Buscar

apol 2 nota 90

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Engenharia de Software
Considere o trecho de texto a seguir:
 
“O método Crystal Clear é uma abordagem ágil adequada a equipes pequenas que trabalham juntas. Em geral, a equipe é composta por um designer líder e por mais dois a sete programadores”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WAZLAWICK, R. S. Engenharia de Software: Conceitos e Práticas. São Paulo: Elsevier, 2013.
Com base no trecho de texto dado sobre o método Crystal Clear, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) As entregas devem acontecer no máximo a cada dois meses, com versões intermediárias.
II. ( ) Os membros da equipe devem ter no mínimo cinco tópicos de alta prioridade nos quais possam trabalhar sem interrupções.
III. ( ) A equipe deve trabalhar em uma única sala para que uns possam ouvir a conversa dos outros e participar dela quando julgarem conveniente.
IV. ( ) O ambiente de desenvolvimento deve permitir gerenciamento de configuração, mas não necessariamente testes automáticos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	V – F – V – F
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra A.
A afirmativa I é verdadeira, pois as entregas ao cliente devem acontecer no máximo a cada dois meses, com versões intermediárias.
A afirmativa II é falsa, pois espera-se que os membros da equipe tenham dois ou três tópicos de alta prioridade nos quais possam trabalhar tranquilamente, sem receber novas atribuições.
A afirmativa III é verdadeira, pois a equipe deve trabalhar em uma única sala para que uns possam ouvir a conversa dos outros e participar dela quando julgarem conveniente.
A afirmativa IV é falsa, pois o ambiente de desenvolvimento deve permitir testes automáticos, gerenciamento de configuração e integração frequente. (Aula 2 – página 15)
	B	F – F – V – F
	C	V – V – F – V
	D	V – V – F – F
	E	F – F – V – V
Questão 2/10 - Engenharia de Software
Atente para a seguinte afirmação:
 
“A arquitetura constitui um modelo relativamente pequeno e intelectualmente compreensível de como o sistema é estruturado e como seus componentes trabalham em conjunto”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software: uma abordagem profissional. 7ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2011.
Considerando a afirmação sobre arquitetura de software apresentada, assinale a alternativa correta que corresponde aos conceitos que definem a arquitetura de fluxo de dados.
Nota: 10.0
	A	
Essa arquitetura tem como foco separar a apresentação e a interação dos dados do sistema
	B	
Essa arquitetura se aplica quando dados de entrada devem ser transformados por meio de uma série de componentes computacionais ou de manipulação em dados de saída
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra B. A arquitetura que se aplica quando dados de entrada devem ser transformados por meio de uma série de componentes computacionais ou de manipulação em dados de saída é a arquitetura de fluxo de dados. (Aula 3 – página 7).
Alternativa A – A que tem como foco separar a apresentação e a interação dos dados do sistema é a arquitetura MVC. (Aula 3 – página 10).
Alternativa C – A arquitetura em que o sistema é apresentado como um conjunto de serviços, e cada serviço é fornecido por um servidor separado é a arquitetura cliente-servidor. (Aula 3 – página 8).
Alternativa D – A arquitetura em que o sistema é organizado em camadas com a funcionalidade relacionada associada a cada camada é a arquitetura em camadas. (Aula 3 – página 8).
Alternativa E – Na arquitetura centralizada em dados um repositório de dados, como por exemplo um banco de dados, reside no centro dessa arquitetura e em geral é acessado por outros componentes que atualizam, acrescentam, eliminam ou de alguma forma modificam dados contidos nesse repositório (Aula 3 – páginas 6 e 7).
 
	C	
Nesta arquitetura o sistema é apresentado como um conjunto de serviços, e cada serviço é fornecido por um servidor separado
	D	
Nesta arquitetura o sistema é organizado em camadas com a funcionalidade relacionada associada a cada camada
	E	
Um repositório de dados reside no centro dessa arquitetura e em geral é acessado por outros componentes que atualizam, acrescentam ou eliminam dados
Questão 3/10 - Engenharia de Software
Leia a seguinte informação:
 
