Buscar

O Serviço Social no Capitalismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação II - Individual (Cod.:739099)
O Serviço Social no Capitalismo (SES49) Prova 45012791
Período para responder 04/04/2022 - 26/04/2022
1 - Na perspectiva de Capital x Trabalho (patrão x trabalhador) existem interesses completamente diferentes, pois o que oferece economicamente uma classe desfavorece a outra. Com relação ao exposto, analise as sentenças a seguir: I- Uma causa da crise econômica seria a anarquia da produção, em que a liberdade de lucros causa desarmonia no sistema capitalista e sua economia. II- Para Marx, a anarquia da produção evidencia que o capitalismo tem um sistema organizado e não centralizado. III- Os patrões precisam manter seu lucro e lutam por isso, já os trabalhadores lutam melhores salários e ampliação dos direitos trabalhista. IV- O Capitalista, ou seja, o patrão, precisa manter os lucros e com isso causa o desemprego, que por sua vez diminui os salários, aumentando a oferta de mão de obra. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II e IV estão corretas.
B) As sentenças I e II estão corretas.
C) Somente a sentença I está correta.
D) As sentenças III e IV estão corretas.
2 - A implantação do neoliberalismo vem impactando na vida da classe trabalhadora. O enfrentamento para a diminuição das expressões das questões sociais, como o desemprego ou emprego precário, o aumento da pobreza, a falta de moradia, a fome e as diversas violências que vivenciamos diariamente, não podem mais ser protelados. Sobre a atuação dos assistentes sociais no enfrentamento da questão social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas: ( ) As demandas impostas pelo neoliberalismo fazem com que aumente a necessidade de atuação dos assistentes sociais. ( ) O neoliberalismo faz com que a atuação do assistente social se torne desnecessária. ( ) A atuação do assistente social promove a justiça social, independente de outras áreas de atuação ou políticas econômicas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - V.
B) V - F - F.
C) V - V - V.
D) F - F - V.
3 - Os assistentes sociais tiveram participação ativa com a gestão empresarial, nesse período de mudanças no setor industrial, através da implementação dos Círculos de Controle de Qualidade (CCQs), que eram definidos como um grupo pequeno e formado por funcionários voluntários, que pertenciam ou não à mesma área de trabalho, mas que eram treinados da mesma forma, para entender a filosofia e objetivos, para melhorar o desempenho da produção, diminuir custos, elevar a eficiência, principalmente no que se refere à qualidade de seu trabalho, ou de suas mercadorias. Sobre esse aspecto da participação do assistente social na gestão estatal, assinale a alternativa INCORRETA:
A) As respostas do setor empresarial para as reivindicações dos trabalhadores eram apresentadas e resolvidas nas comissões com representação de todos os segmentos da empresa, sendo que o profissional realizava a mediação dos interesses de cada um. 
B) A profissão do Serviço Social, durante esse período, ocupava um espaço de trabalho nas empresas nas áreas de recursos humanos, onde os assistentes sociais desenvolviam um papel incisivo neste contexto.
C) Em nenhum momento a classe empresarial, durante essas décadas, realizou algum empenho intenso para realizar uma ação sociopolítica em consonância com as reformas do sistema capitalista em ciclo. 
D) O processo de produção e as decisões sobre a produtividade não eram afetadas pois o profissional de Serviço Social estava livre de práticas contraditórias.
4 - O trabalho é a ferramenta para as atividades da economia política, sendo esse o responsável pela produção da riqueza social. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A) O trabalho é desenvolvido pelo homem como sendo um instrumento capaz de produzir a sua essência.
B) Trabalho não se torna um dos componentes condicionantes da história da sociedade.
C) O trabalho é desenvolvido pelo homem, porém ele não transforma o meio em que vive.
D) O modelo de produção capitalista possui uma divisão igualitária, gerando as classes antagônicas.
5 - A implantação do neoliberalismo vem impactando na vida da classe trabalhadora. O enfrentamento para a diminuição das expressões das questões sociais, como o desemprego ou emprego precário, o aumento da pobreza, a falta de moradia, a fome e as diversas violências que vivenciamos diariamente não podem mais ser protelados. Sobre a atuação dos assistentes sociais no enfrentamento da questão social, analise as sentenças a seguir: I- As demandas impostas pelo neoliberalismo fazem com que aumente a necessidade de atuação dos assistentes sociais. II- O neoliberalismo faz com que a atuação do assistente social se torne desnecessária. III- A atuação do assistente social promove a justiça social, independente de outras áreas de atuação ou políticas econômicas. IV- O Estado vem implantando ações que tornam a atuação do assistente social dispensável. Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a sentença I está correta.
