Buscar

Explicações Bichectomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BICHECTOMIA OU CIRURGIA PARA REDUÇÃO DO VOLUME DAS BOCHECHAS 
Absolutamente tudo que você precisa saber Bichectomia!
Que cirurgia é essa? 
Para que serve? 
Você já imaginou ter complexa ou baixa autoestima por ter as bochechas grandes? Você já sentiu isso? 
Então, imagine só... Você começa a pesquisar sobre “maneiras de diminuir as bochechas” e encontra uma “nova cirurgia” - chamada Bichectomia – que já vem sendo feita há bastante tempo por “famosas e celebridades”, prometendo reduzir o volume das bochechas! Logo, você se surpreende… A cirurgia de Bichectomia existe, e pode ser uma ótima solução para quem tem as bochechas aumentadas. Como ainda existem muitas dúvidas, mitos e informações “desencontradas" sobre esse procedimento, aconselhamos que leia este artigo até o final, e, de maneira detalhada, tire de vez todas suas dúvidas sobre esse procedimento. 
Em primeiro lugar: o que é a Bichectomia? Bichectomia é o nome dado à cirurgia para redução das bochechas, procurando afinar o rosto, dando um perfil mais harmônico e atraente para quem tem as bochechas grandes ou volumosas. Na cirurgia é retirado um dos tecidos que dá volume às bochechas, a chamada bola de Bichat. Você deve estar se perguntando: Porque esse nome tão diferente? Já vou lhe explicar. Essas bolas de gordura foram primeiramente descritas e estudadas por um anatomista e médico francês, que se chamava Marie François Xavier Bichat (1771 – 1802). Logo, ele as “batizou” com seu último nome. Nada mais justo, não é? Ele merecia esse crédito. 
 
 A Bichectomia é uma cirurgia nova? 
Desde quando é feita?
 Os primeiros relatos sobre a realização dessa cirurgia com finalidade estética são de 1980. Desde então, diversos trabalhos científicos foram publicados sobre o assunto. Como você pode perceber a Bichectomia não é uma novidade, e sim uma cirurgia que já vem sendo feita há, no mínimo, mais de 30 anos! Na sequencia serão listadas as principais perguntas que são comumente feitas sobre este procedimento! 
 PERGUNTAS E RESPOSTAS
 
1. Para quem está indicada a Bichectomia? Quem pode fazer? 
Observa-se que os principais motivos que levam as pessoas a buscar a cirurgia para reduzir o tamanho e volume das bochechas, são: 
- Insatisfação com o volume muito grande das bochechas (“bochechas muito cheias”) - Baixa autoestima e insegurança com a aparência do rosto 
- “Traços” do rosto sem muita definição ou harmonia 
- Rosto muito grande ao sorrir
 - Falta de definição da linha da mandíbula
 - Rosto com volume aumentado mesmo perdendo peso (“emagreço e as bochechas continuam grandes!”) 
- Desejo de uma estética facial mais atraente 
2. Qual parte do rosto a Bichectomia pode melhorar? 
A retirada da gordura das bochechas faz com que o terço médio do rosto fique mais afilado e desenhado - características típicas de um rosto atraente. A retirada da bola de Bichat contribui para o que as mulheres chamam de “efeito blush permanente”, ou seja, as maças do rosto parecem mais proeminentes e terço inferior da face mais afilado, evidenciando o contorno mandibular. Em suma, a cirurgia busca realçar e afinar o rosto, deixando-o mais triangular.
 
3. Como é feita a cirurgia de Bichectomia? 
A cirurgia é feita através de um pequeno corte, de 1 a 2 cm, na parte interna da boca, ou seja, não há cicatrizes externas ou perceptíveis. Através desse pequeno corte é removida a gordura (bola de Bichat). A cirurgia é finalizada com em média 3 pequenos pontos que ficam próximos ao último dente superior. Uma cirurgia rápida, de aproximadamente 40 minutos. 
4. Quais famosas ou celebridades que já fizeram Bichectomia? 
Essa pergunta não poderia faltar nesse artigo, afinal de contas, muita gente ainda associa essa cirurgia às pessoas famosas e celebridades que já teriam feito à intervenção. Esses são alguns exemplos de celebridades conhecidas por terem feito Bichectomia: Victoria Beckham, Kim Kardashian, Angelina Jolie, Megan Fox, Madona, Jennifer Aniston, Mila Kunis, Renée Zellweger, Fergie e Jennifer Lawrence. 
5. Existe alguma indicação funcional para diminuir a bochecha? 
O que é Bichectomia funcional? A Bichectomia funcional costuma ser feita em pacientes que por conta do volume aumentado das bolas de Bichat, acabam mordendo muito a parte interna das bochechas. Essas lesões repetidas na parte interna da bochecha podem causar ulcerações e proliferação de bactérias que geram mau hálito e doenças da cavidade oral. 
6. A qualidade ou textura da pele pode mudar após a cirurgia? 
O procedimento não altera de maneira alguma a qualidade ou textura da pele, pois a bola de Bichat é mais interna e profunda. Ocorre com o tempo uma acomodação dos tecidos, sem qualquer mudança na qualidade da pele das bochechas. 
7. É preciso fazer algum exame antes da realização do procedimento? 
A realização de exames pré-operatórios irá depender das características de saúde de cada paciente. 
8. Qual a anestesia para a Bichectomia? 
A cirurgia é realizada com anestesia local. Esta é a mesma anestesia utilizada em procedimentos odontológicos, podendo ou não, ser associada à sedação.
 
