A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
25 pág.
Avaliando aprendizado, Av1, Av2, Av3, teste de conhecimento.

Pré-visualização | Página 5 de 7

base, foi otimizado, assim suporta handoffs entre células e roaming, como nos sistemas de telefonia celular.
	
	
	O WiMax Fixo utiliza Orthogonal Frequency Division Multiplexing (OFDM) e suporta acessos fixos e nômades em ambientes com ou sem linha de visada.
	
	
	As especificações iniciais do WiMAx Fixo define as frequências de 2,4 GHz e 5,0 GHz e os primeiros produtos foram certificados pelo WIMAX Forum em 2005.
	
	
	A diferença mais considerável para o WIMAX em relação ao WiFi consiste no raio de alcance e na largura de banda. Enquanto pontos de acesso do Wi-Fi são extremamente limitados, e o seu sinal alcança 100 metros no máximo, no WIMAX, em condições ideais o sinal alcança 75 Mbps em um raio de até 50 km.
	
	
	No WiMax Móvel a modulação é apoiada na Scalable Orthogonal Frequency Division Multiplexing Access (SOFDMA), e abrange as frequências de 2,3 GHz, 2,5 GHz, 3,3 GHz e 3,5 GHz com canais de 5, 7, 8,75 e 10 Mhz; sendo a mais recentemente foi incluída também a banda de 700 MHz.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Considere as assertivas abaixo, em relação às redes Frame Relay.
I. Em redes Frame Relay, com topologia onde subinterfaces ponto-a-ponto são utilizadas, não é necessário configurar endereços IP na interface física, pois eles são configuráveis nas subinterfaces.
II. Entre as tecnologias ISDN, Wireless, ATM e Frame Relay, esta última é a mais indicada quando os escritórios de uma empresa precisam estar conectados a uma rede WAN, baseada na comutação de pacotes e cuja matriz seja o ponto focal da topologia.
III. O Frame Relay é um protocolo de redes estatístico, voltado principalmente para o tráfego tipo rajada, exigindo, no entanto, infra-estrutura de linha privada (dedicada) para poder implementar um dos seus melhores recursos, o CIR (Commited Information Rate).
É correto o que consta em
	
	
	
	II, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	III, apenas.
	
	
	I, II e III.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		No âmbito da convergência de redes de comunicação, o IETF (Internet Engineering Task ForceI) define a Emulação Pseudowire ponto-a-ponto como um mecanismo que emula os atributos essenciais de serviços
	
	
	
	como ATM, Frame Relay ou serviços de redes como MPLS/IP sobre redes comutadas de circuitos ou de pacotes
	
	
	como ATM, Frame Relay ou Ethernet sobre uma rede comutada de circuitos.
	
	
	de redes de pacotes IP e MPLS/IP sobre redes ATM, Frame Relay ou Ethernet.
	
	
	como ATM, Frame Relay ou Ethernet sobre uma rede comutada de pacotes.
	
	
	de redes de pacotes IP e MPLS/IP sobre uma rede comutada de circuitos.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Com relação ao Frame Relay, analise as afirmativas a seguir.
I. É o resultado da combinação das funcionalidades de multiplexação estatística e compartilhamento de portas do X.25, com as características de alta velocidade e baixo atraso (delay) dos circuitos TDM.
II. É um serviço de pacotes que organiza as informações em frames, ou seja, em pacotes de dados com endereço de destino definido, ao invés de colocá-los em slots fixos de tempo, como é o caso do TDM.
III. É um protocolo de comunicação que roteia pacotes IP na camada de aplicação do X.25, suportando mecanismos de detecção e correção de erros em equipamentos de rede como switches, routers e gateways com canais de transmissão E1 ou T1.
Assinale:
	
	
	
	se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
	
	
	se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
	
	
	se todas as afirmativas estiverem corretas.
	
	
	se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
	
	
	se somente a afirmativa I estiver correta.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Em relação à tecnologias de rede é correto afirmar:
	
	
	
	ADSL e Frame Relay utilizam a técnica de comunicação de dados baseada em comutação de células e podem ser aplicadas tanto em LANs quanto em WANs.
	
