Buscar

Plano de aula EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

Prévia do material em texto

PLANO DE TRABALHO
EDUCACAO INTEGRAL/INTEGRADA MONITOR DE OFICINAS.
EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
PLANO DE TRABALHO
MACROCAMPO: EDUCACAO INTEGRAL/INTEGRADA MONITOR DE OFICINAS (EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA).
PUBLICO ALVO: 1º AO 5º ANO / 6º AO 9º ANO.
TEMA : DIREITOS HUMANOS 
INTRODUÇÃO
A Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização desencadeou um processo de mudança no comportamento social e a produção de instrumentos e mecanismos internacionais de direitos mesmo em sociedades consideradas historicamente mais tolerantes, como revelam as barreiras e discriminações a imigrantes, refugiados e asilados. O processo de globalização, entendido como novo e complexo momento das relações entre nações e povos, tem resultado na concentração da riqueza, beneficiando apenas um terço da humanidade. Assim, a mobilização global para a educação em direitos humanos está imbricada no conceito de educação para uma cultura democrática, na compreensão dos contextos nacional e internacional, nos valores da tolerância, da solidariedade, da justiça social e na sustentabilidade, na inclusão e na pluralidade.
 
JUSTIFICATIVA
De acordo com a Declaração Universal e a Constituição de 1988 Todos tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir das artes e de participar do progresso científico e de seus benefícios. Todo homem tem direito à proteção dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produção científica, literária ou artística da qual seja autor.
A sociedade esta cada vez mais exigente, sendo assim as escolas precisam um trabalho voltado para a formação humana e da cidadania. Nesse sentido, o professor tem um importante papel como agente social, mas somente poderá exercer o mesmo e colaborar com seus alunos para que se tornem conscientes das suas responsabilidades sociais se a ação for conjunta, ou seja, envolver os alunos no processo de proposição e realização de ações. Assim, é fundamental que o professor proporcione ao aluno a possibilidade de refletir, discutir, propor e agir sobre o fenômeno, pois, o processo de compartilhar conhecimentos e experiências práticas promove transformações significativas no sujeito. Exercer a cidadania implica em assumir a função de agente social, que colabora para as mudanças almejadas na sociedade. Dentro disso, as aulas aqui propostas pretendem provocar nos alunos questionamentos e reflexões sobre a importância de se tornarem cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade melhor. Identificar fatores desencadeantes e a importância ( a relevância social das ações. Interação com a comunidade local; o reconhecimento da pluralidade do respeito e da valorização da diversidade, a igualdade de oportunidades, a formação ativa para o exercício da cidadania democrática através da participação e do protagonismo social, a da consciência social crítica capaz de promover a emancipação, conhecer seus direitos e deveres, e direito de cada cidadão, colocar em prática é uma obrigação.
OBJETIVOS GERAIS	
· Ampliar a percepção sobre o significado de cidadania, conhecendo sobre o que é ser um cidadão consciente com direitos e deveres ;
· Cooperação: onde o aluno percebe que a troca de conhecimentos e a sua participação são fundamentais para a concretização de uma atividade;
· Sinceridade: quando buscamos confiança nos outros, mas principalmente quando exercemos nossa própria sinceridade, estando certos ou não em nossas ações;
· Respeito: princípio básico para receber respeito.
· Analisar situações na comunidade em que os direitos dos cidadãos estão sendo desrespeitados;
· Amor ao próximo ; Leitura e escrita ;
· Descobrir ações que poderá desenvolver para ajudar as comunidades de forma colaborativa.
ESPECIFICOS 
· Contribuir no processo de construção social e cidadã, através da implantação da Educação em Direitos Humanos criando alternativas que possam viabilizar a sustentação e disseminação dos Direitos Humanos.
· Promover Ações e atividades de Educação em Direitos Humanos.
· Proporcionar para as crianças o desenvolvimento integral e potencialidades em todos os momentos da oficina.
· Garantir os alunos o atendimento, sem manifestar qualquer tipo de discriminação.
· Criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de cada um .
· Propiciar o desenvolvimento da conduta autônoma através do desenvolvimento da autoconfiança, de iniciativa e liderança.
CRONOGRAMA 
	Direito humanos durante todo ano letivo
	Dignidade humana/ Não descriminação durante todo ano letivo
	Acesso a justiça durante todo ano letivo 
	Respeito a diversidade durante todo ano letivo
	Direito e deveres durante todo ano letivo 
O QUE ESPERA SE DO ESTUDANTE
O objetivo e fazer com que os alunos aprendam: respeitar, reconhecer, proteger e defender a dignidade de toda pessoa humana em todos os espaços de convivência social, formal, informal ou não-formal. Como resultado deste Projeto de Educação em Direitos Humanos . Espera-se que alunos ,professores, família, enfim, toda a comunidade escolar conheça e respeite os direitos humanos, as liberdades fundamentais e as responsabilidades pessoais e coletivas, exercendo autonomia e criticidade. Que tenham um bom desenvolvimento do processo ensino aprendizagem, a socialização, dedicado às atividades que contribuem para o desenvolvimento intelectual e social das crianças, como aprender a conviver em sociedade, conhecendo seus direitos e deveres , e aplicando na vida. Despertar para ser um cidadão consciente apto a viver em sociedade, contribuindo com o bem estar da sociedade, respeitando a todos. 
 METODOLOGIA
 As aulas serão ministradas de forma diferenciada com dinâmicas usando recursos de acordo com os conhecimentos prévios dos alunos, de como comportar na sociedade, conhecendo seus direitos e deveres do ser humano. Atividades participativas e com diversas formas de linguagens, que começa desde do exercícios de fixação de conteúdos (leitura; fichamento, produção do conhecimento); processos de interações grupais (dramatizações, simulações, teatros; projetos sociais (responsabilidade social, interação social, desenvolvimento de inserções comunitárias) promoção de Debates ; leitura e discussão de textos, recursos áudio visuais ( filmes; imagens, cartazes e murais; leitura crítica da imagem e da mídia, charges, fotografias); linguagens plásticas interatividade; materiais impressos (notícias de jornais, revistas) recursos lúdicos (jogos pedagógicos). E outros recursos que julgar necessário.
PROBLEMATIZAÇÃO: 
O professor mediador irá formular um problema ou uma questão a ser investigada que envolva os conceitos e conteúdos escolhidos para serem trabalhados na oficina.
 Recuperar o verdadeiro vínculo com a realidade, é possibilitar a formação do verdadeiro conhecimento, de forma ativa e crítica.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS 
· Diga aos alunos que todas as pessoas, adultos e crianças, têm direitos e deveres que devem ser respeitados, cumpridos. 
· O professor auxilia os alunos a responderam tais questões. Depois incentivar os alunos a montarem um painel de informações e reflexões sobre direitos humanos para ser exposto na sala.
· Folhas atividades dobradas, em uma caixa para que sejam embaralhadas, sorteadas e entregues as duplas de alunos a fim de que respondam as questões elaboradas pelos colegas.
· Explorar os alunos sobre a importância de se discutir o tema Direitos Humanos.
· Esclarecer também que quando conhecemos nossos direitos e deveres, temos maior chance de lutar pelos mesmos.
· Promover uma discussão sobre o que os alunos assistiram relacionando com movimentos sociais de luta e reivindicação do povo para garantia de direitos a população. Aproveitar as manifestações brasileiras atuais em diferentes regiões do país em que as pessoas foram às ruas para exigir mudançasem diversos setores para que houvesse maior qualidade de vida à população.
· Disponibilizar várias reportagens aos alunos para que em duplas escolham uma delas, façam a leitura dos textos e se posicionem criticamente sobre o que pensam a respeito. Registrando em uma folha , para ser entregue ao professor.
ATIVIDADE 1 
· Em seguida pergunte ao grupo se eles sabem o que devem fazer para exercerem seus direitos humanos e no que o tema está relacionado com os direitos e deveres das pessoas depois de ter assistindo um filme sobre direitos humanos. 
Após os alunos assistirem o filme, forme em duplas , com base no que assistiram, procurem elaborar algumas questões referentes ao tema que deverá ser registrada e entregue ao professor. 
	
