Buscar

Prova 01 Criminologia - Uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova 01 – Criminologia
1-A Criminologia se tornou saber autônomo e científico no século XIX, quando o positivismo comtiano consolidou o chamado método empírico de investigação, isto é, quando a análise, observação e indução vieram a substituir a mera especulação e senso comum. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A Criminologia é uma ciência interdisciplinar. ( ) A Criminologia é um saber científico e demonstrável que tem por objeto o fenômeno do crime em sua complexidade. ( ) O comportamento humano em sua complexidade é dificilmente observável, por essa razão, a Criminologia é um saber estritamente experimental. ( ) A Criminologia integra uma das disciplinas naturais causais acerca do fenômeno do crime. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
D- V - V - F - F.
2-A “questão criminal” e seus desdobramentos é um fenômeno sociopolítico e cultural complexo que não pode ser analisado sem considerar o sistema punitivo construído e reproduzido pela ordem social dominante em determinado momento histórico. Qual uma caracteristica da natureza empírica da criminologia?
D)  Por considerar que os fatos prevalecem sobre os argumentos de autoridade.
3-Se trata de um fato/fenômeno social, não há como compreendê-lo isoladamente, ignorando os múltiplos fatores/determinantes (históricos, culturais, econômicos, ideológicos etc.) que atuam como forças. A que o exposto se refere?
A)  Questão criminal.
4-A “questão criminal” e seus desdobramentos é um fenômeno sociopolítico e cultural complexo que não pode ser analisado sem considerar o sistema punitivo construído e reproduzido pela ordem social dominante em determinado momento histórico. Qual a função da criminologia?
Considera que os fatos prevalecem sobre os argumentos de autoridade.
D)  
5-Molina e Gomes (1997, p. 46) entendem que a natureza empírica da Criminologia se caracteriza de maneira específica. Sobre essa maneira, analise as sentenças a seguir:I- Por ser seu objeto (delito, delinquente, vítima e controle social) inserido num mundo irreal, verificável e imensurável.II- Por privilegiar a observação.III- Porque se baseia mais em opiniões do que fatos.IV- Conhece a realidade antes de explicá-la.Assinale a alternativa CORRETA:A -Sentenças II e IV estão corretas.
6-Compreendida no conjunto de engrenagem da engenharia social, é um instrumento para ações públicas de prevenção geral.
A “questão criminal” e seus desdobramentos é um fenômeno sociopolítico e cultural complexo que não pode ser analisado sem considerar o sistema punitivo construído e reproduzido pela ordem social dominante em determinado momento histórico. Sobre os campos de conhecimento que estão relacionados à criminologia, assinale a alternativa INCORRETA:
D)  
Fato gerador.
7-A autonomia e o status científico da Criminologia foram conquistados essencialmente a partir do século XIX graças ao positivismo comtiano, de Augusto Comte. Para a maioria dos estudiosos, a especificidade da Criminologia está em constituir-se num tipo de saber que se situa no campo das chamadas ciências empíricas, pressupondo a observação e análise da realidade. Com relação ao entendimento de Molina e Gomes acerca da natureza empírica da Criminologia: I- Caracteriza-se por se basear mais em fatos do que opiniões. II- Caracteriza-se por ser seu objeto (delito, delinquente, vítima e controle social) inserido num mundo real, verificável e mensurável. III- Caracteriza-se por desconhecer a realidade antes de explicá-la. IV- Caracteriza-se por considerar que os argumentos de autoridade prevalecem sobre os fatos. Assinale a alternativa CORRETA: C - As sentenças I e II estão corretas.
8-Partindo da concepção de que o crime é a manifestação de um complexo fenômeno social, sua compreensão exige uma atitude intelectual investigativa aberta, capaz de perceber suas múltiplas dimensões e interações, sob pena de:
B - Uma análise parcial, incorreta e inútil do sentido e significados da conduta delituosa.
9-A Criminologia é um dos instrumentos de análise, crítica e revisão das práticas penais e punitivas existentes, discutindo a eficiência e o direcionamento de algumas tutelas. Em vista disso, muito se fala em ações de políticas criminais. Acerca do exposto, assinale a alternativa CORRETA que representa tal conceito:
C - Ações coletivas (políticas e/ou sociais) que selecionam os bens jurídicos a serem protegidos pelo Direito Penal e políticas públicas definidas para proteger tais bens.
10-A função do saber criminológico é a de subsidiar e legitimar a política criminal que orienta ações de prevenção e repressão ao crime, além de adotar um horizonte mais amplo e crítico que permita compreender as condições de criminalização engendradas a partir do sistema punitivo e seus mecanismos de controle e dominação. Acerca da função da Criminologia, analise as sentenças a seguir: I- É um instrumento para ações públicas de prevenção geral. II- Possibilita a reorientação do sistema de educação, planejamento urbano, habitacional e social. III- Mantém-se na perspectiva unitária tradicional e reducionista (interpessoal: criminoso, vítima, pena, punição) IV- É necessário propor novas formas de controle da violência (individual, institucional e estrutural). Assinale a alternativa CORRETA:
A - As sentenças I, II e IV estão corretas.

Continue navegando