Buscar

caqui, figo e abacate

Prévia do material em texto

UEPG – Bacharelado em Agronomia
Atividade avaliativa 02: culturas de abacate, figo e caqui
	Aluno
	Gabriel Correa Plodoviski
	Valor: 10,0 pontos
	R.A. 
	 18005922
	Nota: 
	Professores
	Ricardo A. Ayub (rayub@uepg.br) 
Calistene Ap. Pinto (calistenep@hotmail.com)
	
Atenção: as questões respondidas devem ser anexadas em formato Word ao Google Classroom, e enviadas ao email calistenep@hotmail.com até a data de 27 de agosto de 2021. 
Questões:
1) O abacateiro é uma frutífera oriunda da América Central. Entretanto, devido ao seu centro de origem se estender a diversas regiões, há também algumas variações no que diz respeito à espécie Persea americana. Descreva quais são essas subespécies e as características que as diferenciam. (0,7 p.)
R: Raça mexicana (Persea americana var drymifolia); Raça antilhana (P. americana var. americana); Raça guatemalteca (P. nubigena var, guatemalensis). A raça antilhana possui origem na america central, seu tempo de maturação é de 6 a 9 meses com frutos medios a grandes e com sementes soltas. A raça guatemalteca é mais resistente a frio, possui origem no mexico, equador e peru, com frutos pequenos e curto com semente presa. A raça mexicana tem frutos pequenos a grande com semente pequena e presa
2) O fruto de abacate possui diversas propriedades, e pode ser consumido de várias formas. Dentre elas, está a produção de óleo a partir da polpa do fruto que é rica em ácidos graxos como ácido oleico. Contudo, há certa dificuldade para realizar a extração desse óleo da polpa do abacate. Qual seria essa desvantagem? No que ela impacta sobre a extração de óleo? (0,7 p.)
R: O fruto de abacate apesar de ter niveis consideraveis de óleos em sua polpa, possui a particularidade de ter uma extração muito dificultosa, tanto por sua composuição, bem como pelos teores de umidade encontrados.
3) Em relação aos aspectos botânicos, embora o abacateiro tenha floração hermafrodita, o processo de autopolinização é impedido pelo que chamamos de sincronia diurna dicogâmica protogínica. Descreva o que é, e como ocorre esse processo. Cite duas variedades cultivadas no Brasil de cada grupo floral. (0,8 p.)
R: Isso ocoorre com a abertura das flores femininas e após se fecharem, abrem novamente porém com função feminina. Seu nome chama-se sincronia diurna dicagâmica protoginica pois refere-se a maturação dos orgaos sexuais que se defasam, e a protoginia é a abertura da flor feminina ocorrer antes da masculina, e como esse processo ocorre durante o dia a nomenclatura ficou conhecida por esse nome. Dentre o grupo floral B podemos citar as variedades Geada e Margarida, e do grupo A a Hass e Ouro Verde.
4) Em relação ao consumo do figo, fale sobre as propriedades nutracêuticas da fruta e como o mesmo pode ser consumido. (0,7 p.)
R: O figo é uma fruta muito rica em compostos com potenciais de utilização terapeutica, sendo alguns os principais compostos fenolicos, alcaloides e flavonoites, também sendo uma fruta rica em nutrientes. Seu modo de consumo varia deste produto in natura, bem como em doces, compotas e a fruta seca também é apreciada em alguns locais.
5) O que conhecemos por fruto de figo, é na verdade uma infrutescência. Descreva quais são os aspectos morfológicos, e faça um desenho indicando as partes dessa infrutescência. (0,8 p.)
R: 
6) Diferencie as características e propriedades das principais variedades de figo produzidas no Brasil. Explique a qual tipo pomológico elas pertencem, e porque elas são produzidas no Brasil. (0,7 p.)
R: 
7) O fruto do caqui é constituído de diversos compostos químicos, e dentre eles o mais característico é o tanino que confere o “amarrar a boca”. O que é esse composto, e como ele promove esse aspecto adstringente? (0,8 p.)