ATIVIDADE 2 
· Para dar continuação, lance a seguinte pergunta para o grupo: Você, exercendo seu papel de cidadão crítico e responsável, poderia fazer para melhorar sua comunidade?
Solicitar eles que tragam alguma coisa que eles viram no dia a dia ,sejam em jornais, em revistas ou ate mesmo algo vivido, como por exemplo alguém que maltrate idosos crianças.
Direitos humanos; igualdade de género; desenvolvimento sustentável; educação ambiental; saúde,
ATIVIDADE 3 
· Montar uma pesquisa com as pessoas, para o público jovem , e adultos e crianças com as seguintes perguntas: 
O que é cidadania pra você?
O que são os deveres?
O que significa o direito do cidadão?
O que são os Direitos Humanos e para que serve?
ATIVIDADE 4 
· Promover uma discussão sobre o que os alunos assistiram relacionando com movimentos sociais de luta e reivindicação do povo para garantia de direitos a população. Aproveitar as manifestações brasileiras atuais em diferentes regiões do país em que as pessoas foram às ruas para exigir mudanças em diversos setores para que houvesse maior qualidade de vida à população.
· Disponibilizar várias reportagens aos alunos para que em duplas escolham uma delas, façam a leitura dos textos e se posicionem criticamente sobre o que pensam a respeito. Registrando em uma folha , para ser entregue ao professor.
· Para dar continuidade ao trabalho, lance a seguinte pergunta para o grupo: O que você, exercendo seu papel de cidadão crítico e responsável, poderia fazer para melhorar sua comunidade?
· Com base na lista elaborada pelos alunos, será realização uma Pesquisa, semelhante à apresentada no vídeo, em que os alunos deverão procurar conhecer melhor o bairro em que vivem e realizar entrevistas com diferentes pessoas residentes no bairro sobre o que consideram positivo e negativo em tal localidade .
· Orientar os alunos para que, no momento em que estiverem percorrendo o bairro, aproveitem para observar situações e cenas que revelem as necessidades do bairro. Se possível, os alunos deverão fotografar tais imagens, as quais serão utilizadas no fechamento do trabalho.
ATIVIDADE 5
· Após a apresentação todos os trabalhos, cada aluno deverá escrever uma carta direcionada ao prefeito da cidade relatando suas percepções sobre seu bairro, as ações que pretende realizar e que estão ao seu alcance para auxiliar na realização de melhorias na comunidade em que vive.
AVALIAÇÃO
A avaliação é essencial, sendo processual e contínua. Durante as rodas de conversa e atividades produzidas, os alunos conseguiram ampliar a sua percepção sobre o significado de Direitos Humanos. Para que uma proposta de aula, um estudo científico se mostre consistente e coerente com seus objetivos de ensino e expectativas de aprendizagem é preciso avaliar que consiste em: estabelecer conclusões, ouvir as opiniões, compartilhar e definir produtos finais reconhecer as produções dos alunos após a realização da oficina.

Continue navegando