Buscar

Princípios da Climatologia PROVA

Prévia do material em texto

PROVA PRINCÍPIOS DA CLIMATOLOGIA E HIDROLOGIA
1-A bacia hidrográfica é essencial para os seres humanos, pois nela ocorre toda a dinâmica da água que utilizamos. Entre os usos das bacias, “NÃO” podemos citar?
Uso climático RESPOSTA CORRETA
2-A água possui aspectos químicos, físicos e biológicos, esses aspectos precisam ser analisados para que se possa determinar a qualidade da água.
Assinale a afirmativa correta em relação a um aspecto biológico da água.
Coliformes RESPOSTA CORRETA
3-As águas subterrâneas é toda água que ocorre abaixo da superfície da Terra, preenchendo os poros vazios das rochas sedimentares, ou fraturas, falhas e fissuras das rochas compactas. A água pode ficar retida em diferentes zonas, da mais próxima a mais profunda. Existe uma zona em que os poros ou fraturas estão totalmente preenchidos por água, as águas atingem essa zona pela gravidade até alcançar uma profundidade limite, na qual as rochas estão no limite de armazenamento. De que zona se refere? 
Zona saturada RESPOSTA CORRETA
4-No uso consultivo da água, que é aquele que há perda entre o que é retirado do corpo hídrico e o que retorna a ele, como no caso do abastecimento doméstico e industrial e a irrigação, assinale a afirmativa correta que cita qual desses usos detém mais de 69% do uso da água.
Agrícola RESPOSTA CORRETA
5-O clima não é o mesmo em todos os lugares do planeta, ele muda de acordo com vários fatores, globais, sazonais, regionais e locais.
Assinale a afirmativa correta em relação aos fatores de escala local que influenciam o clima.
As metrópoles RESPOSTA CORRETA
6-Existem várias grandezas que caracterizam o escoamento superficial em uma bacia hidrográfica. Entre elas existe a seguinte:
“É o intervalo de tempo contado a partir do início da precipitação, necessário para que toda a bacia hidrográfica correspondente passe a contribuir com a vazão na seção considerada.”
De que grandeza essa definição se refere?
Tempo de concentração RESPOSTA CORRETA
7-O que é umidade do ar?
É a quantidade de vapor d’água que existe na atmosfera. RESPOSTA CORRETA
8-As demandas de uso da água possuem as mais diversas finalidades, a partir do século XX, passaram a ter aumento significativo em relação a sua disponibilidade. Foi reconhecido, também nesse período, o fato lamentável de que uma certa PORCENTAGEM da área do globo é composta por bacias hidrográficas compartilhadas e isso gera conflitos. 
Qual a porcentagem do globo possui bacias hidrográficas compartilhadas?
47% RESPOSTA CORRETA
9-“É a medida da altura da parcela da chuva caída que provoca o escoamento superficial. É normalmente referida a um determinado intervalo de tempo de duração da chuva ou à duração da chuva total, em eventos complexos. Para eventos simples, a mesma pode ser calculada em termos de altura definida pela razão do volume de água escoado pela superfície e pela área de projeção horizontal da superfície coletora”
A afirmativa acima se refere a que grandeza que caracteriza o escoamento superficial:
Precipitação efetiva RESPOSTA CORRETA
10-“Estivação temporária (parada das atividades até que a temperatura volte ao normal)”.
Sabe-se que a temperatura tem uma forte relação no desenvolvimento de plantas e animais. No que diz respeito aos insetos, a afirmativa acima se refere a um efeito, causado neste grupo animal a que temperatura?
Entre 38ºC e 48ºC RESPOSTA CORRETA
Boa sorte e bons estudos!!
Espero ter contribuído.

Continue navegando