Buscar

CAÇA PALAVRAS roma antiga

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CAÇA PALAVRAS – ROMA ANTIGA Complete o texto e encontre as palavras.
1. A queda do Império Romano do Ociente em 476, marcou o fim da ....................... e o inicio da Idade Média. 
2. A Roma Antiga conheceu 3 formas de ............................: Monarquia, no período entre 753 a.C a 509 a.C , depois a República entre 509 a.C e 27 a.C e Império, n o período de 27 a.C até 476. 
3. Sobre a .......................... romana, estava dividida em Patrícios, isto é, os ricos proprietários de terra, depois estavam os clientes, que eram os parentes pobres dos proprietários, e na base da pirâmide, os plebeus (homens livres, sem direitos políticos) e os escravos. 
4. Os ......................... eram a camada sem nenhum direito social em Roma. Em sua grande maioria, presos de guerra, mas também por dívida . Eram vendidos como mercadorias para patrícios e plebeus e não recebiam pagamentos pelo trabalho, mas apenas comida e roupas. Executavam tarefas pesadas e também serviam como serviçais domésticos. 
5. Embora livres, os ........................ . viviam "presos" aos patrícios, pois possuíam uma forte relação de dependência . Tinham apoio econômico e jurídico dos patrícios, porém lhes deviam ajuda em trabalhos e questões militares. 
6. Os ...................... eram pequenos comerciantes, artesãos e outros trabalhadores livres. Possuíam poucos direitos políticos e de participação na vida religiosa. 
7. Descendentes das primeiras famílias que povoaram Roma, os ................... eram proprietários de terras e ocupavam importantes cargos públicos. Considerados cidadãos romanos, possuíam muita riqueza e escravos. No topo da pirâmide social romana, eram minoria da população. 
8. No período da ............................, o rei era eleito por uma assembleia, mas tinha o poder controlado pelo Senado.
9. O último ............... etrusco, Tarquínio, tentou se aproximar da plebe, mas os patrícios, sentindo-se ameaçados, o derrubaram, implantando a república. 
10. Na república romana, as principais instituições eram: Assembleia Centuriata, Magistratura e o ........................ Este último e laborava os projetos de lei e escolhia os magistrados. 
11. Entre as conquistas da plebe, depois de muitas revoltas, já que apenas os patrícios podiam ser senadores ou magistrados, e consequentemente controlavam a politica, temos a criação do cargo de ........................ da plebe, que podia vetar a ideia no senado. 
12. Além do tribuno da plebe, Lei das Doze tábuas, Lei Poetélia Papíria e a Lei da ........................, que autorizava o casamento com patrícios. 
13. As Guerras .................................... foram uma série de três conflitos militares entre Roma e Cartago (cidade-estado fenícia do norte da África), pois os romanos chamavam os cartagineses de púnicos. 
14. Em tempos de paz, os plebeus que ganhavam a vida como soldados, começavam a se rebelar. Para evitar revoltas, foi adotada a politica do ................................................., que consistia na distribuição de trigo aos famintos e espetáculos gratuitos , para desviar a atenção dos problemas sociais. 
15. Os irmãos Graco (Tibério e Caio) eleitos tribunos da plebe, propuseram reforma ..........................., mas com o descontentamento dos patrícios com a proposta, foram mortos. 
16. O primeiro .................................. era composto pelos generais Pompeu, Julio Cesar e Crasso. 
17. Julio Cesar tenta concentrar os poderes e é assinado. 
18. O segundo triunvirato era formado por Otávio, marco Antonio e Lépido. ............... ............. passou a comandar as legiões romanas e ganha o título de Augusto . 
19. Augusto significa líder supremo da religião com ascendência divina. 
20. Ao envolver-se primeiro com Júlio César, e depois com Marco Antônio, ............................. ganhou a fama de rainha sedutora, mas isso era uma estratégia para manter se no poder, mas o Egito Antigo perdeu definitivamente sua soberania. 
21. ........................................ teria nascido na Palestina, naquele que acabou sendo estabelecido como o ano 1 da Era Cristã, durante o reinado de Otávio Augusto, primeiro imperador romano. Sua morte ocorreu, provavelmente, no ano 33 no reinado de Tibério , o segundo imperador. Ao longo dos 3 séculos seguintes, o Cristianismo foi largamente perseguido no Império Romano, até sua legalização, no reinado de Constantino, em 313, e sua posterior oficialização como religião oficial do império por Teodósio em 390. Segundo os Evangelhos , Jesus foi preso pelos romanos, sob a acusação de conspirar contra o Império. Torturado, foi condenado à morte e crucificado, a mando do procurador romano Pôncio Pilatos. 
22. O período de paz, no governo de Otávio Augusto ficou conhecido como ................ Romana. 
23. A causa da ..................... .................... do império romano foi a crise do sistema escravagista. Dioclesiano implantou o colonato para substituir os escravos . 
24. ........................................ buscou apoio dos cristãos que eram perseguidos, tornando-se cristão. 
25. Constantino em 330 mudou a capital do império para ............................................... (Istambul na Turquia) . 
26. Teodosio dividiu o império em duas partes – Imperio do ................... ....... (capital em Roma) e Império do ...................... ............ (capital em Constantinopla). 
27. ................... ............., (todos aqueles povos estrangeiros como hunos, godos, visigodos, francos) passam a atacar as fronteiras romanas e o império do Ocidente cai em 476. Já o império do Oriente foi dominado pelos turcos-otomanos.

Outros materiais