Buscar

REGIMES CONTRACIONAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REGIMES CONTRACIONAIS
 As estruturas de deformação contracional formam-se quando as rochas são encurtadas por forças tectônicas ou gravitacionais. Imagine um dado volume de rocha acamadada sendo encurtado na direção de seu acamamento, diversas micro e macroestruturas irão formar-se. O encurtamento pode ser acomodado por diminuição de volume, pela formação de estilolitos, por dissolução nos contatos de grãos ou por compactação física.
 O encurtamento pode também produzir falhas contracionais e dobras relacionadas. As falhas e as zonas de cisalhamento contracionais representam um encurtamento da crosta ou de camada de referência, quando a superfície da crosta é a referência, as falhas contracionais são exclusivamente falhas reversas e falhas de cavalgamento. As falhas reversas têm ângulo de mergulho maior que as falhas de cavalgamento e não acumulam deslocamentos de grandes magnitude como os cavalgamentos.
 Um cavalgamento é uma falha ou zona de cisalhamento de baixo ângulo cuja capa foi transportada por sobre a lapa. As falhas de cavalgamento transportam rochas mais antigas para cima de rochas mais jovens, rochas de maior grau metamórfico para cima de rochas de menor grau metamórfico. A falha de cavalgamento é a estrutura que separa o substrato da nappe de cavalgamento. As nappes de cavalgamento são feições características de orógenos contracionais. Quando se refere-se à atitude de estruturas no interior de nappes de cavalgamento, geralmente se refere-se ao além-país e ao antepaís.
 As falhas contracionais no antepaís de uma zona orogênica formam tipicamente zonas de imbricação, que correspondem a uma série de falhas reversas de atitude similar, conectadas entre si por uma falha mestra de base de baixo ângulo. Se houver uma falha mestra de topo definindo o limite superior dessa zona, todo o conjunto é denominado estrutura duplex.

Outros materiais