Buscar

DA RIXA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Art. 137 – Rixa
“Art. 137 - Participar de rixa, salvo para separar os contendores:
Pena - detenção, de 15 (quinze) dias a 2 (dois) meses, ou multa.
Parágrafo único - Se ocorre morte ou lesão corporal de natureza grave, aplica-se, pelo fato da participação na rixa, a pena de detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos.”
Classificação:
Crime de perigo abstrato
Crime comum
Crime plurissubjetivo
Crime doloso
Crime de forma livre
Crime comissivo (regra)
Crime plurissubsistente 
Informações Rápidas:
No crime de rixa, para perfazer o número mínimo (três pessoas) estão incluídos os participantes que, por circunstâncias pessoais, não são punidos (menores, irresponsáveis etc.). Contudo, excluem-se do número mínimo os que vão separar os contendores.
No crime de rixa, não interesse se um ou mais dos participantes não sejam identificados, respondendo normalmente os demais.
Para ser responsabilizado pelo crime de rixa, basta que o agente participe dos fatos em qualquer momento, pouco importando que chegue depois de iniciada a contenda ou saia antes do término.
A caracterização do crime de rixa não precisa necessariamente do corpo a corpo, sendo suficiente o arremesso de objetos. Somente não existe o delito na hipótese de mera altercação verbal.
Quando a briga ocorre entre grupos definidos, distintos, não haverá crime de rixa. Ocorre lesão corporal recíproca entre os grupos rivais
Na rixa qualificada pelo resultado morte, se o autor do evento “morte” for identificado, qual a solução? Deverá, segundo a corrente doutrinária e jurisprudencial majoritária, responder pelo crime de rixa qualificada em concurso com o crime de homicídio. A segunda corrente, ao contrário, entende que o agente deverá responder por rixa simples em concurso com homicídio, em face do princípio do non bis in idem (ninguém pode ser punido duas vezes por um mesmo fato).
No crime de rixa, o participante que sofre a lesão grave, responde também pela forma qualificada do crime de rixa? Segundo entendimento majoritário, mesmo tendo sido ele a pessoa que sofreu a lesão grave, responde sim pelo crime de rixa qualificada.

Outros materiais