Buscar

BALANCO PATRIMONIAL -2019 A-1

Prévia do material em texto

BALANÇO PATRIMONIAL 
“Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade”.
“É o mais importante relatório gerado pela contabilidade. Através dele pode-se identificar a saúde financeira e econômica da empresa no fim do ano ou em qualquer data prefixada, ele apresenta, de forma ordenada, uma descrição do conjunto de Bens, Direitos e Obrigações e o Patrimônio Líquido da entidade e seus respectivos saldos em determinada data”.
O Balanço Patrimonial também pode ser conceituado como a relação nominal de todos os componentes de certo patrimônio, com os seus valores finais, no último dia do exercício social, numa ordem (estrutura) fixada por lei. Compõe-se de dois grandes grupos – ATIVO e PASSIVO – e esses, por sua vez, subdividem-se em subgrupos, com características próprias e segundo suas finalidades. 
O comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) apresenta em seu Pronunciamento Conceitual Básico, no item 16, as seguintes considerações sobre as informações contábeis:
A posição patrimonial e financeira da entidade é afetada pelos recursos econômicos que ela controla, sua estrutura financeira, sua liquidez e solvência, e sua capacidade de adaptação as mudanças no ambiente em que opera. As informações sobre os recursos econômicos controlados pela entidade e a sua capacidade, no passado, de modificar esses recursos são úteis para prever à capacidade que a entidade tem de gerar caixa e equivalentes de caixa futuro. 
 No item 47 do Pronunciamento, complementa com o seguinte texto: 
Demonstrações contábeis retratam os efeitos patrimoniais e financeiros das transações e outros eventos, agrupando-os em classes de acordo com as suas características econômicas. Essas classes são chamadas de elementos das demonstrações contábeis. Os elementos diretamente relacionados à mensuração da posição patrimonial e financeira no balanço são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido.
Entretanto, o balanço patrimonial que as empresas devem levantar na data do encerramento de seus respectivos exercícios sociais é aquele considerado como oficial do exercício, para todos os efeitos, inclusive os legais. Conforme o art. 178 a 182 da Lei nº 6.404/76, e incluídos pela Lei 11.941, de 2009. “no balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo de facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia”. Segundo as intitulações da lei, o balanço é composto por três elementos básicos:
 
 BALANÇO PATRIMONIAL
	
 ATIVO
 
	
 PASSIVO 
	
	
 PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Ativo: Compreende as aplicações de recursos: bens e direitos.
Passivo: Compreende as exigibilidades e obrigações.
Patrimônio Líquido: Representa a diferença entre o ativo e passivo, ou seja, o valor líquido da empresa.
Portanto, é importante que as contas sejam classificadas no balanço de forma ordenada e uniforme, para permitir aos usuários uma adequada análise e interpretação da situação patrimonial e financeira. Visando atender a esse objetivo a Lei 11.941/2009, definiu como deve ser a disposição de tais contas, seguindo, para o Ativo a classificação em ordem decrescente de grau de liquidez e, para Passivo, em ordem decrescente de prioridade de pagamento das exigibilidades, ou seja:
No Ativo: São representadas em primeiro lugar as contas mais rapidamente conversíveis em disponibilidades, como disponível ( caixa e bancos), contas a receber, estoques, etc.
No Passivo: classificam-se em primeiro lugar as contas cuja exigibilidade ocorre antes.
BALANÇO PATRIMONIAL
	ATIVO
	PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO
	ATIVO CIRCULANTE
ATIVO NÃO CIRCULANTE
 REALIZÁVEL DE LONGO PRAZO
 INVESTIMENTOS
 IMOBILIZADO
 INTANGÍVEL
 
