Buscar

Avaliação Redes A2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Q:
O cabeamento vertical, conhecido com backbone, é utilizado para fazer a distribuição do cabeamento externo na infraestrutura de entrada para os pavimentos de um edifício comercial, os quais serão distribuídos em cada pavimento através do cabeamento horizontal. A topologia do subsistema de cabeamento vertical pode ser dividida em dois níveis hierárquicos.
 
Com base no contexto da topologia do cabeamento vertical, assinale a alternativa correta que apresenta estes dois níveis hierárquicos.
R:
Subsistema de cabeamento backbone de campus e subsistema de cabeamento backbone de edifício.
Resposta correta. Esta alternativa está correta, pois o subsistema de cabeamento vertical, também conhecido como subsistema de cabeamento backbone, possui uma topologia hierárquica dividida em dois níveis: subsistema de cabeamento backbone
de campus e subsistema de cabeamento backbone de edifício.
Q:
O cabeamento estruturado possui como principal referência normas internacionais publicadas no passado pelo EIA (Electronics Industry Alliance) e hoje pela ANSI, em conjunto com a TIA (Telecommunication Industry Alliance). No Brasil, existem normas brasileiras que podem ser utilizadas como base para o projeto e a instalação de cabeamento estruturado em prédios e data centers.
 
Dentro do contexto do cabeamento estruturado, assinale a alternativa correta sobre a norma brasileira utilizada para edifícios comerciais e data centers.
 
R:
NBR 14565.
Resposta correta. Esta alternativa está correta, pois a norma ABNT NBR 14565 estabelece as regras de cabeamento estruturado para edifícios comerciais e data centers, englobando tanto cabeamento metálico como óptico, tendo sido publicada em 2013 para atender ao mercado brasileiro.
Q:
As fibras ópticas multimodo podem ser classificadas em índice degrau e índice gradual. Na fibra óptica índice degrau, o núcleo de vidro apresenta uma densidade constante do centro até as suas bordas, sendo que o material que o envolve apresenta uma densidade menor.
 
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
Na fibra óptica multimodo índice degrau, ocorre uma distorção no sinal à medida que a luz trafega na fibra.
Pois
Nesta fibra, a luz caminha em linha reta até a borda do núcleo, onde muda a direção abruptamente devido à densidade menor do material que envolve o núcleo. 
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
R:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é a justificativa correta da I.
Resposta correta. Esta alternativa está correta, pois a fibra multimodo de índice degrau possui o seu núcleo com a mesma densidade do seu centro até as bordas. Isto faz com que o sinal luminoso trafegue em linha reta no interior do núcleo, atingindo a borda e refletindo de forma abrupta devido à densidade menor do material utilizado no seu envoltório. Com isto, ocorre uma distorção do sinal ao longo da transmissão na fibra.
Q:
O ITU-T definiu algumas faixas de frequências para as transmissões via satélite categorizadas em bandas específicas para uplink e downlink, os quais apresentam características e problemas relacionados à transmissão. Os canais usados por estas bandas são muito utilizados, principalmente pelas concessionárias de telecomunicações.
 
Analise as afirmativas a seguir e marque V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
( ) As transmissões satelitais, utilizando a banda C, podem sofrer com o problema de interferência terrestre.
( ) As bandas L e S das comunicações satelitais apresentam grande largura de banda.
( ) As comunicações satelitais, utilizando banda Ka, fazem uso de equipamentos de baixo custo.
( ) As transmissões satelitais na banda Ku podem apresentar problemas com relação a chuvas.
 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
R:
V, F, F, V
Resposta correta. A sequência está correta, pois as comunicações satelitais que utilizam a banda C, com uma largura de banda de 500MHz, podem sofrer interferências terrestres. As transmissões realizadas em canais na banda Ku são mais suscetíveis a interrupções causadas pelas chuvas.
Q:
Leia o excerto a seguir.
 
“[...] foi criado o cabo coaxial em que um dos fios é uma malha de cobre isoladora de induções eletromagnéticas. O cabo coaxial, devido à sua estrutura, permite a passagem de uma faixa de frequências bem maior do que os fios de cobre trançados. Desta forma, obtêm-se maior velocidade na transmissão de dados e um alcance maior em relação aos fios e cabos comuns”. 
 
SOUSA, L. B. Redes de computadores: guia total. São Paulo: Érica, 2009.
 
Dentro do contexto de cabo coaxial, assinale a alternativa correta que indica o cabo coaxial adequado para a transmissão de dados digitais em uma rede de computadores.
Q:
Um analista técnico da equipe de TI está realizando testes de um novo software
e decide conectar dois computadores antigos diretamente para uma verificação de funcionalidade de comunicação de dados. Os dois computadores apresentam placas de rede com entrada para cabos com conectores RJ-45.
 
Assinale a alternativa correta sobre o tipo ideal (menor risco de erros) de cabo para este teste.
R:
Cabo par trançado crossover
Resposta correta. Esta alternativa está correta, pois o cabo par trançado crossover permite a interligação de dois computadores através de conectores do tipo RJ-45. O cruzamento dos fios de transmissão e recepção do cabo permite a comunicação direta entre os computadores sem elementos de rede.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando