Buscar

FUNDAMENTOS DA AGRICULTURA - AVALIAÇÃO UNIDADE I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO UNIDADE I
Questão 1- “A mecanização no campo está modificando as relações de trabalho no agronegócio brasileiro. O trabalhador rural, antes contratado para fazer o plantio e colheita manual de culturas como a cana-de-açúcar, café e algodão, agora está controlando máquina. (…) As vendas de máquinas agrícolas no país são um termômetro da transformação no campo. O número mais que dobrou nos últimos sete anos. Seja no cultivo para exportação ou para consumo nacional, as grandes lavouras de grãos – soja, milho e feijão – já são 100% mecanizadas”. CASTRO, M. Mecanização no campo muda as relações de trabalho. Estado de Minas, 14 jan. 2013.
Disponível em: http://www.em.com.br. A introdução de sistemas agrícolas modernos e mecanizados no Brasil reverbera em uma transformação produtiva no campo e em um impacto socioespacial, que são, respectivamente:
a. qualificação da mão de obra – abrandamento da migração campo-cidade
b. concentração fundiária – redução da jornada de trabalho
c. desemprego estrutural rural – aumento da urbanização
d. melhoria da qualidade produtiva – ruralização da economia
e. aumento da produtividade – subordinação das cidades ao campo
Questão 2- A época da colonização Européia na América, um sistema agrícola amplamente utilizado era baseado na grande propriedade monocultora, com produção de gêneros tropicais, voltada para a exportação. Esse sistema, na atualidade, persiste em países como Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Índia e Malásia, dentre outros. O sistema agrícola descrito acima refere-se à
a. Agroecologia.
b. Agricultura itinerante
c. Plantation.
d. Agricultura de jardinagem.
e. Agricultura de subsistência.
Questão 3- A existência de diferentes técnicas e metodologias do uso da terra no meio rural permite a realização de distintas classificações acerca dos sistemas agrícolas. A mais clássica tipologia realizada opõe os métodos ditos primitivos – com uso de amplas áreas, baixa produtividade e uso de mão de obra em massa – dos métodos mais avançados – com produção em alta densidade, técnicas avançadas e utilização de tecnologias mais bem delineadas. A classificação acima descrita opõe as técnicas agropecuárias:
a. subdesenvolvida e desenvolvida
b. familiar e latifundiária
c. tradicional e alternativa
d. primitiva e moderna
e. intensiva e extensiva
Questão 4- A finalidade primordial da agricultura é a produção de alimentos. Todavia, apesar dos avanços e das conquistas tecnológicas, o número de pessoas passando fome no mundo continua alto. Com relação a esse tema, é correto afirmar:
a. a modernização da agricultura gerou oferta recorde e excedente de alimentos para alimentar toda a humanidade, debelando, assim, a fome nos países pobres.
b. a existência da fome no mundo é reflexo do preço elevado dos alimentos, da falta de acesso à terra, do controle das multinacionais no mercado agrícola, entre outras causas.
c. nos países desenvolvidos, nos quais a principal atividade econômica é a agropecuária, o problema da fome é menor devido à produção de alimentos básicos.
d. nos países subdesenvolvidos, nos quais a principal atividade econômica é a agropecuária, o problema da fome é menor devido à produção de alimentos básicos.
e. a fome no mundo deve-se mais a fatores relacionados às condições naturais adversas, como secas prolongadas, excesso de chuvas, pobreza do solo, entre outras.
Questão 5- A inserção de tecnologias e de sistemas mecanizados no âmbito da produção agrícola vem ocasionando profundas transformações no espaço geográfico do Brasil e do mundo. Entre essas transformações, podemos considerar:
a. a aceleração do processo de êxodo rural
b. a concentração da mão de obra no meio agrário
c. o processo de distribuição de terras agrícolas
d. a subordinação da cidade em relação ao campo
e. o reordenamento democrático do espaço rural
Questão 6- A Lei nº 10.831, de 23 de Dezembro de 2003, no Art. 1º, estabelece as finalidades de determinado sistema de produção: ofertar produtos saudáveis isentos de contaminantes intencionais; preservar a diversidade biológica dos ecossistemas naturais e a recomposição ou incremento da diversidade biológica dos ecossistemas modificados em que se insere o sistema de produção; incrementar a atividade biológica do solo; promover um uso saudável do solo, da água e do ar; reduzir ao mínimo todas as formas de contaminação desses elementos que possam resultar das práticas agrícolas; manter ou incrementar a fertilidade do solo a longo prazo; reciclar resíduos de origem orgânica, reduzindo ao mínimo o emprego de recursos não-renováveis; basear-se em recursos renováveis e em sistemas agrícolas organizados localmente; incentivar a integração entre os diferentes segmentos da cadeia produtiva e de consumo de produtos orgânicos e a regionalização da produção e comércio desses produtos; manipular os produtos agrícolas com base no uso de métodos de elaboração cuidadosos, com o propósito de manter a integridade orgânica e as qualidades vitais do produto em todas as etapas. Dentro desta linha de trabalho, esta lei trata do sistema de produção.
