Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Mito, pensamentos filosófico e propedêutica.
Em determinada noite, sentados em torno de uma mesa de bar, três amigas conversavam sobre suas visões de mundo. Ana disse que sua visão era a única que aceitava e que não admitia conclusões contrárias às suas. Ana afirmou que pensa assim por se sentir muito ligada às tradições da Antiguidade Grega. Júlia, por sua vez, olhou para o céu e perguntou para as amigas: do que será que o universo é constituído? O que será que somos nós? Existe um Deus ou vários Deuses nesse infinito que nossos olhos não podem alcançar? Maíra, por fim, disse: não aceito nada que me é imposto como verdade sem questionar; as verdades não podem surgir do nada... ou surgem da experiência, algo concreto, ou surgem das ideias, algo abstrato. Conforme o caso, precisamos estar atentas a essas origens, esses movimentos do nosso pensamento que se antecipam à construção das verdades. A conversa continuou animada e Ana, Júlia e Maria perceberam que estavam a conversar sobre filosofia!
Considerando a situação problematizadora narrada, aborde em no máximo 15 linhas a relação entre mito, razão, pensamento filosófico e propedêutica, identificando as vertentes de acordo com as características de cada personagem.  
 RESPOSTA:
Ana tem sua linha de pensamento mitológica, em uma narrativa que busca explicar os acontecimentos históricos e fenômenos naturais, relatando fatos sobre a origem de todos os seres e coisas através da revelação divina. O mito é considerado verdadeiro, incontestável e inquestionável pelo fato de ser sobrenatural, revelado por uma divindade superior.
Julia tem um pensamento filosófico, com base na razão e na lógica para embasar seus questionamentos e respostas sobre a existência humana.
Maíra tem influência propedêutica, pois mesmo inspirada por pensadores filosóficos como sua amiga Júlia, ainda busca algo mais concreto, como estudos, pesquisas, provas, etc. Ela tem a necessidade de concluir com base em algo palpável, uma verdade incontestável.
Mesmo que pareçam opostos, o mito e o pensamento filosófico possuem a mesma finalidade: explicar como surgiu o mundo e as como ocorrem as transformações, suas causas e a repetições das coisas. Porém, a diferença está nos caminhos que percorrem para trazer essas elucidações. A razão – que é a capacidade humana de chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas - entra a partir da filosofia, visto que o mito não sofre nenhuma influência da mesma, já que sua base é na revelação divina, considerada incontestável. A propedêutica veio para complementar o pensamento filosófico, com estudos, provas, experimentos para construir pensamentos com base em verdades concretas.

Mais conteúdos dessa disciplina