Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Simulado AV - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA

Pré-visualização | Página 1 de 2

1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Assinale a alternativa CORRETA: Com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/90), alterou-se substancialmente a situação da infância e juventude brasileiras, uma vez que esta lei implementou a doutrina:
		
	
	da situação irregular, criando vários institutos de acolhimento para crianças e adolescentes, fossem infratores ou vítimas de abandono por omissão ou maus tratos.
	
	menorista, estabelecendo a proteção do vulnerável que não se ajustava a um padrão estabelecido, justificando assim, a intervenção estatal.
	 
	da proteção integral, envolvendo Estado, família e sociedade na proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
	
	higienista, afastando das ruas as crianças e adolescentes expostos a vulnerabilidades sociais, como medida de saúde pública.
	
	repressiva, buscando-se medidas para controle das atitudes infanto-juvenis.
	Respondido em 04/04/2022 20:16:39
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Assinale a alternativa CORRETA: Carla, de 30 anos de idade, está grávida, e está no terceiro mês de gestação. De acordo com o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança que Carla tem no ventre deve ter os seus direitos fundamentais resguardados, mediante a efetivação de políticas sociais públicas:
		
	
	apenas com o nascimento com vida, pois antes disso, se protege apenas a mãe, que gera o feto.
	
	apenas com o nascimento com vida, para que permitam o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
	 
	desde a concepção, para que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
	
	apenas com o nascimento com vida, pois só a partir deste temos a condição de sujeito de direitos do nascituro.
	
	apenas a partir do início do pré natal pela gestante, que é quando o poder público tem ciência da gravidez.
	Respondido em 04/04/2022 20:17:18
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	No que se refere ao direito à convivência familiar e comunitária, assinale a opção correta com base no ECA.
		
	
	oda criança ou adolescente tem direito à educação no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a participação efetiva da mãe biológica no convívio diário com o educando, em ambiente livre da presença de pessoas discriminadas
	
	Na ausência dos pais, o poder familiar poderá ser delegado, nessa ordem: ao irmão mais velho, desde que já tenha alcançado a maioridade, ao tio paterno ou ao avô paterno. Na ausência de qualquer um desses, o poder familiar poderá, excepcionalmente, ser delegado à avó materna
	 
	Os filhos, havidos, ou não, da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação
	
	A guarda não pode coexistir com o poder familiar
	
	O poder familiar não poderá ser exercido, simultaneamente, pelo pai e pela mãe. Em caso de discordância quanto a quem caberá titularizá-lo, a ambos será facultado o direito de recorrer à autoridade judiciária competente para a solução da divergência
	Respondido em 04/04/2022 20:17:41
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Sobre as prevenções especiais previstas pelo Estatuto da criança e do adolescente, assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	As emissoras de rádio e TV somente exibirão ao público infanto-juvenil programas com finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas.
	
	O ECA garante o acesso de qualquer criança ou adolescente às diversões e espetáculos públicos considerados adequados, independentemente de estarem acompanhados de seus pais ou responsáveis.
	
	Quanto à venda ou locação de fitas de programação em vídeo, o legislador preocupou-se com o risco de sua utilização indevida impondo restrições, porém não previu pena de responsabilidade em caso de violação a estas restrições.
	
	No que diz respeito às revistas e outras publicações, o ECA não estabeleceu expressamente restrições à sua comercialização quando consideradas impróprias ou inadequadas ao público infanto-juvenil.
	
	A função de regulamentar os programas, produtos, diversões e espetáculos públicos não é do Poder Público.
	Respondido em 04/04/2022 20:18:04
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece o procedimento para apuração de irregularidades em entidades de atendimento. Consoante tais disposições, assinale a assertiva correta:
		
	
	Em se tratando de afastamento provisório ou definitivo de dirigente de entidade não governamental, a autoridade judiciária oficiará à autoridade administrativa imediatamente superior ao afastado, marcando prazo para a substituição.
	
	O dirigente da entidade será citado para, no prazo de vinte dias, oferecer resposta oral, podendo juntar documentos e indicar as provas a produzir.
	
	Salvo manifestação em audiência, as partes e o Ministério Público terão dez dias para oferecer alegações finais, decidindo a autoridade judiciária em igual prazo
	 
	Havendo motivo grave, poderá a autoridade judiciária, ouvido o Ministério Público, decretar liminarmente o afastamento provisório do dirigente da entidade, mediante decisão fundamentada.
	
	O procedimento de apuração de irregularidades em entidade governamental e não-governamental terá início mediante portaria da autoridade judiciária ou representação do Ministério Público ou do Conselho municipal de direitos, onde conste, necessariamente, resumo dos fatos.
	Respondido em 04/04/2022 20:18:25
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	No que tange à atribuição territorial do Conselho Tutelar, é correto afirmar que
		
	
	não há qualquer previsão no ECA que determine territorialmente a atribuição
	
	será sempre determinada pelo local de domicílio dos pais
	
	será sempre determinada pelo local em que se encontra a criança
	
	será determinada apenas pelo local de encaminhamento
	 
	no caso de ato infracional, será determinada pelo local da prática do ato
	Respondido em 04/04/2022 20:18:42
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O adolescente X cometeu ato infracional equiparado a crime de roubo, mediante grave ameaça à pessoa. Apreendido com a observância dos estreitos e regulares critérios normativos estabelecidos pelo sistema jurídico, apurou-se que o jovem havia cometido um ato infracional anterior equiparável ao crime de apropriação indébita. Com base na hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.
		
	
	É incabível a aplicação de medida de internação, o que é autorizado apenas em caso de reiteração no cometimento de outras faltas anteriores ou simultâneas, igualmente graves.
	
	É cabível a medida de internação para ato infracional análogo a roubo, assim como seria para o ato infracional análogo à apropriação indébita
	
	É aplicável apenas a medida de regime de semiliberdade em razão da prática de ato infracional mediante grave ameaça à pessoa.
	
	É incabível a aplicação de medida de internação, haja vista que essa somente poderia se dar em caso de descumprimento reiterado de injustificável medida imposta em momento anterior ao adolescente.
	 
	É aplicável a medida de internação em razão da prática de ato infracional mediante grave ameaça à pessoa, mesmo não sendo hipótese de reiteração da conduta idêntica por parte do adolescente.
	Respondido em 04/04/2022 20:19:30
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Em relação ao acesso à justiça na defesa dos interesses individuais, coletivos e difusos, à atuação do juiz da infância e da juventude, ao MP e suas atribuições e à ACP, assinale a opção correta consoante as normas do ECA e o entendimento do STJ.
		
	 
	O MP detém legitimidade ativa para ajuizar ação de alimentos em favor de criança e de adolescente, nas seguintes hipóteses, não cumulativas: suspensão ou destituição do poder familiar; situação de violação ou de ameaça de violação a direitos fundamentais
Página12