Buscar

ATIVIDADE ONLINE 1 - AV12022-1- segunda tentativa de ciencias sociais

Prévia do material em texto

Iniciado em
	quarta, 16 Fev 2022, 12:17
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 16 Fev 2022, 12:46
	Tempo empregado
	29 minutos 3 segundos
	Avaliar
	2,00 de um máximo de 2,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Florestan Fernandes foi um importante nome da Sociologia crítica no Brasil. Podemos dizer que Florestan Fernandes é considerado um ícone no processo de consolidação e legitimação das ciências sociais. Os estudos do sociólogo fizeram com que a Sociologia brasileira conquistasse novos horizontes teóricos.
 
Diante disso, assinale a alternativa que define, da melhor maneira, a importância de Florestan Fernandes para a Sociologia brasileira.
Escolha uma opção:
a. Florestan Fernandes colabora de forma significativa para a construção do pensamento sociológico brasileiro, na medida em que, por influência do pensamento de Max Weber, desenvolve o conceito do homem cordial.
b. Florestan Fernandes torna-se imprescindível para a Sociologia, porque, em sua produção acadêmica, ele apresenta um importante conceito que é a democracia racial. Segundo Fernandes, a miscigenação ocorre de uma forma pacífica.
c. Florestan Fernandes resgata o ponto de vista crítico da Sociologia clássica e moderna, com base no marxismo, recuperando o ponto de vista crítico oferecido pelas condições de vida na sociedade de classes. 
d. Florestan Fernandes torna-se importante para a Sociologia, porque, ao realizar vários estudos denunciando a integração dos índios na sociedade brasileira, busca delinear uma identidade latino-americana.
e. Com base em seus conhecimentos de ciência e física naturais, Florestan Fernandes faz relatos sobre a terra e a paisagem de Canudos, mas, principalmente, descreve a população sertaneja do nordeste brasileiro.
Questão 2
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
A sociologia se consolidou como um conhecimento cientifico emergindo da modernização que aconteceu na Europa e posteriormente no Brasil. Essa implantação da sociologia brasileira aconteceu entre os séculos XIX e XX.
Fonte: Elaborado pelo professor.
De acordo como o texto, assinale a alternativa que representa um dos principais pilares que intensificaram no Brasil esta ciência dedicada ao estudo social.
Escolha uma opção:
a. transformações intelectuais
b. transformações social 
c. Revolução cientifica
d. Revolução social
e. Revolução industrial
Questão 3
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
O autor Darcy Ribeiro (1922-1997) foi um intelectual mineiro que ficou conhecido pelos estudos realizados nas comunidades indígenas brasileiras. Além disso, ele demonstrou que o processo de miscigenação da população brasileira não foi pacifico e marca uma série de desigualdades na constituição cultural do país (RIBEIRO, 1995).
 
Fonte: RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
 
Em seus estudos o autor identificou ao menos dois elementos que contribuíram para a formação do povo brasileiro. Dito isso, assinale a alternativa que representa esses dois elementos.
Escolha uma opção:
a. confluência e estruturação societária
b. confluência e sociedade multiétnica
c. entrechoque e caldeamento 
d. organização socioeconômica e caldeamento
e. estratificação e entrechoque
Questão 4
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
A consolidação da sociologia como ciência deu-se a partir de uma série de movimentos intelectuais e políticos que atravessaram o processo de constituição e de desenvolvimento da sociedade moderna.
 
Sobre esses movimentos, analise as afirmativas a seguir:
I. A Revolução Industrial transformou as relações de produção e a divisão social do trabalho, exercendo influência sobre uma nova organização econômica e política da sociedade ocidental.   
II. A Revolução Francesa teve o objetivo de derrubar os privilégios herdados pela nobreza e, por meio disso, propor a igualdade de direitos e de oportunidades a todos os cidadãos.   
III. Os movimentos intelectuais e políticos que ocorreram no século XVIII não têm nenhuma relação com o surgimento da sociologia.
IV. A sociologia possui uma origem totalmente técnica e que não tem relação nenhuma com os acontecimentos históricos e políticos da época de seu surgimento.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a. I, II, III, apenas.
b. I e III, apenas.
c. I e II, apenas. 
d. II, apenas.
e. IV, apenas.
Questão 5
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Para o sociólogo Karl Marx, as relações de produção definem a forma como a humanidade se organiza socialmente, e esse processo é permeado por desigualdades e contradições que originam a luta de classes. Marx considera, ainda, que são as condições materiais que determinam a sociedade, e não o contrário.
 
Assinale a alternativa que explica o método de Karl Marx, o materialismo histórico dialético.
Escolha uma opção:
a. O indivíduo é um ser isolado que não depende de relações sociais para sua existência.
b. O indivíduo está em constante relação com a realidade material, e seu ser social constitui o meio, assim como o meio o constitui. 
c. As relações sociais são primordiais no estabelecimento de vínculos de solidariedade social.
d. A construção de tipos ideais e o entendimento das ações sociais são ligados à individualidade.
e. O indivíduo é um ser isolado que pode ser analisado independentemente das condições históricas que o formam.
Questão 6
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Em uma sociedade capitalista, segundo Marx (MARX; ENGELS, 2001), o trabalhador e as suas capacidades humanas só existem em função do acúmulo de capital, e o indivíduo que não tem trabalho se encontra sem condições de sobrevivência.
 
Fonte: MARX, K.; ENGELS, F. O manifesto comunista. Porto Alegre: L&PM, 2001.
 
