Buscar

Mercado Financeiro 1

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Uma das principais modalidades de financiamentos a médio e longo prazos no mercado de capitais está a Oferta Pública de Ações. De acordo com o Livro da Disciplina, a Oferta Pública de Ações se caracteriza por ter suas operações realizadas num determinado grupo de empresas.
Assinale a alternativa que corresponda o grupo de empresa no qual estas operações podem ser realizadas.
A - Trata-se de uma operação exclusiva das empresas de sociedade simples.
B - Trata-se de uma operação exclusiva das empresas de sociedades anônimas(S.A.).
C - Trata-se de uma operação exclusiva das empresas de sociedades empresarias.
D - Trata-se de uma operação exclusiva das empresas de sociedades limitadas.
E - Trata-se de uma operação exclusiva das empresas EIRELI.
Resposta Correta: Resposta Correta: B - Trata-se de uma operação exclusiva das empresas de sociedades anônimas (S.A.).
Parte inferior do formulário
Taxa de 13,8% é a maior da série histórica da pesquisa do IBGE, iniciada em 2012.
Em setembro de 2020, foi alcançada a maior taxa de desemprego desde que o dado é publicado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal. Em três meses, devido a pandemia do Coronavírus, foram perdidos 7,2 milhões de postos de trabalho em apenas 3 meses.  Atualmente, o Brasil possui 13,13 milhões de pessoas desempregadas. 
 Analise ass assertivas abaixo é a seguir assinale a alternativa correta. 
I. O consumo é determinado pela renda do indivíduo que, além de consumir, também poupa. Com o advento da pandemia muitas famílias ficaram sem renda ou reduziram a renda afetando diretamente o consumo e a poupança.
II. A função de consumo representa a soma do consumo dos indivíduos de uma determinada comunidade e seus níveis de renda.
III. A função consumo é uma função linear que demonstra que mesmo com a renda igual a zero, haverá um consumo da coletividade para a sobrevivência.
Assinale a alternativa correta:
A - I e II estão corretas.
B -  I e III estão corretas.
C - II e III estão corretas.
D -  I, II e III estão corretas.
Resposta correta
E -  I está correta.
Resposta Correta: B -  I e III estão corretas.
Conforme Adam Smith, autor da célebre obra: A riqueza das Nações, “O consumo é o objetivo e o desígnio único de qualquer produção”. SMITH, ADAM. A riqueza das Nações. Editora Nova Cultural. Círculo do Livro, 1996. É próprio que uma economia aumente a produção de um determinado produto em função do aumento de seu consumo. Entendendo que o aumento do produto A gere a queda da produção do produto B, é natural que as economias utilizem alguma ferramenta para analisar a problemática na questão. 
Com base no enunciado e no Livro da Disciplina, assinale a afirmativa verdadeira que indique qual seria essa ferramenta.
A - Gráfico espinha de peixe.
B - Gráfico de implementação de ideias.
C - Diagrama de Ishikawa-Causa e Efeito.
D - Curva de possibilidades de produção.
E - Curva de análise econômico-financeira.
Resposta Correta: D - Curva de possibilidades de produção.
Diante das informações acima é correto afirmar:
A - Devido a pandemia do Coronavirus houve uma mudança de comportamento do consumidor, que deixou de comer fora para cozinhar em casa, o que fez a demanda por produtos da cesta básica crescer.
B - Outro fator determinante foi o a demanda internacional por alimentos que, também, causou alta dos preços. A China aumentou o nível de estoque de alimentos. Isso fez com que o valor de diversos produtos ficasse mais caro.
C - O auxílio Covid proporcionou o aumento de renda do brasileiro, a população teve acesso a mais alimentos e aumentou a procura sem, necessariamente, haver demanda suficiente para isso. 
D - O dólar valorizado frente ao real fez com que os produtos brasileiros ficassem mais baratos para exportação. Abriu novos mercados para os produtores brasileiros. 
E - Todas as alternativas acimas estão corretas.
Resposta Correta: E - Todas as alternativas acimas estão corretas
Em 2018, a concentração de renda no Brasil apresentada pela Pesquisa nacional de Amostra de Domicílios Contínua mostrou que o rendimento médio mensal de trabalho da população 1% mais rica foi quase 34 vezes maior que da metade mais pobre em 2018. Isso significa que a parcela de maior renda arrecadou R$ 27.744 por mês, em média, enquanto os 50% menos favorecidos ganharam R$ 820.
image.png 387.82 KB
https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/25702-renda-do-trabalho-do-1-mais-rico-e-34-vezes-maior-que-da-metade-mais-pobre. Acessado em: 03 out. 20.  (adaptado).
A partir dos dados apresentados, é correta afirmar que o consumo em nosso país é definido pela:
A - Os consumidores individuais brasileiro, a partir de sua renda decidem se irão consumir ou poupar. O consumo é determinado pela renda do indivíduo, quanto maior a renda, maior será seu consumo. Além de consumir, uma parcela será poupada. 
B - O consumo é composto pela propensão marginal de gastar que representa a quantidade de recurso que um consumidor individual consome. Ele está inversamente proporcional a renda.
C - O investimento é definido como a propensão marginal de poupar. Quanto maior a renda do indivíduo, maior a sua capacidade de investimento. 
D - O brasileiro poupa pouco em relação a outros países, pode-se afirmar que sua propensão marginal a consumir não é composta pela propensão marginal de poupar.
E -Mesmo em situações adversas como a Pandemia do Coronavirus o indivíduo brasileiro consome mesmo sem ter renda, isso porque, utiliza poupança de períodos anteriores. 
Resposta Correta: A - Os consumidores individuais brasileiro, a partir de sua renda decidem se irão consumir ou poupar. O consumo é determinado pela renda do indivíduo, quanto maior a renda, maior será seu consumo. Além de consumir, uma parcela será poupada. 
De acordo com o Livro da Disciplina, a curva de possibilidades de produção mostra como a escassez de recurso impõe limite à capacidade produtiva. Sabe-se ainda que elas movimentam-se ao longo do tempo, sobretudo em épocas em que surgem novas técnicas, novos recursos, novas possibilidades de produção que não se conhecia. É possível ocorrer dois tipos de deslocamento das curvas: positivo e negativo. 
Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir: 
I- Deslocamento positivo-revolução da microeletrônica na metade dos anos 1970, que possibilitou o aumento do emprego dos recursos e uma maior inserção da mão de obra técnica em todo o sistema produtivo.
Porque
II- Deslocamento negativo-guerra iniciada também nos anos 1970, em Moçambique(na África), onde a destruição foi quase que total, fazendo com que os recursos disponíveis chegassem quase a zero. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A - As duas afirmativas são proposições verdadeiras
B - As duas afirmativas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é um complemento da primeira.
C - As duas afirmativas são proposições verdadeiras, e a segunda é um complemento da primeira.
D - A primeira afirmativa é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
E - A primeira afirmativa é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
Resposta Correta: A - As duas afirmativas são proposições verdadeiras
Integra o subsistema normativo do Sistema Normativo Nacional, o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), o Conselho de Gestão da Previdência Complementar (CGPC) e as Instituições especiais. 
Com base no Livro da Disciplina, entre as instituições que operam no subsistema normativo, há algumas com características diferenciadas, são elas:
A - SPC, IRB, BACEN
B - BNDS, Susep, IRB
C - BB, CVM, BACEN
D - BB, BNDS, IRB
E - BB, BNDS, CEF
Resposta Correta: E - BB, BNDS, CEF
Moeda de alta potência é aquela gerada pelo Banco Central quando este emite um título no leilão primário que pode ser negociado pelos bancos que a compraram no mercado secundário por intermédio da operação de venda e compra de títulos governamentais. FONSECA,José W F. Mercado Financeiro e de Capitais. Curitiba, PR:IESDE, 2009.
De acordo com o enunciado acima e no Livro da Disciplina, escolha a alternativa correta para definição de título governamental:
A - Os títulos governamentais são escrituras emitidas pelo governo prometendo pagar um valor maior que o da compra em datas específicas ao detentor do mesmo.
B - Os títulos governamentais são documentos emitidos somente pelos bancos privados prometendo pagar um valor fixo em datas específicas ao detentor do mesmo.
C - Os títulos governamentais são documentos emitidos pelos bancos comerciais pagos somente se houver liquidez do mesmo.
D - Os títulos governamentais são documentos emitidos pelo governo prometendo pagar um valor fixo em datas específicas ao detentor do mesmo.
E - Os títulos governamentais são ações nominais emitidas pelas instituições financeiras prometendo pagar um valor fixo em datas específicas ao detentor do mesmo.
Resposta Correta: D - Os títulos governamentais são documentos emitidos pelo governo prometendo pagar um valor fixo em datas específicas ao detentor do mesmo.
O Sistema Financeiro Nacional é definido como o conjunto de instituições e instrumentos financeiros que possibilitam a transferência de recursos dos ofertadores finais para os tomadores finais e criam condições para que os títulos e valores mobiliários tenham liquidez no mercado(RUDGE;CAVALCANTE, 1996, p. 47). Com base no texto, e no livro da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao conceito de “ofertadores finais” e “tomadores finais”: 
(   ). Entende-se como ofertadores finais os agentes superavitários que possuem excedente de renda. 
 