R: Os compostos responsáveis por essa caracteristicas de “amarrar a boca” são os taninos presentes nas frutas de caqui, eles se formam e mantém essas caracteristicas quando não há acumulo de acetaldeido nos frutos, pois quando esse se acumula os taninos são polimerizados e formam uma espécie de gel, que nao confere essa adstrigencia ao paladar do consumidor.
8) Diferencie os tipos de caqui em relação a adstringência, e descreva a principal variedade de cada grupo. (0,7 p.)
R: São divididos em 3 grupos que serão descritos a seguir:
Sibugaki Frutos taninosos com polpa amarelada podendo apresentar sementes ou não, as principais variedades são Taubaté e Pomelo.
Amagaki São frutos de polpa não taninosa e polpas amareladas, são os caquis doces e duros, conhecidos principalmente pelas cultivares Fuyu, e Fuyuhana. 
Variável frutos de polpa taninosa e de cor amarelada, quando sem sementes e não taninosa, parcial ou totalmente, quando com uma ou mais sementes. Quando as sementes são numerosas, a polpa é de cor escura, sendo popularmente chamado caqui chocolate. As principais cultivares deste grupo são: Rama forte e giombo.
9) Algumas variedades possuem altos teores de taninos nos frutos, e portanto esses frutos necessitam ser destanizados para serem consumidos. Como ocorre esse processo de destanização? (0,7 p.)
R: Para que ocorra o processo de destanização, podem ser utilizados vários métodos que consistem em polimerizar os taninos para que não reajam com as proteinas presentes na lingua, essa polimerização pode ser favorecida pelo acumulo de acetaldeido no fruto.
10) Fale sobre as condições climáticas ideais para a implantação do pomar e cultivo de frutos de caqui, abacate e figo. (0,6 p.)
R: O abacateiro é uma cultura que se adapta a regiões de clima ameno, com temperaturas dirunas ideias na casa de 20 °C, porém, não é muito resistente a geadas. Deve-se sempre atentar-se as relações entre cultivares para conhecer melhor a sua adaptação a região, sendo que muitas vezes a cultura é intensamente afetada pelos fortes ventos, e necessita de aproximadamente 1200 mm de água ao ano de preferencia bem distrubuidos, pois o acumulo e a falta da mesma em determinadas épocas pode ocasionar em perda de produtividade. 
Para a figueira, a planta se adapta bem em regiões de clima quente, com temperaturas entre 20 e 25 °C e temperaturas acima de 40°C prejudicam a formação dos frutos e abaixo de 15°C temos a paralisação do crescimento da planta. Por ser uma planta sensivel a stress hidrico, necessita de chuvas bem distrubuidas na ordem média de 1200 mm por ano.
O caquieiro é uma planta que tolera climas mais frios, para os caquis de tipo doce a temperatura média anual ideal é acima de 13°C e para os taninosos acima de 10°C, necessita de chuvas bem distribuidas e é influenciado diretamente pelos ventos, que quebram galhos facilmente, fazendo-se necessário o uso de quebra ventos de acordo com a região que o pomar estará inserido.
11) Como ocorre o preparo da área e a propagação para as culturas do figo, caqui e abacate? Descreva – o. (0,7 p.)
R: Para o FIGO, a propagação em geral é realizada por via assexuada e em alguns casos utiliza-se a propagação sexuada também. Para o preparo da área, o solo deve ser com textura de preferencia areno argilosa e nao conter patógenos, após limapr o terrenos realizar o preparo do solo e realizar uma calagem da área, bem como adubações para preparar o terreno para receber as mudas. Cavar covas com as medidas de 40 x 40 x 40 ou 60 x 60 x 60. 
Para o Abacate, o método mais utilizado de propagação é a reprodução assexuada, onde predomina-se a garfagem de fenda cheia. O preparo da área deve ser realizado primeiramente com analise quimica do solo para posterior adubação e calagem, a área deve ser limpa, e realizar o processo de subsolagem e podem ser optados por aração profunda ou uso de grade aradora e posteriormente niveladora caso o plantio seja realizado em covas. As covas devem possuir de 50 x 50 x 50 a 70 x 70 x 70 cm, o plantio em sulcos também pode ser recomendado em sulcos de aproximadamente 40 cm.
