Buscar

Projeto Arquitetônico para Eng Civil DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Projeto Arquitetônico para Engenharia Civil 
Avaliação: Avaliação Final (Discursiva)
QUESTÃO 01
A realização de um projeto de arquitetura, como qualquer outro trabalho, tem premissas que lhe são próprias: há um programa a ser atendido, há um lugar em que se implantará o edifício, e há um modo de construir a ser determinado. Esse conjunto de premissas é elaborado graficamente em um desenho que opera como mediador entre a ideia do projeto e sua realização concreta. A partir desses pressupostos, descreva as principais características de uma planta baixa.
RESPOSTA ESPERADA:
A planta baixa é um desenho em escala desenvolvido para o entendimento de uma construção a partir de um corte horizontal a 1,5 m da base da obra. Por meio da planta baixa identifica-se a dimensão da área a ser construída, além de possibilitar o lançamento das informações complementares. Para o desenvolvimento de uma excelente representação técnica, é necessário que a planta baixa tenha as informações necessárias, como: nomes dos pavimentos, cotas, dimensões de aberturas, marcação de cortes, projeções, áreas edificadas, entre outras.
RESPOSTA FINAL:
A planta baixa é um desenho técnico onde é possível visualizar a relação dos espaços e características físicas vistas de cima. Ela é elaborada em escala a partir de um corte horizontal de 1,5m do piso. Nela é possível visualizar a dimensão da área a ser construída, níveis, paredes, portas, janelas entre outras informações complementares que possam contribuir como apoio a construção. Para que uma planta baixa tenha uma boa representação é necessário conter diversas informações, são elas: cotas, nomenclatura de pavimentos e cômodos, dimensões de portas e janelas, cortes, projeções, entre outras.
QUESTÃO 02
Para projetar e criar soluções diferenciadas no campo arquitetônico é necessário abrir o horizonte de conhecimentos. Como ponto de partida, num estudo minucioso, leva-se em conta o aprendizado da representação dos desenhos técnicos. Por meio de uma rápida retrospectiva histórica sobre a arquitetura e as construções, denota-se que as civilizações sempre utilizaram técnicas para a comunicação e criações de ideias. A partir desses pressupostos, descreva as principais características dos elementos primários.
RESPOSTA ESPERADA:
O ponto é visto como um recurso de organização no desenvolvimento para a criação de formas e espaços na construção. Ele não possui dimensão, comprimento, largura ou profundidade, serve para marcar as extremidades, intersecção, centro ou até mesmo o encontro de duas retas. A reta auxilia na formação de qualquer visual, podendo unir, conectar, sustentar, circular, interseccionar, descrever e destacar elementos, formatos e planos. O plano forma-se a partir de retas estendidas e são desenvolvidas a partir de traços. Em uma obra arquitetônica destacam-se três tipos de planos: plano de cobertura, plano de paredes e plano de base. Por fim, podemos caracterizar o volume a partir de três dimensões: comprimento, largura e profundidade.
RESPOSTA FINAL:
Os elementos primários são: o ponto, a reta, o plano e o volume. Iniciando pelo ponto, ele é visto como um auxílio à organização na criação do projeto contribuindo para a criação de formas e espaços na construção. O ponto não tem dimensão mas ele serve para marcar o centro de um campo, ou duas extremidades de uma reta ou a intercessão entre elas, ou marcar extremidades. A reta colabora com a formação visual de uma construção. Ela pode conectar, sustentar, unir, circular, interseccionar, descrever e destacar formatos, elementos e planos. O plano é gerado a partir das retas estendidas e segue seu desenvolvimentos desde os traços formando os seus limites. Em um projeto arquitetônico podemos encontrar até três tipos de planos: plano de cobertura, plano de paredes e plano de base. Para finalizar, o volume é o espaço ocupado por um corpo no espaço, ele é definido em três dimensões: comprimento, largura e profundidade.

Continue navegando