	PASSIVO CIRCULANTE
PASSIVO NÃO CIRCULANTE
 Exigível de Longo Prazo
PATRIMÔNIO LÍQUIDO (PL)
CAPITAL SOCIAL
RESERVAS 
LUCROS OU PREJ. ACUMULADOS
ATIVO (Bens e Direitos)
ATIVO CIRCULANTE: O termo circulante diz respeito ao processo de transformar dinheiro em mais dinheiro, através da sua aplicação no negócio da empresa, dentro do seu ciclo operacional.
DISPONIBILIDADES: Representam o numerário à disposição da empresa a qualquer tempo, sob forma de dinheiro em poder da empresa ou em poder dos bancos.
CAIXA: É utilizada para registrar a movimentação de dinheiro realizada pela empresa.
BANCO: Instituição financeira que a empresa tem a disposição para fazer operações mercantis, podendo fazer pagamentos em cheque e deixar parte de seu capital investido.
APLICAÇÕES FINANCEIRAS DE CURTO PRAZO: Essas aplicações costumam ser feitas por telefone, quando um funcionário ou representante da empresa e outro funcionário do banco combinam o valor, o prazo e a remuneração aplicada.
DUPLICATAS A RECEBER: São os direitos realizáveis de valores a receber que, embora não representam dinheiro disponível em determinada data, serão convertidos em dinheiro dentro de um prazo maior ou menor.
PROVISÃO PARA DEVEDORES DUVIDOSOS: É uma previsão que a empresa faz, estimando um possível prejuízo no caso de algum cliente não liquidar suas dívidas.
ESTOQUES: bens destinados à venda, ou para produção de um outro produto.
ATIVO NÃO CIRCULANTE: O termo NÃO circulante ao prazo que não faz parte do capital de giro da empresa e são prazos maiores que o exercício social. 
 REALIZÁVEL DE LONGO PRAZO: Direitos realizáveis após o término do exercício social subseqüente.
-INVESTIMENTOS: Aplicações que a empresa faz com seu capital, não está ligado obrigatoriamente com a atividade da empresa.
-IMOBILIZADO: Bens e direitos relacionados diretamente com as atividades operacionais da empresa. Ou seja, aqueles bens e direitos que a empresa utiliza ou utilizará no desenvolver de suas atividades, tais como: terrenos, edifícios, máquinas, equipamentos, veículos, móveis e utensílios, instalações, incluindo contas de depreciação, etc.
- INTANGÍVEL: São bens que proporcionaram benefícios econômicos futuros sobre os quais uma dada entidade detém o controle e exclusividade na sua exploração. Ex. Marcas e Patentes, direitos autorais, goodwill. 
PASSIVO (Obrigações).
PASSIVO CIRCULANTE: São dívidas e compromissos assumidos pela empresa dentro do processo de transformar dinheiro em mais dinheiro. Portanto, as dívidas de uma empresa são classificadas no passivo circulante se forem exigíveis no prazo de um ano.
PASSIVO NÃO CIRCULANTE: Obrigações fora do ciclo operacional da empresa.
EXIGÍVEL A LONGO PRAZO: São classificadas neste grupo as contas representativas de exigibilidades com vencimento após o período de meses subseqüentes à data do balanço patrimonial que estiver sendo levantado.
PATRIMÔNIO LÍQUIDO: Representa o registro do valor que os proprietários de uma empresa têm aplicado no negócio. Representa a situação líquida da entidade. Forma-se em regra pela ordem com Capital Social, contas de Reservas, ajuste de avaliação patrimonial, reservas de lucros e prejuízos acumulados. 
EXERCÍCIOS
 1 – No Balanço as contas serão classificadas segundo os elementos do Patrimônio que registrem, agrupadas de modo a facilitar:
a) o conhecimento e a análise da situação econômica da entidade.
b) o conhecimento e a análise da situação líquida da entidade.
c) o conhecimento e a análise da situação de solvência.
d) o conhecimento e a análise da situação financeira da entidade.
2 – As Disponibilidades, os Direitos Realizáveis do exercício social seguinte ao do Balanço, são classificados:
a) no Ativo Circulante.
b) no Ativo Realizável de Longo Prazo.
c) no Ativo Investimento
d) no Ativo Imobilizado
3 – As obrigações, cujos vencimentos ocorram no exercício social do Balanço, serão classificados:
a) Passivo Circulante.
b) Passivo Exigível de Longo Prazo.
c) Passivo Não Circulante
d) PL
4 – As contas que representam bens destinados à manutenção das atividades da companhia como: Móveis e Utensílios,Veículos, Instalações, etc. são classificadas:
a) no Ativo Circulante.
b)no Ativo Investimentos.
c)no Ativo Imobilizado.
d)no Ativo Intangível.
5- A Indústria Paranaense S.A. comprou um imóvel com o intuito de alugá-lo para terceiros. Neste caso, o imóvel será classificado:
a)no Ativo Circulante
b)no Ativo Investimentos
c)no Ativo Imobilizado
d)no Ativo Intangível
6 – Por Passivo entendemos:
a)as obrigações mais o Patrimônio Líquido.
b)somente as obrigações.
c)a diferença entre o Ativo e as obrigações
d) n.d.a
7 – Todas as obrigações cujos vencimentos ocorram após o término do exercício seguinte ao do Balanço são classificadas:
a)no Passivo Circulante
b)no Passivo Não Circulante
c)no Patrimônio Líquido
d) n.d.a
8-Indicar em qual grupo do balanço patrimonial as contas abaixo devem ser classificadas:
	CONTAS
	CLASSIFICAÇÃO NO BALANÇO
	Obras em andamento (para uso próprio)
	