 
Assinale a alternativa que se refere ao trabalho assalariado no capitalismo, segundo a perspectiva de Karl Marx.
Escolha uma opção:
a. O trabalhador também é proprietário dos meios de produção, portanto, o valor pago pelo seu trabalho é igualitário ao de seu empregador.
b. O empregador paga pela força de trabalho somente o mínimo para garantir a sobrevivência do trabalhador, pois ele não gera lucro sob os processos de produção capitalista.
c. O valor pago ao trabalhador pela venda de sua força de trabalho deve ser o mínimo necessário para garantir uma boa qualidade de vida, em razão da manutenção do acúmulo de capital.
d. O valor pago ao trabalhador pela venda de sua força de trabalho deve ser o mínimo necessário para garantir a sua sobrevivência, em razão da manutenção do acúmulo de capital. 
e. O valor pago ao trabalhador pela venda da sua força de trabalho deve ser o mínimo necessário para garantir uma boa qualidade de vida, em razão da divisão dos lucros de seu empregador.
Questão 7
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Florestan Fernandes (1920-1995) figurou entre os principais expoentes da Sociologia Brasileira. Suas contribuições se desenvolveram nas áreas da educação e raças, participando de movimentos de defesa da educação pública. Além disso, foi militante político e investigou o processo de modernização do Brasil e da América Latina.
 
Fonte: Elaboração do Professor.
 
Sobre as contribuições do autor para a ciência sociológica, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Fernandes fez uma síntese crítica das diferentes ideias dos teóricos expoentes da ciência sociológica realizando contribuições originais e abrindo possibilidades de reflexão.
II.  O autor fez com que a ciência sociológica ingressasse em um processo no qual todas as implicações teóricas e históricas de pensar a realidade social fossem assumidas no cotidiano de ensino e pesquisa.
III. Foi um intelectual importante da Sociologia crítica no Brasil, por colaborar para a institucionalização da disciplina.
IV. Defendia que era preciso definir com rigor e com clareza os métodos de pesquisa. A sistematização e a objetividade científicaeram os elementos principais dessa fase.
 
Agora, assinale a alternativa com as afirmativas corretas.
Escolha uma opção:
a. I e III.
b. I, II, III.
c. I, III, IV.
d. II, III e IV.
e. I, II, III e IV. 
Questão 8
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Movimentos intelectuais e políticos como a Reforma Protestante e o Iluminismo provocaram mudanças significativas nas concepções de mundo da sociedade ocidental. Ao contestarem o poder aristocrático e a autoridade absoluta da Igreja, esses movimentos marcaram a modernização de correntes de pensamento social, contexto que possibilitou o surgimento de ciências como a sociologia, por exemplo.
 
Considerando seus conhecimentos acerca da influência que movimentos intelectuais e políticos como a Reforma Protestante e o Iluminismo exerceram sobre a formação do pensamento científico moderno, assinale a alternativa correta:          
Escolha uma opção:
a. Conhecido por incentivar o início de uma “Época das Luzes”, o Iluminismo propôs ideais que valorizavam a aristocracia e reafirmou valores do “Período das Trevas”, a Idade Média.
b. A Reforma Protestante não gerou questionamentos sobre o papel da Igreja no acesso ao conhecimento, mas sim cooperou para o fortalecimento da autoridade papal.
c. Martinho Lutero, uma das principais lideranças da Reforma Protestante, recebeu apoio da autoridade papal com relação aos seus questionamentos acerca do poder absoluto da Igreja.
d. O Iluminismo e o Positivismo possibilitaram que novas concepções de mundo fossem construídas em suas sociedades de origem, de maneira a gerar mudanças sociais significativas na organização social. 
e. Movimentos intelectuais e políticos como a Reforma Protestante e o Iluminismo não têm nenhuma relação com a consolidação do pensamento sociológico na modernidade.
Questão 9
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Com a intenção de explicar a modernidade, Durkheim buscou analisar a divisão social do trabalho. Assim, o autor conceituou as relações de produção de maneira a compreender o trabalho em diferentes esferas sociais.
 
Assinale a alternativa que melhor explica a divisão social do trabalho para Durkheim.
Escolha uma opção:
a. Durkheim entendia que a divisão social do trabalho acontecia com o objetivo de dificultar o processo civilizatório da sociedade industrial, culminando na desordem social.
b. Durkheim entendia que, com a divisão social do trabalho, os meios de produção seriam prejudicados, na medida em que o capital estaria nas mãos dos burgueses.
c. Durkheim entendia que a divisão social do trabalho fazia com que os burgueses capitalistas entrassem em conflito com os trabalhadores, aqueles que possuíam apenas sua força de trabalho.
d. Durkheim entendia que, com a divisão social do trabalho, a classe proletária entraria em conflitos com os donos dos meios de produção, gerando a luta de classes.
e. Durkheim compreendia que a complexificação da divisão social do trabalho na sociedade moderna promove a coesão social por meio de vínculos de solidariedade orgânica. 
Questão 10
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
O pensamento social brasileiro começou o processo de consolidação quando introduziu as configurações de sociedade e cultura os quais criam e recriam a complexidade da realidade social. Além disso, os precursores do pensamento social brasileiro figuram entre o pioneirismo e inovação nos processos de análise e investigação.
Fonte: Elaboração do professor.
Sobre a implantação da Sociologia no Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I. É representada por intelectuais que conduzem uma leitura histórica sobre a realidade brasileira, compondo uma produção considerável na literatura;
II.  É constituída de trabalhos que valorizam a pesquisa de campo;
III. É caracterizada por uma Sociologia cuja consolidação institucional é apresentada como disciplina acadêmica;
IV. É composta por sociólogos de gerações distintas no Brasil cujas contribuições repercutiram no exterior.
Agora, assinale a alternativa com as afirmativas corretas.
Escolha uma opção:
a. I, III, IV.
b. I e III.
c. I, II, III. 
d. II, III e IV.
e. III e IV.
Parte inferior do formulário

Continue navegando