Buscar

AV 1 Estrutura das demonstrações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av1 - Estrutura das Demonstrações Contábeis
1) O princípio da competência é um dos princípios essenciais da contabilidade, sendo fundamental para o registro contábil e a apresentação das principais demonstrações contábeis. Quanto ao conceito relativo a este princípio contábil, é correto afirmar que:
Alternativas:
a) determina que as transações e eventos sejam reconhecimentos competentemente por regime de caixa.
b) pressupõe a confrontação entre despesas e receitas de maneira simultânea.
c) refere-se ao pagamento ou recebimento relativos à transações e eventos contábeis ao mesmo tempo.
d) retrata o reconhecimento e escrituração dos fatos contábeis somente após a ocorrência de pagamentos ou recebimentos em momentos distintos.
e) pressupõe a mensuração dos valores contábeis patrimoniais de forma tempestiva e integra, independente de terem sido reconhecidas as receitas e despesas.
2) A contabilidade teve diversas mudanças, inclusive no tange à estrutura das demonstrações contábeis, em função das atualizações provenientes das Leis nº. 11.638/07 e 11.941/09. Estas leis foram significativas por trazerem profundas mudanças na essência da contabilidade. Em relação à isso, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação CORRETA.
Alternativas:
a) Após a publicação da Lei nº. 11.638/07, houve uma grande evolução para a contabilidade, pois os documentos contábeis passaram a ser contabilizados conforme a convenção legal.
b) A contabilidade sempre foi efetiva como ferramenta da administração das organizações, mas devido a publicação das Leis nº. 11.638/07 e 11.941/09 ficou menos efetiva.
c) Em razão das Leis nº. 11.638/07 e 11.941/09, o Brasil adotou as normas internacionais de contabilidade ao aderir ao IFRS.
d) A publicação das Leis nº. 11.638/07 e 11.941/09 foi primordial por trazer profundas mudanças na contabilidade, sendo um marco por reforçar a cultura da contabilidade fiscal e gerencial.
e) As Leis 11.638/07 e 11.941/09 forneceram impactantes contribuições para a estrutura das demonstrações contábeis ao propiciar a convergência as normas internacionais, com obrigatoriedade a partir de 2005.
3) O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) determina que as demonstrações contábeis devem respeitar os princípios que norteiam a contabilidade. Considerando os princípios contábeis, é correto afirmar que:
Alternativas:
a) O princípio da continuidade leva em conta a entidade, seu patrimônio e a maneira de separação do patrimônio da Pessoa Jurídica do patrimônio da Pessoa Física.
b) O princípio da competência estabelece que as transações e os eventos devam ser reconhecidos conforme o período em que são recebidos os pagamentos ou realizados os recebimentos.
c) O princípio da prudência estipula que os valores de ativos e passivos sejam menores em todas as situações igualmente válidas.
d) O princípio da entidade retrata que o patrimônio da Pessoa Jurídica e da Pessoa Física são inseparáveis.
e) O princípio da continuidade refere-se ao pressuposto de que a entidade irá continuar operando suas atividades sem o intento de entrar em liquidação.
4) Para que as informações expressas nas demonstrações contábeis sejam úteis e relevantes ao processo decisório, deve-se considerar as características qualitativas da informação contábil. Quanto ao aspecto da tempestividade como característica qualitativa da informação, é correto afirmar que:
Alternativas:
a) a tempestividade está associada às informações de um momento ou período que venham trazer efeitos importantes aos usuários da informação.
b) a tempestividade é inútil se a base de informação estiver atualizada, mas torna-se útil se o usuário da informação utilizar a informação para a tomada de decisão.
c) as informações tempestivas referem-se aos fatos contábeis futuros.
d) as informações tempestivas são úteis quando representam informações verificáveis.
e) as informações tempestivas estão associadas aos efeitos gerados pelos usuários da informação por suas tomadas de decisões.
5) A Lei nº. 11.638/07 foi impactante, sendo um marco na contabilidade brasileira, por trazer profundas mudanças, especialmente na estrutura das demonstrações contábeis. Nestas mudanças, insere-se o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) com a publicação de seus pronunciamentos contábeis. Em relação ao normativo divulgado pelo CPC, é correto afirmar que:
Alternativas:
a) O CPC tem por objetivos estudar e emitir os pronunciamentos contábeis.
b) Os pronunciamentos do CPC estabeleceram as formas de elaboração das estruturas contábeis, de acordo com a Lei nº. 11.638/07 principalmente.
c) Tendo em vista as necessidades dos usuários externos da contabilidade e os problemas de assimetria informacional, o CPC visou defender os interesses dos acionistas por meio das novas regras para a estrutura das demonstrações contábeis.
d) O CPC visa buscar unificação e viabilizar a convergência das normas contábeis brasileiras aos padrões internacionais.
e) O CPC visa somente viabilizar atualizações para as regras da estrutura das demonstrações contábeis.

Continue navegando