Buscar

Biofisica - Atividade

Prévia do material em texto

TAREFA 1 - BIOFÍSICA 
 
 
Responder as questões. 
ENTREGA DIA 05/10/2020. 
Falcão Sodré Black
 
 
POTENCIAL DE AÇÃO 
 
1. O que são canais iônicos? 
São complexos de proteínas integrais, localizados nas membranas celulares. Esses complexos são preenchidos com poros aquosos, que permitem a passagem de íons, fazendo com que estes fluam de um lado da membrana para o outro. Essas proteínas penetram na bicamada lipídica e estão ligadas permanentemente a membrana plasmática. Esses canais iônicos estão ligados principalmente com a geração de potencial de ação e podem ser considerados como sendo condutores elétricos.
2. Descreva os tipos de canais iônicos: 
São de 7 tipos. Canais iônicos regulados por ligantes, esses canais iônicos se abrem em resposta à ligação de certas moléculas e neurotransmissores. Este mecanismo se da pela interação de um composto químico (podendo ser hormonal, um peptídeo ou um neurotransmissor) com a parte receptora do canal. O mecanismo gera uma mudança de energia livre e altera a conformação da proteína de abertura do canal.
Canais de íons regulados por tensão, estes se abrem em resposta a mudanças no potencial elétrico através da membrana plasmática. Tais canais interferem na transmissão de impulsos elétricos, gerando potenciais de ação devido a mudanças na diferença de cargas elétricas nos dois lados da membrana. O fluxo de íons ocorre em dois processos por ativação, um processo dependente de tensão no qual o canal se abre em resposta a alterações no potencial da membrana ( diferença no potencial elétrico em ambos os lados da membrana), e o outro processo de inativação, que tem como função regular o fechamento do canal.
Canais de Na+, são proteínas transmembranares que permitem que os íons sódio passem pela célula. O transporte de íons é passivo e depende apenas do potencial eletroquímico do íon (não necessita de ATP).
Canal K+, constituem o grupo mais heterogêneo de proteínas estruturais da membrana. Nos neurônios, a despolarização ativa os canais de K + e facilita a saída de K + da célula nervosa, o que leva a uma repolarização do potencial da membrana.
Canal de Ca+, promovem a fusão da membrana da vesícula sináptica com a membrana terminal do axônio no neurônio, estimulando a liberação de acetilcolina na fenda sináptica por um mecanismo de exocitose.
Canal Cl-, responsável pela regulação do transporte entre as células, bem como do gerenciamento do PH e do volume celular. Os canais localizados na membrana estabilizam o potencial da membrana em células excitáveis. Eles também são responsáveis ​​pelo transporte entre as células da água e os eletrólitos
Canais iônicos regulados por estímulos mecanossensíveis, esses canais se abrem em decorrência de ação mecânica. 
3. Qual a participação da bomba de Na+/K+ no Potencial de Membrana. 
A bomba de sódio-potássio no potencial de membrana tem como função manter o equilíbrio entre o liquido intracelular (LIC) e o liquido extracelular (LEC). Ele mantêm a polarização da célula.
4. O que é potencial de ação? 
Potencial de ação é o momento em que a célula deixa seu estado de repouso (polarizado, LIC – e LEC +) por meio de um estimulo. Após ser estimulado inicia uma oscilação transitória, tornando-se despolarizado (LIC + e LEC -)
5. Como são gerados os potenciais de ação? 
São gerados quando toda a célula recebe um estímulo, o qual deve ser suficiente para conseguir despolariza-la. 
6. Explique o mecanismo para a propagação do potencial de ação: 
A propagação do potencial de ação se dá através de uma onda de despolarização, por meio de um estimulo. Parte da membra se torna permeável ao sódio que se encontra em maior quantidade no LEC. A tendência do sódio então é de se mover para o meio interno da célula (para o LIC), como consequência ocorre a saída do potássio (para o LEC), em menores quantidades. 
7. Quais os fatores que interferem na velocidade de condução do PA? 
Existem alguns fatores que podem influenciar a velocidade de condução de um potencial de ação, tais como, o tamanho e diâmetro do axônio, a presença ou não de mielina, a presença dos nodos de Ranvier, a quantidade de canais.
8. Qual a importância para o Período Refratário Absoluto: 
A importância do período refratário absoluto é de não permitir gerar um segundo potencial de ação, ou seja, quando a membrana ainda estiver despolarizada pelo potencial de ação procedente, um novo potencial não poderá ocorrer na célula.
 
TRANSMISSÃO SINÁPTICA 
 
1. A região de encontro entre os neurônios e entre neurônios e órgãos, onde ocorre a transmissão química de impulsos elétricos, é denominada: 
a) 	Desmossomos b) axônio c) neuroglia d) bainha de mielina e) sinapse 
 
2. Examine a seguinte lista de eventos que ocorrem durante a propagação de um impulso nervoso: I. Neurotransmissores atingem os dendritos. II. Neurotransmissores são liberados pelas extremidades do axônio. III. O impulso se propaga pelo axônio. IV. O impulso se propaga pelos dendritos. V. O impulso chega ao corpo celular. Que alternativa apresenta a sequência temporal correta desses eventos? 
a) V - III - I - IV - II. b) I - IV - V - III - II. 
c) I - IV - III - II - V. d) II - I - IV - III - V. e) II - III - I - IV - V. 
 
3. Cite os tipos de sinapse: 
Existem 3 tipos de sinapses as interneuronais que ocorrem entre dois neurônios, as neuromusculas que ocorrem entre neurônio e um musculo e as neuroglandulares que ocorrem entre o neurônio e as células de determinada glândula. Podem ainda ser divididas em sinapses elétricas e químicas. Nas elétricas o sinal é conduzido diretamente de uma célula para a outra através das junções comunicantes, que conduzem íons, obtendo uma resposta quase que imediata. Já na química ocorre a liberação de neurotransmissores que são reconhecidos por receptores químicos.
4. Qual a principal diferença entre as sinapses elétricas e químicas? 
Nas elétricas o sinal é conduzido diretamente de uma célula para a outra através das junções comunicantes, que conduzem íons, obtendo uma resposta quase que imediata. Já na química ocorre a liberação de neurotransmissores que são reconhecidos por receptores químicos.
5. Qual o papel do cálcio na sinapse química? 
O cálcio tem um papel importante na sinapse química pois está relacionado com a liberação dos neurotransmissores. Os canais de cálcio que são controlados por voltagem sem abrem e entram na célula. Após isso o mesmo sinaliza para as vesículas que movam para a membrana e liberam o neurotransmissor especifico (por exocitose).
6. O esquema representa dois neurônios contíguos (I e II), no corpo de um animal, e sua posição em relação a duas estruturas corporais identificadas por X e Y. a) Tomando-se as estruturas X e Y como referência, em que sentido se propagam os impulsos nervosos através dos neurônios I e II? b) Considerando-se que, na sinapse mostrada, não há contato físico entre os dois neurônios, o que permite a transmissão do impulso nervoso entre eles? c) Explique o mecanismo que garante a transmissão unidirecional do impulso nervoso na sinapse. 
 
6A) O impulso se propaga no sentido Y para X. 
6B) É possível a transmissão por conta dos neurotransmissores que são liberados pelos terminações dos axônios (telodendros) na fenda sináptica do neurônio Y, e se ligam aos receptores (dendritos) do neurônio X.
6C) Garantida pelo fato de que as vesículas com neurotransmissores existem apenas nas terminações do axônio pré-sináptico.

Continue navegando