9. Essa cirurgia me deixa mais velho ou acelera meu envelhecimento? 
Não, vou te explicar o porquê! O envelhecimento é multifatorial (fatores extrínsecos e intrínsecos) e inevitável (fisiológico). Dentre os fatores extrínsecos, temos como exemplo, a má alimentação, tabagismo, danos solares e exercícios exaustivos frequentes. Dentre os fatores intrínsecos, temos as deficiências hormonais, remodelação óssea, reabsorção dos compartimentos gordurosos superficiais a partir da terceira década de vida (compartimentos estes, que dão sustentação a pele), e afrouxamento dos ligamentos de retenção (ligamentos que mantém estes compartimentos gordurosos em seus devidos lugares). Na quarta década de vida a gravidade começa também a agir, acentuando os efeitos do envelhecimento. As bolas de Bichat não participam destes compartimentos gordurosos superficiais, pois ela é mais profunda. Além disso, não possuem nenhuma correlação com a flacidez da pele. Imagine também o seguinte: cada bola de Bichat pesa em média de 3 a 6 gramas, o que contribui ainda mais com a ação gravitacional. A perda de volume que caracteriza o envelhecimento pode ser compensada com a utilização de preenchedores orofaciais, que são comumente utilizados nas maçãs do rosto, lábios, “bigode chinês”, “linhas de marionete”, mas não na região das bochechas, onde o efeito desejado é justamente o oposto, de redução de volume.
10. Essa gordura, depois de removida, pode voltar a crescer? 
Não. É uma cirurgia irreversível. A bola de Bichat é uma gordura diferente da gordura subcutânea (aquela gordura que aumenta ao engordar, e diminui ao emagrecer).
11. Perdi peso, mas continuei com as bochechas volumosas e face pouco desenhada, porque isso acontece comigo? 
Podemos seguir o mesmo raciocínio da resposta anterior. Ao perder peso, você reduziu o volume da gordura subcutânea, mas não das bolas de Bichat. 
12. Homens ao fazerem a Bichectomia, podem ficar com o rosto mais afeminado?
Não. A cirurgia quando realizada em homens evidencia os traços masculinos e quando realizada em mulheres evidencia os traços femininos. 
13. Pra que serve as bolas de Bichat? Há problemas em retirar? 
Você já reparou as bochechas de recém-nascidos? Então, já deve ter notado que são bem redondilhas e volumosas, não é? Isso é decorrente da Bola de Bichat. Nessa fase ela tem função de auxiliar na amamentação, evitando que as bochechas colabem durante a sucção do leite materno. Após a infância, a bola de Bichat não possui mais função fisiológica, podendo ser removida sem problemas. 
14. Algumas pessoas possuem aquelas “covinhas” nas bochechas ao sorrirem. A cirurgia irá fazer com que elas desapareçam? 
Muitas pessoas não gostam do formato do rosto, porém têm medo de perder as “covinhas das bochechas” após a cirurgia. A “covinha” das bochechas é causada pela inserção dos músculos que fazem a mímica da boca, os quaisnão são alterados. A Bichectomia não altera a “covinha” das bochechas.
15. A Bichectomia corrige assimetrias entre o lado esquerdo e direito do rosto? 
Nos casos em que a assimetria do rosto é causada por diferenças na quantidade da gordura de Bichat, a cirurgia de bichectomia pode ATENUAR a assimetria. Infelizmente, na maioria dos casos, as assimetrias do rosto não costumam ser causadas apenas pela gordura de Bichat, havendo alteração óssea e dos demais tecidos moles do rosto. O fundamental é que isso seja avaliado para que não se criem expectativas frustradas para quem busca um rosto mais simétrico.
 
