Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Programação para Web I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Programação para Web I – Avaliação Final (Objetiva)
1) Já sabemos que o AngularJS melhora muito a modularização de nosso código-fonte JavaScript. Quais são os três conceitos de que ele faz uso?
A- Diretivas, Injeção binding e Dynamic select.
B- Selects, Injeção de dependência e Dynamic binding.
C- Diretivas, Injeção de dependência e Select binding.
D- Diretivas, Injeção de dependência e Dynamic binding.
2) O XAMPP é um servidor Web que é constituído principalmente de um servidor Web, um banco de dados e um servidor FTP (File Transfer Protocol). Sobre o termo XAMPP, que é um acrônimo, analise as sentenças a seguir: I- X: A letra X tem por objetivo apresentar a característica de que ele é genérico em relação ao sistema operacional no qual deve ser instalado. II- A: Apache, o servidor Web do XAMPP. III- M: MySQL, o banco de dados. IV- P: Perl, mais uma linguagem. Assinale a afirmativa CORRETA:
A- Somente a sentença II está correta.
B- As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
C- Somente a sentença III está correta.
D- Somente a sentença I está correta. (CORRETA)
3) O protocolo HTTP é o principal para sistemas com base na internet. A criação de novos métodos HTTP, nas versões mais recentes do protocolo, resolveram problemas relacionados a semântica quando as requisições HTTP são executadas, permitindo o uso do HTTP de uma forma muito mais próxima da realidade humana, dando sentido às requisições HTTP. Sobre REST, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O verbo DELETE é utilizado para remover um recurso. ( ) O verbo GET recupera todos, ou apenas um, dados de uma entidade da aplicação. ( ) O verbo POST é utilizado para criar um novo dado. ( ) O verbo PUT é usado para inserir um novo dado. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A- F - F - V - V.
B- V - V - F - V. (CORRETA)
C- F - V - V - F.
D- V - V - V - F.
4) O conceito de Web foi concebido em 1980, por Tim Berners-Lee, e não se tratava da internet como a conhecemos hoje. Tratava-se de um projeto denominado ENQUIRE, o qual era muito embrionário, mas o grande passo para o início da internet foi dado, pois neste projeto surgiu o primeiro processador de hipertexto.Sobre o conceito de hipertexton, assinale a alternativa CORRETA que compreende esse conceito:
A- W3C (World Wide Web Consortium).
B- HTML (Hypertext Markup Language).
C- CSS (Cascade Style Sheets).
D- HTTP (Hypertext Transfer Protocol). (CORRETA)
5) Os comandos DML são utilizados para efetuar seleção e/ou manutenção nos dados do banco de dados. Quais são os quatro principais comandos DML?
A- SELECT, INSERT, MODIFY e DROP.
B- SELECT, INSERT, UPDATE e DROP. 
C- CREATE, INSERT, UPDATE e DELETE.
D- SELECT, INSERT, UPDATE e DELETE. (CORRETA)
6) A arquitetura conhecida como REST (Representational State Transfer) baseia-se no protocolo HTTP e seus métodos mais conhecidos, tendo como um de seus objetivos a simplificação do desenvolvimento de sistemas Web. Com relação ao REST e suas características, assinale a alternativa CORRETA:
A- O único formato de dados aceito pela API REST é o padrão Json.
B- O método GET serve para gravar dados em um servidor e os parâmetros de uma requisição deste tipo são apresentados na URL.
C- O método POST serve para buscar dados em um servidor e os parâmetros de uma requisição deste tipo são ocultos na URL.
D- A utilização da arquitetura REST propicia uma maior separação do código-fonte das aplicações, aumentando a coesão. (CORRETA)
7) Atualmente, as aplicações web são acessadas por dispositivos dos mais variados tamanhos, desde notebooks, computadores desktop, tablets e celulares. Essa diversidade de dispositivos torna necessária a preocupação com a responsividade da aplicação. Considerando as características do design responsivo e do framework bootstrap, analise as sentenças a seguir: I- O framework bootstrap exige a criação de um arquivo chamado app.css para poder ser utilizado. II- Um dos problemas de aplicações web não responsivas é que determinadas informações da página podem ser redimensionadas ou até mesmo mudadas de lugar, o que prejudica a navegabilidade. III- O framework bootstrap é formado essencialmente por um arquivo css e um arquivo javascript que combinados oferecem um conjunto de funcionalidades que podem ser reutilizadas para fornecer responsividade a aplicações web. IV- O bootstrap pode ser utilizado para o desenvolvimento em modo on-line através de um CDN (content delivery network) ou em modo off-line através do download da biblioteca. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A- As sentenças I e II estão corretas.
B- As sentenças II e III estão corretas. (CORRETA)
C- As sentenças I, III e IV estão corretas.
D- As sentenças I, II e IV estão corretas.
