Buscar

Questionário sobre funcionamento do OLFATO E PALADAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE - OLFATO E PALADAR
Para essa atividades, vocês precisarão de alimentos que vocês têm normalmente em casa.
1. Peguem alguns alimentos de sua preferência. Fechem o nariz (tapando bem as duas narinas), segurem fechado e comam o alimento. Enquanto mastigam, abram o nariz. Observem se houve alguma diferença.
Pergunta 1. O que vocês observaram? Expliquem o porque isso aconteceu.
Durante a mastigação do alimento com as narinas fechadas, houve dificuldade em perceber o gosto do alimento. Ao abrir as narinas, o sabor do alimento se tornou mais pronunciado, sendo possível realizar a identificação pelo paladar. 
O paladar e o olfato são dois sentidos que apresentam mecanismos anatomicamente distintos, mas que têm suas funções inter-relacionadas. Assim, produzem juntos uma impressão sensorial integrada na identificação de sabores. O alimento em contato com a saliva estimula as papilas gustativas da língua, que enviam impulsos nervosos ao cérebro para reconhecer o sabor. Simultaneamente, o odor do alimento se difunde para a mucosa nasal e interage com os receptores olfatórios, que enviam sinais nervosos para a parte olfativa do cérebro - mecanismo de ativação de nervos olfatórios amplifica muito seu efeito excitatório, mesmo para substâncias odorantes fracas - o qual reconhece o sabor e identifica o alimento.
2. Feche os olhos e peça para uma pessoa trazer algum material com aroma que seja possível de identificar (perfumes não são adequados para este experimento). Tente fazer a identificação. Depois, relate se você se teve alguma lembrança relacionada ao aroma.
Pergunta 2. Por que muitas vezes, antes mesmo de identificar qual é exatamente o aroma, ativamos memórias relacionadas àquele aroma?
O nosso olfato está diretamente ligado ao sistema límbico - parte do cérebro onde se concentram as memórias e local de onde surgem as emoções. Por isso, ao sentir um determinado cheiro, as lembranças são ativadas. A olfação de um alimento previamente ingerido que desagradou, por exemplo, gera náuseas com o odor em uma segunda ocasião. Um odor bom, ao contrário, pode ser potente estimulador de emoções humanas.

Continue navegando