Buscar

Avitaminose D E e H em aves, Epidemiologia (1) (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avitaminose em aves - Epidemiologia 
A avitaminose é definida pela falta extrema de vitaminas no organismo, decorrente de uma carência severa de um tipo de vitamina ou de um complexo vitamínico. 
Existem vários tipos de avitaminose, que podem receber o nome da vitamina faltante no organismo, ou ter uma nomenclatura especifica. A vitaminose também pode ser causada pela baixa ingestão de vitaminas, decorrente devido à falta de recursos alimentares, falta de uma dieta adequada, ampla, e de reforços suplementares.
 A alimentação das aves é de grande importância quando de boa qualidade, e é necessário suplementos nutricionais, a qual são aliados na manutenção da saúde das aves, como vitaminas, aminoácidos e vermífugos. 
A carência de vitaminas causa disfunções que afetam o organismo, levando a inapetência, deficiência de crescimento, má emplumação, pouca resistência as doenças infectocontagiosas e parasitárias, além de afetar a reprodução e gerar aves fracas. Já a utilização de algumas substâncias fornecidas pelos alimentos, tais como hidratos de carbono, graxas, proteínas e minerais, ficaria prejudicados. 
Tipos de Avitaminoses: 
Avitaminose (vitamina D) = A vitamina D está ligada ao metabolismo de cálcio e a deposição de minerais no esqueleto. 
Nas criações de aves de postura, ela interfere diretamente na formação da casca do ovo, na mobilização dos minerais necessários para forma-la, e também mantem os níveis de cálcio e fósforo adequados no organismo. 
A deficiência severa dessa vitamina causa raquitismo e a osteomalácia. Também afeta diretamente a produção de ovos pois ocorre a fragilidade da casca dos ovos. 
Avitaminose (vitamina E) = Se manifesta na falta ou na completa ausência deste químico no organismo, onde é bastante útil no corpo das aves. 
A vitamina E é imprescindível para a proteção das membranas celulares e na defesa perante a fatores que levam ao estresse oxidativo, é uma vitamina antioxidante natural, importante na reprodução e na resposta imune. 
A deficiência e a falta da vitamina E, resulta em diátese exsudativa com sinais de edema subcutâneo, encefalomalacia, distrofia muscular, e problemas de eclosão e de fertilidade em machos. 
Avitaminose (vitamina H) = A vitamina H é indicada no auxílio de correção da falta da Biotina, a qual atua na muda e na formação das penas diretamente nos folículos, reduzindo a formação de cistos de penas e aumentando a resistência da pele frente a infecções. 
A falta da Biotina causa surgimento de lesões na pele, além de interferência no crescimento e reprodução das aves.

Continue navegando