Buscar

Avaliação I - Individual contabilidade publica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Contabilidade Pública é a ciência que permite acompanhar a evolução do patrimônio das entidades do setor público, através do fornecimento de informações que visam auxiliar a tomada de decisão por parte dos gestores e demais usuários desta. Sobre os serviços impróprios, assinale a alternativa CORRETA:
A Serviços públicos impróprios do Estado são denominados assim para identificar os que não precisam ser prestados obrigatoriamente pelo Estado.
BServiços públicos impróprios do Estado são denominados assim para aplicar os serviços que precisam ser prestados obrigatoriamente pela comunidade.
CServiços públicos impróprios do Estado são denominados assim para não identificar os que não precisam ser prestados obrigatoriamente pela cidade.
DServiços públicos impróprios do Estado são denominados assim para identificar os que precisam ser prestados obrigatoriamente pelo Estado.
Os Fundos Especiais estão previstos na Lei n. 4320/64, que dispõe sobre normas de direito financeiro para os entes públicos. Os Fundos Especiais não têm personalidade jurídica própria, tendo natureza puramente contábil. Seu principal objetivo é separar recursos específicos de um ente. Exemplo: o FUNDEF - Fundo de Desenvolvimento e Valorização do Ensino Fundamental, o Fundo de Saúde etc. Esta separação permite um maior controle na aplicação de tais recursos, bem como uma maior transparência. Considerando as regras específicas dos Fundos Especiais, assinale a alternativa INCORRETA:
A Instituir Comissão Parlamentar Mista para administração do fundo.
B É obrigatório que os fundos tenham sua escrituração individualizada, principalmente no que se refere à disponibilidade de caixa, bem como as demais transações e operações, para viabilizar que as Demonstrações Contábeis sejam realizadas individualmente e conjuntamente com o Ente.
C A especificação dos recursos e da aplicação destes deve constar na Lei Orçamentária dos Entes.
D Dependem de prévia autorização legislativa.
Esse princípio exige que a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeição e rendimento funcional, sendo o mais moderno princípio da função administrativa, que já não se contenta em ser desempenhada apenas com legalidade, exigindo resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros.A qual princípio o exposto se refere?
A Moralidade.
B Publicidade.
C Eficiência.
D Legalidade.
Toda empresa ou entidades do terceiro setor terá um órgão administrativo para fazer a sua gestão. Não é diferente no setor público, responsável pela gestão do patrimônio público e serviços à população. Conforme Meireles (2007) a Administração Pública é constituída de órgãos a serviço do estado brasileiro. É nestes órgãos que ocorre a Administração Pública, que pode se dar de forma direta ou indireta. Sobre a administração direta e indireta, analise as afirmativas a seguir e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Quando as atividades e serviços públicos são executados pelos órgãos da estrutura administrativa dos chefes do poder executivo federal, estadual ou municipal, tem-se caracterizada a administração direta. 
( ) Quando concebidas para a execução de determinado serviço público, as entidades da administração indireta são criadas por intermédio de lei, pelo próprio poder público. 
( ) Quando o poder executivo delega os serviços públicos às entidades vinculadas a seus órgão próprios, tem-se caracterizada a administração direta. 
( ) Quando o poder executivo optar pela descentralização na prestação de serviços públicos, poderá fazê-lo por intermédio de entidades com personalidade jurídica pública ou privada, porém vinculadas a um órgão do chefe do poder executivo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F – V – F – V.
B V – V – F – V.
C F – V – F – F.
D V – F – V – F.
A Administração Pública, por seu caráter político e social, deve pautar suas ações com base princípios constitucionais. Conforme o artigo 37 da Constituição Federal/1988 (CF) a “administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”. Um desses princípios resume que nenhum indivíduo poderá ter suas demandas atendidas pelo agente público de modo exclusivo. Ainda: as ações da administração pública não devem favorecer um ou alguns indivíduos em detrimento de outro(s). Assinale a alternativa CORRETA que indica a respeuto de qual princípio está se falando:
A Impessoalidade.
B Eficiência.
C Legalidade.
D Moralidade.
Quando se trata de serviços públicos, Meirelles (2007, p. 331) explica que estes podem ser classificados em serviços públicos, serviços de utilidade pública, próprios e impróprios do Estado, serviços administrativos e industriais. Sobre os serviços públicos, assinale a alternativa CORRETA:Sobre os serviços públicos, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 33. ed. São Paulo: Malheiros Editores Ltda, 2007.
A São aqueles direcionados a atender à coletividade. Não existe o benefício específico para um seleto grupo de usuários, como os de iluminação pública, calçamento, entre outros.
B Esses serviços podem ser realizados diretamente pela administração, como podem ser prestados por terceiros, através da concessão, permissão ou autorização, devidamente regulamentadas e sob o controle da administração.
C São serviços diretamente relacionados com a exploração da atividade econômica. Estes só podem ser realizados pelo Estado quando forem considerados imperativos da segurança nacional ou de relevante interesse coletivo.
D São os prestados diretamente pela administração à comunidade, não cabe delegação destes a terceiros. Isto porque são tidos como essenciais e necessários para a existência do grupo social e do Estado.
A administração pública no Brasil é feita por intermédio de órgãos públicos da administração direta ou por entidades ligadas a estes órgãos. Quando a prestação de serviços à população é feita por estas entidades fica caracterizada a administração indireta. As entidades são criadas pelos órgãos públicos, com objetivos específicos, exercem suas competências com autonomia administrativa e financeira. Dentre estas entidades da administração indireta há aquelas sem fins lucrativos, com finalidade social, cuja criação deve ser autorizada por lei e que terão personalidade jurídica de direito privado ou público. Seu funcionamento é custeado por recursos da União e também de outras fontes. Assinale a alternativa CORRETA que indica qual é esse tipo de entidade da administração indireta:
A Sociedades de economia mista.
B Fundações.
C Autarquias.
D Empresas públicas.
No setor público, há várias orientações e procedimentos que são realizados através de Portarias da Secretaria do Tesouro Nacional. Quais as principais leis federais que norteiam o trabalho da contabilidade no setor publico e que estão relacionadas com as normas de direito financeiro, gestão fiscal e licitações e contratos administrativos? 
A Lei n° 11.638.
B Lei n° 8.666/93.
C Lei n° 4.320/64.
D Lei Complementar n° 101/2000.
É o serviço público oferecido no Brasil que não é considerado essencial e nem secundário para a coletividade, porém é considerado como serviço público por conveniência do Estado em realizá-lo.A qual serviço o exposto se refere?
A Serviços relacionados à educação.
B Serviços relacionados ao transporte.
C Serviços relacionados à Loteria Federal.
D Serviços relacionados à saúde.
A Administração Pública existe para atender única e exclusivamente ao interesse coletivo e não ao particular. Sobre a eficiência, assinale a alternativa CORRETA:
A O princípio da eficiência exige que a atividade administrativa seja exercida com ausência e perfeição.
B O princípio da eficiência exige que a atividade administrativa seja exercida com presteza, imperfeição e rendimento funcional.
C O princípio da eficiência exigeque a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeição e rendimento funcional.
D O princípio da eficiência exige que a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeição e rendimento profissional.

Continue navegando