8) Você abre um código em HTML e se depara com esse código: <meta charset="utf-8">. A tag meta deve estar sempre dentro da tag <head> e representa vários tipos de metadados. E o que são esses metadados? São informações que descrevem o conteúdo do seu arquivo. Ou seja: dados sobre seus dados. Exemplos de metadados são: palavras-chave, informações para o Google indexar o seu site, resumo do conteúdo etc. Sobre o atributo charset assinale a alternativa CORRETA:
A- O atributo charset serve para definir tipos de variáveis no Java Script.
B- O atributo charset serve para indicar ao navegador os formatos de fontes a serem utilizados.
C- O atributo charset define alguns estilos de CSS (Cascade Style Sheets).
D- O atributo charset serve para indicar o formato de codificação de caracteres utilizado no documento. (CORRETA)
9) Em códigos-fonte muito extensos e complexos, muitas vezes perdemos a noção de se já criamos ou não uma variável. Em PHP, esta verificação pode ser feita utilizando uma função que recebe como parâmetro a variável a ser verificada e retorna um booleano, informando se esta variável está ou não declarada na execução do programa. Qual é a função que executa essa verificação em PHP?
A- EACH().
B- PATHINFO().
C- ISSET().(CORRETA)
D- LSTAT().
10) PHP significa "Hypertext Preprocessor", é uma linguagem de programação incorporada em HTML que assume várias funções, como criar conteúdo personalizado da web, enviar e receber cookies, avaliar dados de formulário enviados de um navegador entre outras. Sobre PHP, analise as sentenças a seguir:
I- PHP é uma linguagem de script do lado do servidor. 
II- PHP não suporta banco de dados. 
III- PHP não é executado no navegador. 
IV- PHP aceita variáveis ¿¿maiúsculas e minúsculas. 
V- PHP oferece suporte ao intercâmbio de Objetos e matrizes.
Assinale a altenativa CORRETA:
A- As sentenças II, IV e V estão corretas.
B- As sentenças II e V estão corretas.
C- As sentenças I, III, IV estão corretas. (CORRETA)
D- As sentenças I, III, IV e V estão corretas.
11) (ENADE, 2005) Considere o seguinte script SQL de criação de um banco de dados. CREATE TABLE PECAS ( CODIGO NUMERIC(5) NOT NULL, DESCRICAO VARCHAR(20) NOT NULL, ESTOQUE NUMERIC(5) NOT NULL, PRIMARY KEY(CODIGO)); CREATE TABLE FORNECEDORES (COD_FORN NUMERIC(3) NOT NULL, NOME VARCHAR(30) NOT NULL, PRIMARY KEY(COD_FORN) ); CREATE TABLE FORNECIMENTOS ( COD_PECA NUMERIC(5) NOT NULL, COD_FORN NUMERIC(3) NOT NULL, QUANTIDADE NUMERIC(4) NOT NULL, PRIMARY KEY(COD_PECA, COD_FORN), FOREIGN KEY (COD_PECA) REFERENCES PECAS, FOREIGN KEY (COD_FORN) REFERENCES FORNECEDORES ); A partir desse script, assinale a opção CORRETA que apresenta comando SQL que permite obter uma lista que contenha o nome de cada fornecedor que tenha fornecido alguma peça, o código da peça fornecida, a descrição dessa peça e a quantidade fornecida da referida peça.
A- SELECT * FROM PECAS, FORNECEDORES, FORNECIMENTOS;
B- SELECT NOME, CODIGO, DESCRICAO, QUANTIDADE FROM PECAS, FORNECEDORES, FORNECIMENTOS WHERE PECAS.CODIGO = FORNECIMENTOS.COD_PECA AND FORNECEDORES.COD_FORN = FORNECIMENTOS.COD_FORN (CORRETA)
C- SELECT * FROM PECAS, FORNECEDORES, FORNECIMENTOS WHERE PECAS.CODIGO = FORNECIMENTOS.COD_PECA AND FORNECEDORES.COD_FORN = FORNECIMENTOS.COD_FORN;
D- SELECT NOME, CODIGO, DESCRICAO, QUANTIDADEFROM PECAS, FORNECEDORES, FORNECIMENTOS;
12) (ENADE, 2011) Em um modelo de dados que descreve a publicação acadêmica de pesquisadores de diferentes instituições em eventos acadêmicos, considere as tabelas abaixo. DEPARTAMENTO (#CodDepartamento, NomeDepartamento) EMPREGADO (#CodEmpregado, NomeEmpregado, CodDepartamento, Salario) Assinale a alternativa CORRETA com o comando SQL mais simples para recuperar os códigos dos departamentos cuja média salarial seja maior que 2000.
A- SELECT CodDepartamento FROM EMPREGADO WHERE AVG (Salario) > 2000
B- SELECT CodDepartamento FROM EMPREGADO WHERE AVG (Salario) > 2000 GROUP BY CodDepartamento
C- SELECT CodDepartamento, AVG (Salario) > 2000 FROM EMPREGADO GROUP BY CodDepartamento
D- SELECT CodDepartamento FROM EMPREGADO GROUP BY CodDepartamento HAVING AVG (Salario) > 2000 (CORRETA)

Outros materiais