Buscar

VISUALIZAÇÃO DE DADOS EM FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS - Atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

VISUALIZAÇÃO DE DADOS EM FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS
Atividade 1
De acordo com o estudo da unidade, as características dos dados podem ser estabelecidas pela definição básica de atributos ou pela classificação dos dados em discretos, contínuos, categóricos, ordinais e binários.
Os dados são classificados como discretos e contínuos, sendo ambos quantitativos, ou seja, consistem em números que representem contagens ou medidas. Já os dados categóricos, ordinais e binários correspondem a dados qualitativos, ou seja, dados que podem ser separados em diferentes categorias, distinguindo-se por alguma característica não numérica.
Diante do exposto, faça uma pesquisa a respeito dos dados quantitativos e qualitativos, explorando exemplos e situações reais que possam ser aplicadas.
Resposta
Os dados representam uma variável. Uma variável é uma característica que pode variar no seu valor entre sujeitos em uma amostra. As variáveis podem ser classificadas em quantitativas e qualitativas, ou categóricas. Assim os dados também se classificam em quantitativos e qualitativos, ou categóricos.
	Um dado é chamado de quantitativo quando a escala de mensuração tem valores numéricos. Exemplos de dados quantitativos são rendimento anual do sujeito, o número de filhos, a idade e o número de nãos de escolaridade.
	Um dado é chamado de qualitativo (categórico) quando a escala de mensuração é um conjunto de categorias. Por exemplo: o estado civil do indivíduo (casado, solteiro, divorciado, viúvo). Outros dados qualitativos podem representar um momento (sim, não), ou até mesmo se remeter a destino de compras (Shopping, centro da cidade, internet, outro).
	Faz-se distinções entre dados quantitativos e qualitativos porque métodos estatísticos diferentes se aplicam a cada tipo. Alguns métodos se aplicam aos dados quantitativos e outros se aplicam aos dados qualitativos.
	Os dados qualitativos subdividem-se em intervalar e nominal. Dados intervalares têm uma distância numérica específica entre cada par de níveis. O rendimento anual pode ser mensurado em uma escala intervalar. Intervalo inferior a um salário mínimo, entre um e dois salários mínimos, entre superior a dois até cinco salários mínimos, e assim por diante.
	Os dados qualitativos nominais não possuem extremidade inferior ou superior, por exemplo: o principal meio de transpor utilizado para o trabalho pode ser: automóvel, bicicleta, motocicleta, ônibus, metrô, a pé.
	Por outro lado, os dados quantitativos se subdividem em discretos e contínuos. Um dado é discreto se seus valores possíveis formam um conjunto separado de números como 0, 1, 2, 3, 4... Ao passo que é contínuo se ele pode ter um contínuo de valores reais possíveis, como 1,1, 1,2, 1,3....
	Os métodos estatísticos para dados discretos são principalmente usados para as variáveis quantitativas que aceitam relativamente poucos valores, como número de vezes que uma pessoa foi casada. Os métodos estatísticos para os dados contínuos são usados pra as variáveis quantitativas que podem aceitar muitos valores, não obstante se elas são contínuas ou discretas.

Continue navegando