Buscar

AVALIAÇÃO ONLINE_ Unidade II - Perícia Contábil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO ONLINE – UNIDADE II
PERÍCIA CONTÁBIL
1) De acordo com o artigo 465 da Lei nº 13.105/15, qual a resposta CORRETA?
a) Não é permitido que o juiz aprove o pagamento de até cinquenta por cento dos honorários arbitrados em benefício do perito no início dos trabalhos.
b) Conforme o art.465 da Lei 13.105/15, o perito deverá apresentar, em até dez dias, a proposta dos honorários posterior a sua indicação.
c) Após a indicação, o perito deverá apresentar seu currículo a fim de comprovar sua especialização.
d) Ainda dentro das funções das partes envolvidas, cabe a elas cobrar que o perito apresente os quesitos.
e) É função das partes envolvidas, dentro de cinco dias contados da intimação do despacho de nomeação do perito a indicação de um assistente técnico.
2) Referente à nomeação ou indicação do perito-contador assistente técnico, assinale a resposta CORRETA:
a) As partes envolvidas serão representadas por somente um assistente técnico para que seja efetuada a perícia judicial de ambas.
b) A indicação para a função de perito-contador assistente, para processo semijudicial, precisa ser considerada com distinção e identificação da capacidade e dos honorários do contador.
c) O processo de indicação e nomeação do perito-contador assistente técnico está apresentada e pode ser consultada mediante NBC 07 – Normas Técnicas.
d) É de conhecimento que, mesmo se nomeado, o contador não deve aceitar assumir o caso se não possuir conhecimentos específicos.
e) A nomeação ou contratação de perito-contador assistente técnico acontece quando as partes estão dispensadas de comprovar alguma situação.
3) Analise as afirmativas a seguir com relação ao perfil ético profissional do perito e aponte a única opção CORRETA.
a) O perito não pode divulgar informações sobre seu trabalho, mesmo mediante obrigação legal.
b) O perito deve cumprir como definido no Código de Ética Profissional do Contador.
c) Conforme a NBC TP 01, a Comissão de Valores Mobiliários designa colaboradores para executarem a fiscalização do exercício profissional, que devem ter competência legal similar à solicitada ao perito para a execução da função.
d) O código de ética ao qual o perito está vinculado, e o qual deve obedecer, sofreu modificações na sua denominação, conforme a Lei nº 11.510/2010, art. 76.
e) O trabalho do perito exige sigilo, mas ele não necessariamente deve ser mantido após a conclusão do trabalho.
4) Com relação às obrigações e responsabilidades que deve ter o perito, assinale a opção CORRETA:
a) Dentre as obrigações do perito-contador, antes da elaboração do laudo, ele deve enviar a intimação, porém somente para os casos de perícia arbitral.
b) No desempenho de sua função, o perito e os assistentes técnicos podem valer-se de todos os meios necessários, no entanto, jamais poderão ouvir testemunhas, por exemplo.
c) A função do perito-contador assistente técnico, antecedendo a sua nomeação, será exclusivamente em contestar ou apoiar os ideais do perito por meio do parecer que este emitiu.
d) O perito-contador, posteriormente a sua indicação pelo juiz para que ele atue em perícia contábil judicial, é contratado e passa a efetuar as atividades somente relativas à perícia contábil semijudicial.
e) Dentre as responsabilidades e compromissos do perito-contador está a assinatura de contrato para as situações de perícia extrajudicial, semijudicial ou ainda arbitral.
5) No que diz respeito às abordagens técnicas para o profissional contábil, existem algumas vedações. Com base nessas vedações, analise a opção CORRETA.
a) Quanto à abordagem ética do profissional contábil e suas proibições, pode-se afirmar que ele não pode mencionar fatos que conheça e repute em condições de exercer reflexos sobre peças contábeis objeto de seu trabalho.
b) É correto afirmar que o profissional não deve abster-se de oferecer parecer ou opinião, mesmo que ele não tenha toda a informação e não esteja munido de documentação sobre o fato.
c) Os profissionais devem considerar-se impedidos de emitir parecer ou elaborar laudos sobre peças contábeis quando estiverem nas situações expostas nas Normas Brasileiras de Contabilidade, verificando as limitações existentes que foram modificadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, conforme o art. 5º - Abordagens éticas para o profissional contábil.
d) O profissional não deve abster-se de interpretações injustas referentes à matéria que constitui objeto de perícia, garantindo total independência moral e técnica no desenvolvimento do referido laudo.
e) O contador, quando perito, assistente técnico, auditor ou árbitro, não deve jamais recusar sua indicação, mesmo que reconheça não estar capacitado em face da especialização requerida.
