Buscar

Chave Privada X Chave Pública

Prévia do material em texto

Chave Privada X Chave Pública
Alunas: Maria Eduarda , Maura Ritta e Laura Chaves
Criptografia:
A criptografia é o nome do processo que cifra a mensagem de acordo com um protocolo aprovado pelo remetente e pelo destinatário antes do início do processo.
Ela é divulgada pelo seu dono e usada para verificar a Assinatura Digital criada com a chave privada correspondente. Dependendo do algoritmo, a chave pública também é usada para cifrar mensagens ou arquivos que possam, então, ser decifrados com a chave privada correspondente.
 O que é uma Chave Privada?
São sistemas de criptografia privada, também chamadas de criptografia simétrica pois a mesma chave é usada para criptografar e descriptografar a mensagem, tanto o emissor quanto o receptor devem possuir a chave para criptografar e descriptografar a mensagem e mante - lá privada. Esse tipo de criptografia possui algumas características que tornam NÃO adequadas para o uso geral:
O número de chaves aumenta conforme o número de participantes aumenta;
 As chaves devem ser compartilhadas e a necessidade de transmitir as chaves secretas os torna vulnerável a algum tipo de violação;
 Não é possível enviar uma mensagem criptografada utilizável a alguém;
Onde usam e para que usam a Chave Privada?
Ela é usada e usada para criar assinaturas digitais e para decifrar mensagens ou arquivos cifrados com a chave pública correspondente.
Sobre a assinatura digital, mas o que ela é?
É uma tecnologia para autenticar documentos eletrônicos, como arquivos em PDF, por exemplo. Ela utiliza as chaves criptográficas de um certificado digital para identificar os signatários (aquele que assina um documento ) e protegem as informações.
No caso dos Certificados Digitais, a codificação criptográfica é gerada por um software que executa uma série de operações matemáticas, imputando uma chave secreta em cada mensagem. Em outras palavras, ao usar a criptografia, o emissor manda um texto cifrado, todo embaralhado, e que ao chegar ao destinatário, terá de ser reprocessado (ou “desembaralhado”) para que ele consiga ler a informação. E esses dados só conseguirão ser acessados se o receptor tiver a chave correta para decodificá-los. E essas chaves estão presentes nos Certificados Digitais.
Na Figura , Thiago, o locutor, gera a mensagem e a chave secreta. A mensagem então é criptografada e enviada por um canal inseguro (canal público), enquanto que a chave secreta é então enviada por um canal seguro. Fabio, o interlocutor, recebe a chave secreta e a mensagem criptografada. Com a chave que recebeu (a mesma que foi criada e enviada por Thiago), ele decodifica a mensagem criptografada tendo agora o texto claro.
O que é uma Chave Pública?
Criptografia de chave pública ou também chamada criptografia assimétrica pois a mesma chave não pode ser usada para criptografar e descriptografar a mensagem já que um par das chaves é usada para desfazer o trabalho da outra. Cada participante em um sistema de chave pública possui um par de chaves, uma delas é nomeada de chave privada e mantida secreta e a outra é chamada de chave pública, que é a chave distribuída para quem deseja recebe - lá. No caso, qualquer um poderá criptografar uma mensagem utilizando sua chave pública mas só você conseguirá ler utilizando sua chave privada, ou vice e versa, contudo, é possível enviar uma mensagem com segurança através de uma conexão não segura. Algumas características que se tornam mais adequadas para o uso geral:
 requer somente duas chaves por participante;
a chave privada é menos vulnerável a furto;
chaves privadas eliminam a necessidade de compartilhamento prévio de uma chave antes da comunicação; 
Em criptografia de chave pública, qualquer um pode criar um par de chaves e publicar a chave pública, o desafio está em verificar a identidade do proprietário da chave pública.
Onde usam e para que usam a Chave Pública?
A chave pública é usada para o envio das informações que, claro, estão criptografadas, ou seja, os dados estão protegidos e à prova de interceptação, até chegarem ao computador do destinatário. E, quando as informações chegam à máquina destino, é que o usuário que as recebe pode usar a chave privada.
Também conhecida como criptografia assimétrica, é qualquer sistema criptográfico que usa pares de chaves: chaves públicas, que podem ser amplamente disseminadas, e chaves privadas que são conhecidas apenas pelo proprietário. Isto realiza duas funções: autenticação, onde a chave pública verifica que um portador da chave privada parelhada enviou a mensagem, e encriptação, onde apenas o portador da chave privada parelhada pode decriptar a mensagem encriptada com a chave pública.
Uso do Algoritmo criptografado pelo método assimétrico para garantir privacidade.
Onde suas chaves podem ficar expostas?
Apps no Google Play e na App Store
Dicas:
Não se deixe levar pela instalação de aplicativos móveis sem muita necessidade;
Adicione identificação de autorização de dois fatores para todos os aplicativos no smartphone;
 Certifique-se de verificar os links para os aplicativos no site oficial do projeto.
Clones de sites e phishing
O phishing é um tipo de ciberataque que se assemelha a uma tentativa de enganar usuários da tecnologia digital. Geralmente ocorre via e-mail, mas também pode aparecer em forma de ligações, mensagens em redes sociais e SMS.
Dicas:
Nunca interaja com sites relacionados à criptomoeda sem protocolo HTPPS;
 Ao usar o Chrome, personalize a extensão - por exemplo, Cryptonite - que mostra os endereços dos submenus;
Ao receber mensagens de qualquer recurso relacionado à criptomoeda, copie o link para o campo de endereço do navegador e compare-o com o endereço do site original;
Se algo parecer suspeito, feche a janela e exclua a carta da sua caixa de entrada.

Continue navegando