B) As sentenças I e III estão corretas.
C) As sentenças I, II e IV estão corretas.
D) As sentenças III e IV estão corretas.
6 - As crises expressam um desequilíbrio entre a produção e o consumo, comprometendo a realização do capital, ou seja, a transformação da mais-valia em lucro, processo que só se realiza mediante a venda das mercadorias capitalisticamente reduzidas. Com relação ao exposto, analise as sentenças a seguir: I- A produção das mercadorias não necessita e não precisa atender às necessidades da classe trabalhadora, e sim as necessidades da classe burguesa, patrões, através do lucro, consequentemente, as crises econômicas. II- Na economia capitalista, interessa o valor de troca e não o valor de uso das mercadorias. III- Duas causas fundamentais que geram as crises econômicas: uma na contradição entre o capital x trabalho e a outra se baseia na anarquia do mercado. IV- Capital x trabalho: interesses contrários entre capitalistas e empregador. Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a sentença I está correta.
B) As sentenças III e IV estão corretas.
C) As sentenças II e IV estão corretas.
D) As sentenças I e II estão corretas.
7 - A implantação do neoliberalismo vem impactando na vida da classe trabalhadora. O enfrentamento para a diminuição das expressões das questões sociais, como o desemprego ou emprego precário, o aumento da pobreza, a falta de moradia, a fome e as diversas violências que vivenciamos diariamente, não podem mais ser protelados. Sobre a atuação dos assistentes sociais no enfrentamento da questão social, analise as sentenças a seguir: I- As demandas impostas pelo neoliberalismo fazem com que aumente a necessidade de atuação dos assistentes sociais. II- O neoliberalismo faz com que a atuação do assistente social se torne desnecessária. III- A atuação do assistente social promove a justiça social, independente de outras áreas de atuação ou políticas econômicas. IV- O Estado vem implantando ações que tornam a atuação do assistente social dispensável. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e III estão corretas.
B) As sentenças III e IV estão corretas.
C) As sentenças I, II e IV estão corretas.
D) Somente a sentença I está correta.
8 - Em um determinado modelo de política as demandas do Serviço Social sofreram muitas transformações a partir da reorganização da economia e das mudanças no mundo do trabalho com a restrição do envolvimento do Estado e diminuição dos direitos sociais. Assinale a alternativa CORRETA que indica qual é esse modelo de política:
A) Ditadura.
B) Neoliberalismo.
C) Democracia.
D) Pós-modernidade.
9 - O capital se expande pelo modelo de produção, pelo que se chama de apropriação da mais valia, que é o valor total de trabalho empregado na produção de mercadoria, ou seja, é o trabalho excedente que não é pago. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A) O raciocínio lógico dos capitalistas seria sempre avançar a mais valia dos trabalhadores.
B) A acumulação do capital estariaindependente da vontade individual dos trabalhadores.
C) A acumulação do capital estaria independente da vontade individual dos trabalhadores.
D) O raciocínio lógico dos capitalistas seria sempre avançar a mais valia dos empregador.
10 - A implantação do neoliberalismo vem impactando na vida da classe trabalhadora. O enfrentamento para a diminuição das expressões das questões sociais, como o desemprego ou emprego precário, o aumento da pobreza, a falta de moradia, a fome e as diversas violências que vivenciamos diariamente, não podem mais ser protelados. Sobre a atuação dos assistentes sociais no enfrentamento da questão social, assinale a alternativa CORRETA:
A) A atuação do assistente social promove a injustiça social, independente de outras áreas de atuação ou políticas econômicas e jurídicas.
B) As demandas impostas pelo neoliberalismo fazem com que aumente a necessidade de atuação dos assistentes sociais.
C) O neoliberalismo não faz com que a atuação do assistente social se torne desnecessária.
D) A atuação do assistente social promove a injustiça social, independente de outras áreas de atuação ou políticas econômicas.

Continue navegando