“Uma forma alternativa de estimar a complexidade de um caso de uso é em função da quantidade de classes necessárias para implementar as funções do caso de uso”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WAZLAWICK, R. S. Engenharia de Software: Conceitos e Práticas. São Paulo: Elsevier, 2013.
Considerando a informação apresentada, relacione corretamente a complexidade dos casos de uso a sua respectiva quantidade de classes:
1. Casos de uso simples.
2. Casos de uso médios.
3. Casos de uso complexos.
( ) 6 a 10 classes.
( ) 5 classes ou menos.
( ) mais de 10 classes.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	3 – 2 – 1
	B	1 – 2 – 3
	C	3 – 1 – 2
	D	2 – 1 – 3
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra D. “Conforme Wazlawick (2013, p. 171), 1. Casos de uso simples – 5 classes ou menos. 2. Casos de uso médios – 6 a 10 classes. 3. Casos de uso complexos – mais de 10 classes. (Aula 4 – página 13).
	E	
2 – 3 – 1
Questão 4/10 - Engenharia de Software
Considere o trecho de texto a seguir:
 
“O controle de versão combina procedimentos e ferramentas para gerenciar diferentes versões dos objetos de configuração criados durante o processo de software”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software: uma abordagem profissional. 7ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2011.
De acordo com o trecho de texto sobre controle de versão apresentado e a ferramenta Git estudada na Aula 3, assinale a alternativa correta que corresponde ao comando para criar um novo repositório de versionamento de um projeto no Git.
Nota: 10.0
	A	git init
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra A. o comando git init inicializar um repositório para versionamento. (Aula 3 – página 17).
Alternativa B – O comano git config é usado para configurar a aplicação git, como por exemplo, nome e e-mail do usuário (Aula 3 – página 17).
Alternativa C – O comandogit add é usado para deixar o arquivo preparado para ser gravado (commit). (Aula 3 – página 17).
Alternativa D – O comando git commit grava o arquivo e inicializa o controle de versionamento. (Aula 3 – página 17).
Alternativa E – O comanfo git chackeout é usado para retornar à alguma versão anterior do projeto. (Aula 3 – página 19).
 
	B	git config
	C	git add
	D	git commit
	E	git checkout
Questão 5/10 - Engenharia de Software
Considere o seguinte fragmento de texto:
 
“Técnicas e critérios de teste fornecem ao projetista de software uma abordagem sistemática e teoricamente fundamentada para a condução da atividade de teste”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DELAMARO, M. E.; MALDONADO, J. C.; JINO, M. Introdução ao Teste de Software. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
Com base no fragmento de texto apresentado, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) O critério de teste Todos-Nós exige que a execução do programa passe, ao menos uma vez, em cada vértice do grafo de fluxo de controle.
II. ( ) O critério de teste Todas-Arestas requer que cada aresta do grafo de fluxo de controle seja exercitada pelo menos uma vez.
III. ( ) O critério de teste Todos-Nós exige que todos os caminhos
possíveis do programa sejam executados.
IV. ( ) O critério de teste Todos-Caminhos requer que todos os caminhos possíveis do programa sejam executados.
V. ( ) O critério de teste Todas-Arestas requer que a execução do programa passe, ao menos uma vez, em cada vértice do grafo de fluxo de controle.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	A	F – V – V – V – F
	B	V – F – F – V – V
	C	F – F – V – F – V
	D	F – F – V – F – F
	E	V – V – F – V – F
Comentário: A alternativa correta é a letra E.
A afirmativa I é verdadeira, pois o critério de teste Todos-Nós exige que a execução do programa passe, ao menos uma vez, em cada vértice do grafo de fluxo de controle.
A afirmativa II é verdadeira, pois o critério de teste Todas-Arestas requer que cada aresta do grafo de fluxo de controle seja exercitada pelo menos uma vez.
A afirmativa III é falsa, pois o critério de teste Todos-Nós não exige que todos os caminhos possíveis do programa sejam executados, mas sim que a execução do programa passe, ao menos uma vez, em cada vértice do grafo de fluxo de controle.
A afirmativa IV é verdadeira, pois o critério de teste Todos-Caminhos requer que todos os caminhos possíveis do programa sejam executados.
A afirmativa V é falsa, pois o critério de teste Todas-Arestas não requer que a execução do programa passe, ao menos uma vez, em cada vértice do grafo de fluxo de controle, mas sim que cada aresta do grafo de fluxo de controle seja exercitada pelo menos uma vez (Aula 5 – página 15).
Questão 6/10 - Engenharia de Software
Considere o trecho de texto a seguir:
 