	Ações em outras companhia
	
	Aplicações financeiras -vencimento 250 dias
	
	Capital social
	
	Títulos a Pagar ( antes de um ano)
	
	Outras contas a receber( em 30 dias)
	
	Empréstimo a Receber-vencimentos 2 anos
	
	Produtos acabados para venda
	
	Fundo de Comércio - Goodwill
	
	Bancos – conta depósito 
	
	Adiantamentos concedidos para despesa de viagem
	
	Gratificação de funcionários a pagar
	
	Encargos sociais a pagar
	
	Edifícios
	
	Lucros acumulados
	
	Empréstimos bancários– pagar após 365 dias
	
	Marcas e Patentes
	
	Seguros pagos antecipadamente
	
	Imposto de Renda a Restituir
	
	Obras em andamento (para revenda)
	
 
9 – Preparar o Balanço Patrimonial em 31/12/18 da empresa BOA S.A, utilizando os dados abaixo:
	CONTAS
	R$
	Empréstimos bancários
	300.000
	Duplicata a receber (antes de 180 dias)
	123.000
	Caixa
	22.000
	Capital Social
	250.000
	Títulos a pagar (antes de 30 dias)
	61.000
	Terrenos
	50.000
	Reserva Legal
	61.000
	Edifícios
	350.000
	Bancos (conta movimento)
	193.000
	Móveis e Utensílios
	48.000
	Fornecedores (antes de 360 dias)
	48.000
	Veículos
	60.000
	Contas a Receber (antes de 60 dias)
	57.500
	Estoque
	14.900
	Lucros Acumulados
	346.000
	IR a Pagar (antes de 180 dias)
	11.000
	Contas a Pagar ( antes de 200 dias)
	26.800
	Ações de outras empresas
	65.000
	Aplicação financeira (após 400 dias)
	153.000
	Seguros pagos antecipadamente
	16.000
	INSS a Recolher (100 dias)
	48.600
10– Apresentado o Balancete de Verificação da Cia DOCE VIDA Ltda em 31.12.18 Pede-se monte o Balanço Patrimonial.
	CONTAS
	R$
	CONTAS
	R$
	CAIXA
	30.000
	IR A PAGAR
	18.640
	LUCROS OU PREJ. ACUMULADOS
	98.039
	CONT. SOCIAL A PAGAR
	13.663
	BANCOS
	96.000
	DIVIDENDOS A PAGAR
	48.858
	RESERVA LEGAL
	111.700
	SALÁRIOS A PAGAR
	30.000
	DUPLICATAS A RECEBER
	200.000
	VEÍCULOS
	96.000
	PROVISÃO P/ CRÉDITOS LUIQUIDAÇÃO DUVIDOSA - PCLD
	6.000
	DEPRECIAÇÃO ACUMULADA
	30.400
	ESTOQUES
	 105.000
	MARCAS E PATENTES
	1.800
	CAPITAL SOCIAL
	160.000
	DUPLICATAS A PAGAR
	68.100
	ICMS A RECOLHER
	13.000
	FGTS A RECOLHER
	2.400
	MÓVEIS E UTENSÍLIOS
	80.000
	INSS A PAGAR
	8.000
11)A Cia AB S/A tem o seguinte patrimônio em 31.12.18. Monte o Balanço Patrimonial.
	CONTAS
	31/12/X18
	CONTAS
	31/12/X18
	Caixa
	5.700
	Títulos a Pagar 
	41.000
	Empréstimos (100 dias)
