Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

É de conhecimento geral que a posição anatômica é um posicionamento usado universalmente como referência para o estudo do corpo humano. Nessa posição o individuo estará em pé, com os membros superiores estendidos ao lado do tronco e as palmas das mãos voltadas para frente. A cabeça e os pés também voltados para frente e o olhar para o horizonte.
Dentro da construção do corpo humano existem quatro princípios, a antimeria, metameria, paquimeria e a estratificação.
Antimeria: São as metades divididas pelo plano sagital mediano e são semelhantes.
Metameria: É a superposição no sentido longitudinal, de segmentos semelhantes.
Paquimeria: É o princípio segundo o qual o segmento axial é constituído por dois tubos. O paquímero ventral (visceral) e o paquimero dorsal (neural).
Estratificação: O corpo humano é constituído por camadas (estratos) que se superpõem.
Temos ainda as variações anatômicas individuais que se decorrem de fatores como idade, sexo, raça, tipo constitucional e evolução. Podemos exemplificar essas diferenças morfológicas em:
Normalidade: O padrão que mais se repete. Estrutura fora do padrão sem prejuízo funcional. Ex: 5 dedos em uma mão, dois olhos, um nariz, etc...
Anomalia: Estrutura pouco frequente com prejuízo funcional, porém compatível com a vida. Ex: ter um dedo a mais na mão, fenda palatina, etc...
Monstruosidade: Quando as anomalias são muito acentuadas, deformando profundamente o corpo do indivíduo, a ponto de ser incompatível com a vida. Ex: Anencefalia, uma condição onde a criança nasce sem o encéfalo.
REFERÊNCIAS
DELGADO, Leonardo. Aula 01 Conceitos gerais de anatomia. Aquabarra. Disponível em: <http://aquabarra.com.br/educacao_fisica/AULA_01_CONCEITOS_GERAIS_DE_ANATOMIA.pdf>. Acesso em: 12, fev 2022.
MATTOS, Leandro. Divisão do corpo humano e posição anatômica, 2018. 26 slides. Disponível em: <https://anatomia-papel-e-caneta.com/wp-content/uploads/2018/04/Divis%C3%A3o-do-corpo-Humano-Planos-e-terminologia-Leandro-Mattos.pdf>. Acesso em: 12, fev 2022.
REINECKE, Natalia (Anatomia e etc. com Natalia Reinecke). Introdução à Anatomia: Variações Anatômicas, Normalidade, Anomalia e Monstruosidade. Youtube, data do vídeo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SGW8Wbwo54g>. Acesso em: 12, fev 2022.

Mais conteúdos dessa disciplina