	
	Embora não se responsabilize pelo controle de fluxo, o Frame Relay utiliza os bits BECN e FECN para implementar mecanismos que notificam a ocorrência de congestionamento na rede.
	
	
	Na camada física, as redes podem ser conectadas por repetidores ou hubs, que aceitam quadros e examinam endereços MAC antes de encaminhar os quadros para uma rede diferente.
	
	
	Em MPLS, o rótulo é um identificador de significado global, o que requer de cada roteador a avaliação do cabeçalho que contém esse rótulo para poder encaminhar os pacotes.
	
	
	A duplicação da taxa de bits do fluxo downstream e do upstream, e o suporte a serviços baseados em comutação de circuitos integram os aperfeiçoamen- tos introduzidos pelo padrão ADSL2+.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Analise as seguintes afirmações relacionadas a protocolos, tipos e meios de transmissão, modos de operação e gerenciamento em redes de computadores:
I. O protocolo Frame Relay provê um serviço orientado a conexão através de circuitos que permitem definir velocidades diferentes de transmissão em cada direção.
II. Em uma rede Frame Relay o roteador do usuário é responsável por construir os quadros, inserir os identificadores necessários e entregar os quadros para transmissão.
III. No tráfego de pacotes TCP/IP em redes Frame Relay os identificadores DLCIs e o roteamento Frame Relay são substituídos, no início da transmissão, pelas características TCP/IP que passam a se responsabilizar pelo comportamento da rede.
IV. Em uma rede Frame Relay o roteamento dos quadros é de responsabilidade do protocolo IP da família de protocolos TCP/IP.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
	
	
	
	II e IV
	
	
	I e III
	
	
	III e IV
	
	
	II e III
	
	
	I e II
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Em relação ao Frame Relay, é correto afirmar:
	
	
	
	Implementações de redes virtuais são possíveis em Frame Relay, em função de suas características de orientação a conexões, controle de erro e controle de fluxo.
	
	
	Usa células pequenas de tamanho fixo que podem ser roteadas por switches com rapidez e também tornam mais fácil a criação de hardware capaz de tratar muitas células em paralelo.
	
	
	Características tais como uma rede orientada a conexões, sem controle de erros, nenhum controle de fluxo e com pacotes sendo entregues em ordem tornam o Frame Relay semelhante a uma extensa rede LAN.
	
	
	No Frame Relay células pequenas de tamanho fixo dificultam o roteamento por switches como também a criação de hardware capaz de tratar muitas células em paralelo.
	
	
	É uma rede orientada a conexões sem controle de erros, mas com controle de fluxo, o que permite que redes virtuais, como por exemplo, VPNs possam ser implementadas.
		1.
		Analise as seguintes afirmações relacionadas a protocolos, tipos e meios de transmissão, modos de operação e gerenciamento em redes de computadores:
I. Uma rede Frame Relay provê diversos mecanismos para definição da prioridade de um quadro, resultando, com isso, em uma previsão confiável e constante dos tempos de latência. Isso permite que o Frame Relay seja utilizado em redes com aplicações sensíveis a variações dos tempos de latência.
II. O Frame Relay implementa mecanismos que notificam a ocorrência de congestionamento em uma rede, embora não se responsabilize pelo controle de fluxo.
III. Quando uma rede Frame Relay está congestionada, o bit FECN (Forward Explicit Congestion Notification) é ativado. Isso possibilita que o destino saiba que a rede estava congestionada durante a transmissão do quadro.
IV. Em uma rede Frame Relay congestionada, um segundo bit BECN (Backward Explicit Congestion Notification) é ativado no cabeçalho dos dados que não conseguiram, na primeira tentativa, trafegar no sentido do congestionamento. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
	
	
	
	I e III
	
	
	I e II
	
	
	II e IV
	
	
	III e IV
	
	
	II e III
		
	Gabarito
Comentado

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.