	28.900
	Máquinas e Equipamentos
	100.000
	Fornecedores
	68.500
	Lucros Acumulados
	87.880
	Banco
	32.200
	Capital Social
	84.570
	Estoque
	123.600
	Veículos entrega 
	32.300
	Duplicata a Receber – 30 dias
	45.000
	Financiamentos a Pagar – 100 dias
	25.750
	Imóveis (uso não operacional)
	30.000
	Depreciação Acumulada – Veículo
	3.450
	Impostos a Restituir
	8.400
	Outros valores a Receber
	33.800
	Encargos Sociais a Recolher
	7.300
	Depreciação Acumulada – Maq. eq.
	25.950
	Empréstimos Bancários (390 dias)
	58.200
	Aplicação Financeira – 120 dias
	25.000
	Ações de outras empresas
	2.000
	Causas Trabalhistas Pagar 400 dias
	2.730
	PCLD - Provisão P/ Créditos Liquidação Duvidosa
	2.200
	FGTS à Pagar
	 3.570
	Utensílios
	10.000
	Reserva Legal
	8.000
12)– Preparar o Balanço Patrimonial em 31/12/x18 da empresa RINDO A TOA Ltda.
	CONTAS
	R$
	Empréstimos bancários ( a ser pago em 24 parcelas de 2.000 – 1ª vence agosto/x18)
	48.000
	Duplicata a receber (antes de 180 dias)
	73.000
	Caixa
	12.000
	Capital Social
	110.000
	Títulos a pagar (antes de 30 dias)
	28.000
	Terrenos
	40.000
	Reserva Legal
	15.000
	Equipamentos
	15.000
	Bancos (conta movimento)
	33.000
	Móveis e Utensílios
	18.000
	Fornecedores (antes de 360 dias)
	35.000
	Veículos
	47.000
	Imposto a Restituir (previsão de 2 anos)
	3.500
	Estoque
	64.900
	Lucros Acumulados
	51.520
	IR a Pagar(antes de 180 dias)
	2.680
	Duplicata Descontada
	23.000
	Fundo de Comércio – Goodwill
	6.800
13)A Cia CAFÉ FRESCO Ltda apresentou o seguinte resultado no ano X18.
	CONTAS
	31/12/X18
	Caixa
	36.300
	Empréstimos bancários
	28.900
	Fornecedores
	38.500
	Banco
	52.200
	Estoque
	43.000
	Duplicata a Receber – 30 dias
	138.800
	Imóveis (uso não operacional)
	50.000
	Impostos a Restituir (2 anos)
	22.400
	Encargos Sociais a Recolher
	37.300
	Empréstimos Bancários (50% X18 e 50% para X19)
	78.700
	Ações de outras empresas (não operacional)
	22.000
	Provisão P/ Créditos Liquidação Duvidosa – PCLD
	7.200
	Financiamentos a Pagar (400 dias)
	187.160
	Máquinas e Equipamentos
	110.800
	Lucros Acumulados/Prejuízo
	107.880
	Capital Social
	140.000
	Veículos (uso não operacional)
	40.000
	Financiamentos a Pagar – 100 dias
	26.600
	Depreciação Acumulada – Veículo
	8.200
	Depreciação Acumulada – Maq. E Equipamentos
	42.700