6) No que se refere às demais obrigações do profissional perito, analise as afirmativas e indique a única CORRETA.
a) Considerando a responsabilidade e o zelo, o perito deve efetuar suas funções, como, por exemplo, realizar a prova pericial mediante os acontecimentos concretos, mas não obrigatoriamente vistoriados de modo criterioso.
b) Dentre as características importantes deste profissional, é possível destacar a falta de obediência aos princípios da moral.
c) O perito deve efetuar suas tarefas em atendimento às Normas Brasileiras de Contabilidade, porém ele não tem por obrigação garantir o interesse de seus clientes e colaboradores.
d) O perito que prestar informações incorretas ou infundadas, por dolo ou culpa, será responsabilizado pelos danos decorrentes e poderá ficar inabilitado para executar perícias pelo período de 10 anos.
e) Por meio de legislação civil, ficam definidas as responsabilidades e as penalidades para as ações desenvolvidas pelo perito, as quais podem resultar em multas, indenização e inabilitação, dependendo da sua atuação.
7) Avalie o processo de atuação do perito contábil na arbitragem e indique a afirmativa CORRETA:
a) As ações do contador como árbitro e técnico se confundem e promovem a solução do conflito, mas, mesmo assim, é preciso fazer uso da perícia.
b) O perito-contador realiza um trabalho que não é considerada tão relevante na solução de conflitos.
c) Poderá atuar como árbitro um técnico que tenha conhecimento na área demandada, não sendo necessário, assim, a contratação de um perito.
d) Fica evidente que, na arbitragem, o contador poderá atuar como árbitro, no entanto, o contador jamais será visto nos Tribunais Arbitrais.
e) A Lei da Arbitragem exige capacitação específica na atuação de um árbitro.
8) Analise as afirmativas a seguir e assinale a única alternativa CORRETA.
a) A Resolução CFC nº 1.243/2009 aprovou a NBC TP 01 - Perícia contábil, que também orienta o trabalho do perito.
b) A NBC T 13 estabeleceu conceituação e objetivos, planejamento e execução, porém não definiu o processo de elaboração do laudo pericial.
c) A NBC T 13 considera somente os procedimentos proibidos na execução do trabalho do perito.
d) A Resolução CFC nº 799/1992 aprovou a NBC T 13 - Da perícia contábil.
e) Além do perito, existe o perito contador auxiliar, que deve ser conhecedor das mesmas atividades do perito contador.
9) Quanto à responsabilidade profissional do perito, avalie a opção CORRETA.
a) O perito deve possuir zelo no limite do ponto de vista científico. Suas ações não geram reflexos.
b) O perito deve demonstrar esclarecimentos definidos pela autoridade competente, mas os prazos para finalização e entrega da perícia são definidos pelo perito.
c) O perito não necessariamente precisa assumir a responsabilidade pessoal pelas informações prestadas.
d) Dentre as responsabilidades do perito, não estão os questionamentos atendidos, os métodos tomados e as diligências efetuadas.
e) O perito deve ser suscetível a argumentos e críticas, podendo revalidar ou rever a situação anterior.
10) Analise as alternativas apresentadas e assinale a CORRETA:
a) Na ocasião de requisições fora da área de especialização, é necessário que o perito-contador assistente técnico demonstre um parecer técnico relativo ao caso.
b) A nomeação de perito-contador assistente técnicoé insignificante para manter o efeito da produção da prova pericial.
c) O perito-contador assistente técnico deve evitar a comunicação com o perito do juízo.
d) Conforme a legislação pertinente, o juiz nomeará um perito que tenha experiência na matéria periciada.
e) A Lei nº 12.990/15 apresenta os impedimentos e suspeição do perito-contador assistente técnico.

Continue navegando