O caqui é reproduzido principalmente por maneira assexuada por via da enxertia de garfagem como fenda cheia, e também a borbulhia aberta. Deve ser feito o processo de limpeza da área, analise quimica e fisica do solopara correção. Em seguida, seguem os processos basicos para implantação de um pomar. As covas podem ser de 50 x 50 x 50 a 70 x 70 x 70 cm.
12) Diferencie brevemente como os tratos culturais (adubação e poda) são mediados para as culturas do caqui, figo e abacate. (0,7 p.)
R: Para o Caqui, a saturação de bases idel é de 70 %, como em preparo de área é realizado correação em área total de 0 a 20 cm pelo menos 3 meses antes da implantação. A adubação deve ser sempre atentada em relação aos niveis de P e K, sendo realizadas adubaçoes de cobertura após a época de dormencia da planta. Para a poda, realiza-se a poda de formação para adequar o formato da planta as operações de manejo. Após o desenvolviemnto são realizadas podas no inverno nos 4 primeiros anos de cultivo, para remover ramos improdutivos e mal posicionados.
 Para o figo, a saturação de bases ideal é de 70 % e a calagem deve ser realizada em área total com pelo menos 3 meses antes da implantação. A adubação para as covas deve ser realizada com esterco de aves, calcário e adubo NPK. Para a poda, devem ser realizadas as podas de formação e depois podas frequentes para manter a produtividade da planta.
Para o abacate, a SB ideal é de 60 % com elevados teores de magnésio, as adubações de plantio devem ser feitas com NPK , calcário e esterco de aves, devem ser analisados também os teores de micronutrientes pois o abacaterio é sensivel aos baixos niveis. A poda deve ser realizada na formação deixando apenas 3 ramos com 50 cm de altura do solo. Após a copa formada, realiza-se a poda de manutenção, onde são retirados os ramos improdutivos e que 
13) Descreva brevemente uma praga e uma doença que mais afetam as culturas do abacate, do figo e do caqui. (0,7 p.)
14) Quais são os cuidados no momento da colheita e no armazenamento de frutos de caqui, figo e abacate? Descreva as particularidades de cada um. (0,7 p.)
R: O Caqui deve ser colhido ao momento em que os frutos estão perdendo a coloração verde, com frutos que estão no tempo médio de maturação e não muito maduros, pois frutos muito maduros podem ser danificados no transporte e tem menor tempo de prateleira. A colheita é realizada manualmente, e seu armazenamento pode ser feito em camara fria para aumentar a vida util da fruta.
A colheita e armazenamento do figo pode variar de acordo com o mercado de destino, frutos que serão destinados para industrialização são colhidos mais verdes, cerca de 20 a 30 dias antes da maturação. Já os frutos destinados a mesa para consumo in natura são colhidos bem proximos ao ponto de consumo. È muito importante atentar-se ao esmagamento dos frutos, como são frutos moles são muito suscetiveis a esse tipo de dano. O transporte após a colheita deve ser realizado o mais rapido o possivel, pois o produto é altamente perecivel e perde qualidade ao tempo que fica armazenado.
Para o abacate, a colheita deve ser realizada nos peridos mais frios do dia, devem ser colhidos com o pendunculo e os danos mecanicos devem ser evitados. As frutas devem ser colocadas em caixas para que nao ocorra o esmagamento e podem ser armazenadas em temperaturas de 8 a 14 °C e com alta UR. Sua colheita deve ser realizada com escada, ou mesmo com ganchos prórpios para isso, já que muitas vezes os abacateiros podem ter alturas elevadas.

Continue navegando