	Aplicação Financeira – 400 dias
	80.000
	Causas Trabalhistas a Pagar – 380 dias
	21.250
	INSS à Pagar
	56.870
	Reserva para Contingência
	30.000
Pede-se: Elaborar o Balanço Patrimonial em 31/12/x18 da Café Fresco Ltda.
EXERCÍCIOS EXTRA 1. – BALANÇO PATRIMONIAL 
1– Apresentado o Balancete de Verificação da Cia ALEGRIA JÁ Ltda em 31.12 
	CONTAS
	R$
	CONTAS
	R$
	CAIXA
	15.125
	IR A PAGAR
	35.234
	LUCROS OU PREJ. ACUMULADOS
	38.655
	CONT. SOCIAL A PAGAR
	13.663
	BANCOS
	96.000
	DIVIDENDOS A PAGAR
	63.427
	RESERVA LEGAL
	82.300
	SALÁRIOS A PAGAR
	30.000
	DUPLICATAS A RECEBER
	169.200
	VEÍCULOS
	96.000
	Provisão p/Crédito Liquidação Duvidosa – PCLD
	6.000
	DEPRECIAÇÃO ACUMULADA
	23.180
	ESTOQUE 
	63.500
	MARCAS E PATENTES
	1.800
	CAPITAL SOCIAL
	237.300
	DUPLICATAS DESCONTADA
	68.100
	EQUIPAMENTOS
	10.200
	ICMS A RECOLHER
	18.670
	INSTALAÇÕES
	21.500
	FGTS A RECOLHER
	11.310
	MÓVEIS E UTENSÍLIOS
	80.000
	INSS A PAGAR
	2.796
2) A Cia NOVA VIDA S/A tem o seguinte patrimônio em 31.12.X17 Monte o Balanço Patrimonial.
	CONTAS
	31/12/X15
	CONTAS
	31/12/X15
	Marcas e Patentes
	69.200
	Moveis e Utensílios
	82.400
	Caixa
	3.700
	FGTS a Recolher
	11.000
	Empréstimos (100 dias)
	172.100
	Máquinas e Equipamentos
	110.000
	Fornecedores
	87.300
	Lucros Acumulados
	107.920
	Banco
	57.800
	Capital Social
	84.570
	Estoque
	65.200
	Veículos (uso da empresa)
	65.300
	Duplicata a Receber – 30 dias
	89.300
	Financiamentos a Pagar – 100 dias
	25.750
	Imóveis (uso não operacional)
	90.000
	Depreciação Acumulada - Veículo
	3.450
	Impostos a Restituir
	12.200
	Outros valores a Receber
	33.800
	Encargos Sociais a Recolher
	7.300
	Depreciação Acumulada – Maq. eq.
	25.950
	Empréstimos Bancários (390 dias)
	58.200
	Aplicação Financeira – 120 dias
	25.000
	Ações de outras empresas
	42.000
	Causas Trabalhistas Pagar 80 dias
	12.730
	PCLD
	15.200
	Seguros Pagos Antecipadamente
	 13.570
	Financiamentos a Pagar (450 dias)
	120.000
	Reserva Legal
	28.000
3 – Preparar o Balanço Patrimonial em 31/12/xx da empresa DA LUA LTDA.
	CONTAS
	R$
	Lucros Acumulados
	153.150
	Títulos a Pagar
	83.100
	Reserva Legal
	61.000
	Marcas e Patentes
	5.700
	Edifícios
	230.000
	Empréstimos bancários
	150.000
	Bancos (conta movimento)
	85.000
	Duplicata a receber 
	75.000
	Móveis e Utensílios
