Buscar

Diário de campo estágio I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIÁRIO DE CAMPO
ESTÁGIO I
Semestre ano 5°/2020
	Diário de Campo nº 01
Campo de estágio: Unidade de Acolhimento para Mulheres em Situação de Rua-Elisângela Cardoso 
Tutora/Orientadora pedagógica Local: Silvânia Regina Pereira Coelho 
CRESS Nº: 1466 Região: 2° 
 Supervisora de Campo: Francilene Martins Mineiro 
CRESS Nº: 06256 Região: 2°
Estagiária: Maria Francisca Santos do Lago 
Matrícula: 1513872
	Atividade: Atendimento/Observação 
Data: Novembro e Dezembro/2020 Carga Horária 160 horas 
	ATIVIDADES/AÇÕES REALIZADAS
	ANÁLISE CRÍTICA DA ATIVIDADE 
	1) O que foi feito?
 
 Foram feitas observações do trabalho da Assistente Social na Unidade de Acolhimento para Mulheres em Situação Rua-Elisângela Cardoso, referente ao período de estágio I, que foi realizado nos meses de Novembro e Dezembro de 2020 com carga horária de 160 horas.
2) Como foi feito?
 
 O trabalho realizado na unidade foi acompanhar a realidade das acolhidas, observou- se as principais demandas para que pudesse iniciar as intervenções. Os atendimentos foram feitos através dos instrumentais: Acolhimento Social, Escuta Qualificada, Entrevista, Estudo Social , Observação, Reunião e Visita Domiciliar.
3) Por que fez?
 
 Foi feito com o objetivo de encontrar as respostas mais efetivas às demandas dos usuários, para que desse modo aconteça a redução das violações dos direitos socioassistenciais, seus agravamentos ou reivindicações com intuito da construção de novos projetos de vida para o usuário. 
4) Resultados
 
 Foram proporcionadas proteção social através do acolhimento temporário, garantindo cuidados, alimentação, vestuário e acompanhamento psicossocial. Os usuários receberam atenção especializada, orientação sobre os direitos e encaminhamento para outros serviços conforme a necessidade do usuário.
5) O que pensa do referido assunto?
 
 Percebe-se a importância da formação profissional em serviço social 
em especial no que tange os instrumentos que consolidam o fazer profissional. O relato da experiência do Estágio Supervisionado em Serviço Social I constitui uma visão acadêmica que está embasado no modo dialético, pois, possibilita na compreensão mais ampla em torno da realidade do dia a dia, compreendendo a questão social e suas expressões.
	6) Qual a justificativa da Ação? (Fundamentar com citação) 
 
 A população em situação de rua, representa a expressão de uma sociedade e encontra-se impregnada de diversos tipos de violações de direitos dos quais podemos destacar, o direito à moradia, a saúde, a educação e ao lazer. Destacamos que este grupo social representa hoje um total de 101.854 pessoas no Brasil, de acordo com os dados do Instituto de Pesquisa Estatística Aplicada (IPEA). Neste contexto o investimento de políticas publicas que reconheçam as necessidades desta população torna-se relevante, embora em sua maioria ser do sexo masculino, existe uma parcela crescente constituída por mulheres, que por sua condição de gênero vivencia tal realidade de forma muito mais vulnerável e exposta a outros tipos de violência, aumentando os riscos sociais e as desigualdades e sua invisibilidade. 
 De acordo com Tiene (2004): 
A mulher moradora de rua é minoria, se comparada à população masculina. Pode-se explicar porque, historicamente e culturalmente, a mulher sempre desempenhou o papel de reprodutora e responsável pelos cuidados com a prole, ou seja, sempre ou quase sempre, limitada a um espaço físico e social da casa, onde procria e por isso deve viver. Submissa no ambiente doméstico, tem tratamento desigual nas relações de trabalho, o que parece se repetir também na rua que é um espaço público.
 
 O acolhimento para com as mulheres que se encontram em situação de rua perpassa pela historicidade do próprio ser humano atendido, pela negação de direitos em toda a vida ou em boa parte dela. É imprescindível o respeito pela sua singularidade, subjetividade, sofrimento, anseios e frustrações destas, que neste recorte parecem sofrer ainda mais cruelmente os agravos cometidos contra o feminino.
	
7) O que destacaria de importante para ser analisado?
 O estágio é, de fato, um diferencial para a vida do acadêmico, pois é o primeiro 
contato do universitário com a prática da atividade que irá desenvolver futuramente. É quando, de fato, se sai da teoria e vai para a prática. O que implica em mudanças 
significativas do ponto de vista de quem está fazendo um curso de nível superior. 
 A realidade frente a frente é um divisor de águas, pois nos dá a noção exata do que vamos enfrentar futuramente. Isso mostra o quanto é importante o estágio, para que não se chegue no final da formação, sem ter noção do que vamos fazer de fato. O estágio implica em muito mais do que cumprir uma carga horária, implica em trazer à tona, toda a gama de conhecimento que vão se adquirir com o tempo e ainda aplicar tudo aquilo que se aprendeu na universidade.
 Desta forma, o estágio prático é essencial à formação do aluno de Serviço Social, enquanto lhe propicia um momento específico de sua aprendizagem, uma reflexão sobre a ação profissional, uma visão critica da dinâmica das relações existentes no campo institucional, apoiados na Supervisão enquanto processo dinâmico e criativo, tendo em vista possibilitar a elaboração de novos conhecimentos. 
8) Sentimentos e Impressões...
 Aqui expresso minha gratidão a todos que me ajudaram para que este estágio acontecesse
À Unidade de Acolhimento para Mulheres em Situação de Rua-Elisângela Cardoso, ao Instituto de Solidariedade e Inclusão Social (SOLIS), à Francilene Martins Mineiro, supervisora de campo, à orientadora pedagógica Silvânia Regina Pereira Coelho e 
ao Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI 
9) Referências 
 TIENE, Izalene. Mulher moradora de rua – entre violências e políticas sociais. Campinas: Alínea, 2004.> Em 24 de fevereiro.2021
	OBSERVAÇÃO DO SUPERVISOR:
_____________________________
Supervisor de Campo
	OBSERVAÇÃO DO TUTOR ORIENTADOR LOCAL:
	
_______________________________
Professor-Tutor Externo/Orientador pedagógico Local

Continue navegando