que a população não contraísse e transmitisse o vírus. 
As ações dos governos mundiais de orientar toda a população quanto ao uso de máscaras, distanciamento social, higiene frequente das mãos e o isolamento social representa o tipo de prevenção primária, onde estamos evitando que a infecção ocorra e a doença se propague, tomando-se os cuidados preventivos. O vírus pode entrar no organismo pelos olhos, nariz ou boca, e por isso é fundamental a adoção dessas medidas de prevenção primária. 
Quanto ao uso de máscaras se destina à prevenção de contágio do vírus por disseminação do mesmo, inclusive por portadores assintomáticos.
A higienização das mãos se faz necessária devido ao fato de o vírus também poder estar presente em superfícies que são diariamente tocadas por centenas de pessoas, motivo pelo qual também devemos higienizar criteriosamente os produtos que consumimos para que não se tornem agentes de ingestão infectante.
O isolamento social e o distanciamento de um metro e meio entre as pessoas para evitar aglomerações servem para que se evite a propagação da contaminação, já que estamos cientes de que, em média, os pesquisadores apontam que uma única pessoa doente pode passar o vírus Sars-CoV-2 para outras seis pessoas
Com a testagem em massa da população, podemos saber onde o vírus está circulando e evitar que a pessoa contaminada promova a disseminação do mesmo, podendo-se então manter o isolamento deste indivíduo, realizando-se ainda novos testes para acompanhar a evolução de seu estado clínico. Este tipo de prevenção é do tipo secundária, pois se realiza o diagnóstico precoce da doença, no intuito de que a mesma não evolua, posto que estaremos tratando o paciente no estágio inicial, aonde as chances de uma boa recuperação e cura são maiores.

Continue navegando