a. integrado;
b. orgânico.
c. agrícola;
d. ecológico;
e. em plantio direto;
Questão 7- Embora muitos especialistas recomendem o uso da agropecuária intensiva, em razão de seus benefícios, a utilização do modelo extensivo ainda é muito comum em todo o país e também em várias partes do mundo, principalmente em áreas com menor oferta tecnológica. Uma das vantagens que justifica o emprego da agropecuária extensiva é:
a. o diminuto índice de desflorestamento
b. a maximização da relação custo/benefício
c. o menor uso de fertilizantes e agrotóxicos
d. a possibilidade de produção de transgênicos
e. a redução do preço dos produtos agrícolas
Questão 8- No Brasil, a agropecuária é um dos principais setores da economia, sendo uma das mais importantes atividades a impulsionar o crescimento do PIB nacional. Nesse contexto, o tipo de prática predominante é:
a. o agronegócio, com predomínio de latifúndios.
b. a agricultura familiar, com elevado emprego de tecnologias.
c. a agricultura itinerante, com técnicas avançadas de cultivo.
d. a agricultura sustentável, com práticas extrativistas.
e. a agricultura ecológica, com intenso uso de maquinários.
Questão 9- O aumento crescente da demanda por produtos livres de agrotóxicos tem impulsionado a agricultura orgânica no Brasil. Esse sistema agrícola que se apoia no manejo sustentável dispensa o uso de agrotóxicos sintéticos e privilegia a preservação ambiental, a biodiversidade, os ciclos biológicos e a qualidade de vida do homem. Com uma área plantada de 842 mil hectares, o setor movimentou cerca de US$ 1 bilhão em 2003. O país tem 19 mil propriedades e 174 processadoras espalhadas em diversas regiões. Disponível em: “<www.agricultura.gov.br.>” Acesso em: 19 Jun. 2005. Com base no texto e nos conhecimentos sobre agricultura, considere as afirmativas a seguir.
I. Na agricultura orgânica, a forma de produzir demanda uma maior utilização de mão de obra para colocar em prática o controle biológico e o manejo integrado de pragas, constituindo-se em alternativa para o desenvolvimento da agricultura familiar.
II. O crescimento do mercado para os produtos orgânicos não se limita ao Brasil, o que tem permitido aos agricultores aumentar a receita, por unidade de produção, a uma razão superior à da agricultura convencional.
III. O crescimento do número de propriedades rurais em que se pratica a agricultura orgânica invalida o debate sobre os impactos do consumo de agrotóxicos no Brasil.
IV. O sistema de agricultura orgânica é impraticável nas pequenas propriedades rurais, pois a eliminação do uso de fertilizantes e de pesticidas químicos proporciona um aumento dos custos de produção, o que, consequentemente, diminui a renda da unidade produtiva agrícola.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a. I e II.
b. III e IV.
c. II e III.
d. I, III e IV.
e. I, II e IV.
Questão 10- Sobre o uso de defensivos agrícolas, assinale a afirmativa correta.
a. O armazenamento deve ser feito em locais fechados, abrigadosna sombra, em lugar seco e ventilado, junto com os alimentos, medicamentos e rações animais.
b. Para fazer carregamento, arrumação e descarga de defensivos agrícolas, deve-se utilizar equipamento de proteção individual adequado durante as operações.
c. O transporte de defensivos agrícolas pode ser feito em carga aberta para evitar a concentração de vapores sob a cobertura de lona.
d. Nenhuma das alternativas.
e. As embalagens dos defensivos agrícolas em mau estado, com vazamentos ou sinais de violação, podem ser compradas e utilizadas em seguida.

Outros materiais