“O gerenciamento de configuração [...] é a área que vai indicar como as diferentes versões dos artefatos envolvidos no desenvolvimento de software devem modificadas e identificadas”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WAZLAWICK, R. S. Engenharia de Software: Conceitos e Práticas. São Paulo: Elsevier, 2013.
De acordo com o trecho de texto apresentado e a ferramenta Git estudada na Aula 3, assinale a alternativa correta que corresponde ao comando para apresentar a ramificação atual de um projeto no Git.
Nota: 10.0
	A	git init
	B	git config
	C	git branch
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra C. o comando git branch apresenta a ramificação atual em um projeto gerenciado pelo Git. (Aula 3 – página 19).
Alternativa A – o comando git init inicializar um repositório para versionamento. (Aula 3 – página 17).
Alternativa B – O comano git config é usado para configurar a aplicação git, como por exemplo, nome e e-mail do usuário (Aula 3 – página 17).
Alternativa D – O comando git commit grava o arquivo e inicializa o controle de versionamento. (Aula 3 – página 17).
Alternativa E – O comanfo git chackeout é usado para retornar à alguma versão anterior do projeto. (Aula 3 – página 19).
	D	git commit
	E	git checkout
Questão 7/10 - Engenharia de Software
Considere o excerto de texto a seguir:
 
“Os objetivos dos testes podem variar bastante e abrangem desde verificar se as funções mais básicas do software estão bem implementadas até validar os requisitos junto ao cliente”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WAZLAWICK, R. S. Engenharia de Software: Conceitos e Práticas. São Paulo: Elsevier, 2013.
Com base no excerto de texto sobre teste de software, assinale a alternativa correta que corresponde somente aos tipos de testes de funcionalidade.
Nota: 10.0
	A	
Particionamento em classes de equivalência / Análise de valor limite / Teste de Unidade.
	B	
Critérios baseados na complexidade / Teste de unidade / Teste de integração.
	C	
Critérios baseados na complexidade / Critérios baseados no fluxo de controle / Teste de integração.
	D	
Particionamento em classes de equivalência / Análise de valor limite / Error-Guessing.
	E	
Teste de unidade / Teste de integração / Teste de sistema.
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra E.
Segundo Wazlawick (2013, p. 292), os testes de funcionalidade têm como objetivo basicamente verificar e validar se as funções implementadas no software estão corretas nos seus diversos níveis. Nesse método de teste encontram-se os testes de unidade, integração, sistema e aceitação, os quais veremos na sequência. (Aula 5– página 8).
Alternativa A – Particionamento em classes de equivalência e Análise de valor limite são testes do tipo funcional e, somente teste de unidade é do tipo funcionalidade. (Aula 5 – páginas 8, 16 e 17).
Alternativa B – Critérios baseados na complexidade é um tipo de teste estrutural e somente Teste de unidade e Teste de integração são de funcionalidade. (Aula 5 – páginas 8, 9 e 12).
Alternativa C – Critérios baseados na complexidade e Critérios baseados no fluxo de controle são testes do tipo estrutural e, somente teste de integração é de funcionalidade. (Aula 5 – páginas 9, 12 e 15).
Alternativa D – Particionamento em classes de equivalência, Análise de valor limite e Error-Guessing são testes do tipo funcional. (Aula 5 – páginas 16, 17 e 19).
Questão 8/10 - Engenharia de Software
Considere o fragmento de texto a seguir:
 
“As funções do tipo transação representam a funcionalidade fornecida ao usuário para atender às suas necessidades de processamento de dados pela aplicação”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VAZQUEZ, C. E.; SIMÕES, G. S.; ALBERT, R. M. Análise de ponto de função: medição, estimativa e gerenciamento de projetos de software. São Paulo: Érica, 2009.
Considerando o fragmento de texto sobre as funções do tipo transação da análise de pontos de função, assinale a alternativa correta que corresponde aos três tipos em que as funções do tipo transação podem ser classificadas.
Nota: 10.0
	A	
Modo orgânico / Modo semidestacado / Modo embutido.
	B	
Projeto de desenvolvimento / Projeto de melhoria / Aplicação.
	C	
Funções do tipo dados / Funções do tipo transação / Fator de Ajuste.
	D	
Entradas Externas / Saídas Externas / Consultas Externas.
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra D. As funções do tipo transação representam as funcionalidades de processamento de dados do sistema, sendo classificadas em Entradas Externas (EE), Saídas Externas (SE) e Consultas Externas (CE). (Aula 4 – páginas 6 e 7).
Alternativa A – Além dos três modos de implementações de complexidade, conforme abordado em Wazlawick (2013, p. 134), para o cálculo do esforço, todas as implementações consideram também o tipo de projeto a ser desenvolvido: Modo orgânico, Modo semidestacado ou Modo embutido. (Aula 4 – página 18).
Alternativa B – A primeira fase do processo consiste em determinar o tipo de contagem do projeto de software, que conforme a análise de pontos de função, pode ser projeto de desenvolvimento, projeto de melhoria ou aplicação. (Aula 4 – página 4).
Alternativa C – A terceira etapa da análise de pontos de função corresponde a contagem das funções do tipo dados e das funções do tipo transação. (Aula 4 – página 3).
Alternativa E – As funções do tipo dados são caracterizadas como arquivos lógicos, podendo ser mantidas dentro ou fora da aplicação. Arquivos lógicos mantidos dentro da fronteira da aplicação são denominados de Arquivos Lógicos Internos (ALI), já os arquivos lógicos mantidos fora da aplicação ou lidos de outra, são chamados de Arquivos de Interface Externa (AIE). (Aula 4– página 5).
	E	
Arquivos Lógicos Internos / Arquivos de Interface Externa / Registros Lógicos Referenciados.
Questão 9/10 - Engenharia de Software
Leia a passagem de texto a seguir:
 