	186.000
	Caixa
	2.350
	Fornecedores 
	67.000
	Capital Social
	320.000
	Veículos
	196.000
	Títulos a pagar
	83.200
	DepreciaçãoAcum. Móveis Utensílios
	27.500
	Terrenos
	150.000
	Estoque
	14.900
4– A Cia Ltda apurou as seguintes contas em 31.12.17. Pede-se monte o Balanço Patrimonial.
	CONTAS
	R$
	CONTAS
	R$
	IMPOSTO A RESTITUIR
	38.000
	RESERVA p/ CONTIGÊNCIA
	82.811
	AÇÕES
	46.400
	FINANCIAMENTOS (500 DIAS)
	150.000
	MAQUINAS
	48.400
	SEGUROS PAGOS ANTECIPAD.
	17.000
	CAIXA
	15.125
	IR A PAGAR
	35.234
	LUCROS/ PREJ. ACUMULADOS
	140.000
	CONT. SOCIAL A PAGAR
	13.663
	BANCOS
	96.000
	DIVIDENDOS A PAGAR
	53.427
	RESERVA LEGAL
	82.300
	SALÁRIOS A PAGAR
	30.000
	DUPLICATAS A RECEBER
	139.200
	VEÍCULOS
	96.000
	PCLD
	6.000
	DEPRECIAÇÃO ACUMULADA
	23.180
	ESTOQUE 
	63.500
	EQUIPAMENTOS INFORMÁTICA
	11.800
	CAPITAL SOCIAL
	300.000
	DUPLICATAS DESCONTADA
	68.100
	MARCAS E PATENTES
	10.200
	ICMS A RECOLHER
	18.670
	EQUIPAMENTOS 
	21.500
	FGTS A RECOLHER
	11.300
	MÓVEIS E UTENSÍLIOS
	144.355
	INSS A PAGAR
	12.795
5) A Cia Fantasias Ltda no ano apresentou as seguintes contas patrimoniais: Pede-se: Elaborar o Balanço Patrimonial em 31/12/x18 da empresa Festas e Fantasias. 
	CONTAS
	R$
	CONTAS
	R$
	Marcas e Patentes 
	2.000
	Outras Contas a Receber
	10.800
	Veículos (uso da empresa)
	100.000
	Máquinas e Equipamentos
	130.000
	Financiamentos a Pagar – 100 dias
	64.300
	Caixa
	55.800
	Depreciação Acumulada – Maq. e Equipamentos
	32.700
	Impostos a Pagar
	36.000
	Impostos a Restituir – 400 dias
	91.190
	Fornecedores
	65.500
	Causas Trabalhistas a Pagar – 400 dias
	21.250
	Salários a Pagar
	27.200
	Goodwill
	13.100
	Banco
	70.665
	Reserva Legal
	47.285
	Estoque
	63.600
	Duplicata a Receber – 30 dias
	65.000
	Prejuízo Acumulado
	37.880
	Imóveis (uso não operacional)
	58.000
	Capital Social
	230.000
	Aplicação Financeira (180 dias)
	12.700
	Equip. de Informática
	10.700
	Depreciação Acumulada – Veículo
	37.900
	FGTS a Recolher
	 15.000
	Empréstimos de 20 parcelas a 1º vence maio/X15
	80.000
	Encargos Sociais a Recolher
	10.100
	Ações de outras empresas (não operacional)
	23.000
	Energia Elétrica a Pagar
	5.000
	Prov. P/ Créditos Liquidação Duvidosa – PCLD
	5.200
	FGTS a Recolher
	25.000
	IR A Pagar
	12.000
	Duplicata Descontada
	30.000

Continue navegando