16. Em quanto tempo posso ver os resultados de minha cirurgia? 
Em alguns casos, após 15 dias já temos resultados aparentes. No entanto, o resultado final do procedimento é visto com aproximadamente 3 meses. 
17. Quais são os cuidados pré-operatórios? 
Em sua avaliação pré-operatória, serão selecionados os medicamentos mais adequados para você tomar previamente a sua cirurgia. Essas medicações devem ser tomadas de acordo com as orientações profissionais, para garantir um maior conforto e prevenção de quaisquer complicações pós-operatórias. Outro ponto de extrema importância: capriche em sua higiene oral. Por se tratar de uma cirurgia que é realizada por dentro da boca, sua saúde oral deve estar em dia, para evitar possíveis infecções no local operado.
18. Quais são os cuidados pós-operatórios? 
Controle a dor: algum desconforto, e mesmo uma pequena dor poderá aparecer quando a anestesia passar. O maior desconforto no é causado pelo inchaço que ocorre após a cirurgia. Esse edema costuma ser semelhante ao que ocorre com a retirada de dentes (siso principalmente) e começa a diminuir após 72 horas. Um desconforto leve poderá persistir após o terceiro dia. Não espere até que a dor esteja forte para tomar a medicação, pois ela poderá ser mais difícil de controlar. Qualquer medicação analgésica pode causar náusea ou vômitos. Por isso, é importante que você tenha ingerido algum alimento antes de tomar o analgésico. Não ingira bebidas alcoólicas enquanto estiver usando a medicação. Dor muito forte ou aumentada após 5º dia poderá ser um sinal de infecção ou outro problema na cicatrização. Se Isso ocorrer, entre em contato. Medicação: tome todos os medicamentos prescritos nas doses indicadas. É importante tomar a medicação prescrita por completo. Atividade física: Após 2-3 dias geralmente, atividade sociais e trabalho podem ser plenamente retomados, desde que não exijam esforço físico. Atividades aeróbicas leves são liberadas após uma semana e academia, ou exercícios moderados/intensos em 2 semanas. Esforço exagerado nos primeiros dias poderá levar a um sangramento e desconforto. Sangramento: um pequeno sangramento na área operada poderá continuar durante o primeiro dia. Em caso de sangramento ativo, intenso ou persistente, entre em contato. Edema: um inchamento relacionado à cirurgia poderá surgir nas primeiras horas, e frequentemente aumenta no 2o dia. Ele deve regredir a partir do 3o, 4o dia. Deve ser aplicada bolsa de gelo na face, sobre a região operada, por 20min a cada 1 hora durante as primeiras 48 horas após a cirurgia. Após 24h, pode-se iniciar a drenagem facial com especialista. Após 72h, aplicar compressas mornas. Dieta: a ingestão de líquidos é muito importante. Beba o máximo de líquidos possível, seguindo nossas orientações. Use apenas alimentos líquidos ou pastosos (gelatinosos) frios ou gelados nas primeiras 48 horas, como sucos, sorvetes, iogurtes, gelatina, flans, vitaminas. Evite usar canudinho nos primeiros 3 dias. No 3o dia, alimentos pastosos e de fácil mastigação, como sopas, cremes, peixe grelhado, frango desfiado, purê de batatas, macarrão e vegetais cozidos. Suplementos como “Sustagem”, e iogurtes proporcionam uma boa nutrição adicional. Higiene Bucal: Na manhã seguinte ao dia da cirurgia, inicie sua higiene com: a escovação dos dentes e a higiene bucal normal assim que possível. Escove com cuidado os dentes próximos à região operada. Use o bochecho indicado (Periogard ) 3x ao dia, após as escovações. Não fumar: pois isto retarda o processo de cicatrização e pode contribuir para a formação de uma infecção. Febre: poderá haver uma pequena elevação de temperatura nas primeiras 24/48 horas. Se ela persistir entre em contato conosco. Não se preocupe com os pontos. Os pontos (ou suturas) são feitos para controlar o sangramento, ajudar à cicatrização e prevenir a entrada de alimento no local operado. Eles serão absorvidos ou removidos entre 7 a 15 dias. Qualquer inchamento, sensibilidade ou rigidez na musculatura da mandíbula (trismo), representando dificuldade em abrir a fechar a boca, poderá ocorrer após as primeiras 24/48 horas, podendo persistir por 2 a 3 semanas. Não se preocupe, são reações normais da cirurgia realizada. Se esses sintomas persistirem após a primeira semana, você deve usar calor úmido, aplicando uma bolsa de calor envolta em uma toalha com água morna. Se o inchamento e a dor aumentarem expressivamente após o terceiro dia, entre em contato conosco. Manchas roxas (equimose) podem aparecer na pele da face após as primeiras 24/48 horas após a cirurgia. Siga as instruções do item anterior. Hirudoid gel também pode ser aplicado 3x ao dia. Às vezes os cantos da boca são levemente esticados durante a cirurgia e poderão secar ou “rachar”. Dessa forma, mantenha sempre os lábios lubrificados.

Continue navegando