“A análise de requisitos é o processo de derivação dos requisitos do sistema por meio da observação dos sistemas existentes, além de discussões com os potenciais usuários e compradores, análise de tarefas, entre outras
etapas”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 10 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018.
De acordo com a firmação sobre requisitos de sistema destacada, assinale a alternativa correta que corresponde à definição de requisitos não funcionais.
Nota: 10.0
	A	
Técnica de observação que pode ser usada para compreender os processos operacionais e ajudar a extrair os requisitos de apoio para esses processos.
	B	
Processo de escrever os requisitos de usuário e de sistema em um documento de requisitos.
	C	
É o processo de reunir informações sobre o sistema requerido e os sistemas existentes e separar dessas informações os requisitos de usuário e de sistema.
	D	
São declarações dos serviços que o sistema deve fornecer, do modo como o sistema deve agir a determinadas entradas e de como deve se comportar em determinadas situações.
	E	
São restrições sobre os serviços ou funções oferecidas pelo sistema. Eles incluem restrições de tempo, restrições sobre o processo de desenvolvimento e restrições impostas por padrões.
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra E.
Requisitos não funcionais São restrições sobre os serviços ou funções oferecidas pelo sistema. Eles incluem restrições de tempo, restrições sobre o processo de desenvolvimento e restrições impostas por padrões. (Aula 3 – página 12).
Alternativa A – Refere-se à definição da técnica de elicitação de requisitos etnografia (Aula 3 – página 13).
Alternativa B – Refere-se à definição da especificação de requisitos. (Aula 3 – página 14).
Alternativa C – Refere-se à definição da descoberta de requisitos. (Aula 3 – página 13).
Alternativa D – Refere-se à definição de requisitos não funcionais. (Aula 3 – página 12).
Questão 10/10 - Engenharia de Software
Atente para a seguinte citação:
 
“A descoberta de requisitos é o processo de reunir informações sobre o sistema requerido e os sistemas existentes e separar dessas informações os requisitos de usuário e de sistema”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software, 9ª ed. São Paulo: Pearson, 2011.
Considerando a citação apresentada sobre a descoberta de requisitos, relacione corretamente cada uma das técnicas de descoberta de requisitos às suas respectivas aplicações:
 
Entrevistas
Cenários
Casos de uso
Etnografia
 
( ) Técnica de observação que pode ser usada para compreender os processos operacionais e ajudar a extrair os requisitos de apoio para esses processos.
( ) Formais ou informais com usuários e demais partes envolvidas. A equipe questiona as partes envolvidas sobre o sistema atual e sobre o que será desenvolvido.
( ) Podem ser textuais, em diagramas, telas, entre outros. Geralmente cobrem um pequeno número de iterações possíveis.
( ) Identificam os atores envolvidos em uma iteração e dão nome ao tipo de iteração.
 
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	2 – 3 – 1 – 4
	B	1 – 2 – 3 – 4
	C	4 – 1 – 2 – 3
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra C. “1. Entrevistas – Podem ser formais ou informais com usuários e demais partes envolvidas. A equipe questiona as partes envolvidas sobre o sistema atual e sobre o que será desenvolvido. 2. Cenários – Podem ser textuais, em diagramas, telas, entre outros. Geralmente cobrem um pequeno número de iterações possíveis. 3. Casos de uso – Identificam os atores envolvidos em uma iteração e dão nome ao tipo de iteração. 4. Etnografia – Técnica de observação que pode ser usada para compreender os processos operacionais e ajudar a extrair os requisitos de apoio para esses processos. (Aula 3 – páginas 13).
	D	2 – 3 – 4 – 1
	E	4 – 2 – 3 – 1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais