Buscar

Atividade - Direito Civil VI 04.04 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota
	
ATIVIDADE – DIREITO CIVIL VI
(Componente de AVP1)
 
	Aluno:
	Luiz Guilherme Maia bezerra de Alencar 
	Professor:
	CLAUVER RENNÊ LUCIANO BARRETO
	Curso:
	DIREITO
	Data:
	
	Turma:
	321.7
	Disciplina:
	DIREITO CIVIL VI – Sucessões 
Questão 01 Julgue o item abaixo e justifique sua resposta.
· Luiz, sem filhos, é casado com Aline sob o regime da comunhão universal. No ano de 2018, Luiz perdeu o pai, Mário. Como seu irmão, Rogério, morava em outra cidade e sua mãe, Catarina, precisava de cuidados diários, Luiz levou-a para morar junto dele e de Aline. Durante à pandemia de Covid-19, tanto Luiz, quanto Catarina contraíram a doença e foram internados. Ambos não resistiram e no dia 30 de junho, Luiz faleceu, sem deixar testamento. Catarina morreu no dia 15 de agosto, também sem deixar testamento. Com base no fato narrado podemos afirmar que Rogério será herdeiro de Catarina e, na sucessão de Luiz, serão chamadas Aline e Catarina (seu herdeiro, Rogério, receberá o quinhão como parte da herança deixada pela mãe).
 ( X )Certo ( ) Errado
	1
	Em relação a sucessão de Luiz, é preciso verificar quais os parentes sucessíveis vivos ao tempo da abertura da sua sucessão. Na medida em que a mãe de Luiz, Catarina, ainda estava viva no momento da morte dele, ainda que tenha falecido logo depois, ela terá direito de recolher sua herança. Mas ela não herdará sozinha, pois Luiz era casado com Aline, que também tem legitimidade sucessória, mesmo sendo casada no regime de comunhão universal de bens, pois o regime de bens não tem relevância para definir a concorrência do cônjuge sobrevivente com os ascendentes (art. 1.829, II e 1.836, CC).
Em relação à sucessão de Catarina, somente estava vivo ao tempo da abertura da sua sucessão seu filho Rogério, já que Luiz já era pré-morto e não tinha descendentes para representá-lo, razão pela qual ele recolherá a totalidade de sua herança (art. 1.833, CC).
	2
	
	3
	
	4
	
	5
	
	6
	
	7
	
	8
	
	9
	
	10

Outros materiais