(   ). Entende-se como ofertadores finais os agentes superavitários que não possuem excedente de renda. 
 
(   ). Entende-se como os agentes tomadores finais aqueles agentes deficitários que dispõem de excedente de renda. 
 
(   ). Entende-se como os agentes tomadores finais aqueles agentes deficitários que não dispõem de excedente de renda. 
 
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta: 
A - V, F, F, V.
B - V, F, F, F.
C - F, V, F, V.
D - F, F, V, V.
E - F, F, F, V.
Resposta Correta: A - V, F, F, V.
O infográfico apresenta a distribuição de renda em nosso país, a média de rendimento do trabalho para pessoas acima de 14 anos era R$ 2.234,00 no ano de 2018.
image.png 209.11 KB
Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/25702-renda-do-trabalho-do-1-mais-rico-e-34-vezes-maior-que-da-metade-mais-pobre Acessado em: 03 out. 20. 
/Diante as informações apresentadas no infográfico é correto afirmar:
A - Os consumidores individuais brasileiros, a partir de sua renda decidem se irão consumir e poupar. O consumo é determinado pela renda do indivíduo, quanto maior a renda, maior será seu consumo. Entretanto, além de consumir, uma parcela será poupada.
B - O consumo é composto pela propensão marginal de gastar que representa a quantidade de recurso que um consumidor individual consome. Ele está inversamente proporcional a renda.
C - O investimento é definido como a propensão marginal de poupar. Quanto maior a renda do indivíduo, maior a sua capacidade de investimento. 
D - O brasileiro poupa pouco em relação a outros países, pode-se afirmar que sua propensão marginal a consumir não é composta pela propensão marginal de poupar. 
E - Mesmo em situações adversas como a Pandemia do Coronavírus, o indivíduo brasileiro consome mesmo sem ter renda, isso porque, utiliza poupança de períodos anteriores. 
Resposta Correta: A - Os consumidores individuais brasileiros, a partir de sua renda decidem se irão consumir e poupar. O consumo é determinado pela renda do indivíduo, quanto maior a renda, maior será seu consumo. Entretanto, além de consumir, uma parcela será poupada.
Entre as instituições do Sistema Financeiro Nacional, há uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda, que é o órgão executivo central do sistema financeiro, funcionando como secretaria executiva do Conselho Monetário Nacional, cabendo-lhe a responsabilidade de cumprir as disposições que regulam o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e as normas expedidas pelo Conselho. Este órgão é denominado:
A - Institutos de Resseguros do Brasil.
B - Conselho Nacional de Seguros Privados.
C - Conselho de Gestão da Previdência Complementar.
D - Comissão de Valores Mobilizados.
E - Banco Central do Brasil.
Resposta Correta: E - Banco Central do Brasil.

Continue navegando