Buscar

TESTE DE CONHECIMENTO DE CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

+
	
	CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	CEL0354_A1_202002764236_V1
	
	
	
	
		Aluno: ANA PAULA FERREIRA MOURA ALVES
	Matr.: 202002764236
	Disc.: CONT MET ENSINO LING 
	2022.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Assinale a alternativa que demonstra os fatores responsáveis pela de inadequação do aprendizado de leitura e da produção escrita:
	
	
	
	O domínio, por parte do professor, de técnicas e teorias de ensino de língua, além dos conteúdos a serem trabalhados.
	
	
	O professor entende que o ensino de língua deve voltar-se para modelos prontos com aplicação de regras gramaticais.
	
	
	O professor entende que o ensino da gramática em sala de aula precisa ser descontextualizado do ambiente social.
	
	
	O professor desconhece a relevância do conhecimento que garante ao aluno os saberes linguísticos necessários para a sua participação social e cultural efetiva.
	
	
	Dificuldade de aprendizagem da leitura devido à falta de maturidade escolar.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Segundo os PCNs, o principal objetivo do ensino de Língua Portuguesa deverá delinear-se no sentido da formação de "bons usuários da língua" ou, segundo BAGNO, de "motoristas" e não de "mecânicos da língua". Para tal, é necessário que os conteúdos selecionados direcionem-se para:
	
	
	
	que o aluno classifique as orações segundo seus tipos;
	
	
	um esforço a fim de que o aluno saiba de cor as classes de palavras;
	
	
	que o aluno saiba identificar todos os termos da oração;
	
	
	que o aluno desenvolva as habilidades de ler e escrever.
	
	
	que o aluno memorize definições de termos gramaticais;
	
	
	
	 
		
	
		3.
		     Segundo os PCN, o ensino de Língua Portuguesa deve partir de atividades que envolvam a língua em uso, o que engloba a produção e compreensão de textos orais e escritos em diferentes gêneros discursivos, complementadas por atividades de reflexão sobre a língua e a linguagem com o objetivo de  aprimorar o nível de linguagem do aluno e desenvolver em sala as possibilidades de uso da língua.
     Nesse sentido, é correto afirmar que
	
	
	
	o trabalho de análise linguística deve priorizar  a memorização de regras gramaticais antes de  aplicá- las aos textos  escritos. 
	
	
	 por meio da análise, não deve ser  abordada a constituição de sentido do texto,   coesão e  coerência.  
	
	
	a reescrita de texto não é uma atividade adequada para desenvolver a análise linguística, já que, por meio dela, não se apreende gramática
	
	
	o professor deve seguir a tradição gramatical, que analisa unidades menores como fonemas, classes de palavras, frases conforme  a metodologia de definição, classificação e exercitação.
	
	
	o texto deve ser usado como unidade de ensino  através da qual,  considerem-se  os aspectos semânticos e pragmáticos que se encaixam em determinado  gênero textual, além de  aspectos gramaticais.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		No texto "O que ensinar em Língua portuguesa", consta a afirmação da professora Maria Teresa Tedesco que ressalta: "O aluno precisa entrar em contato com dificuldades progressivas do conteúdo. Desse modo, desenvolve competências e habilidades diferentes ao longo dos anos". Outro a discutir questões do ensino da língua materna, o professor Sírio Possenti afirma, à Revista Presença Pedagógica (Nov./Dez. - 2014). A partir dessa concepção, que "Antes, pedia-se que os alunos destacassem paroxítonas no texto. Hoje, é melhor investigar outras propriedades, como textos racistas, machistas, técnicos, ideológicos, gírias, regionalismos etc., para mostrar sua relevância para o texto. Tendo em vista estas duas afirmativas, analise os itens abaixo e classifique-os como verdadeiras (V) ou falsas (F) os em relação às situações didáticas que favoreçam as competências e habilidades necessárias aos alunos na contemporaneidade. I - Trabalhar com diferentes tipos e gêneros textuais, para que o aluno perceba diferenças de estrutura e objetivos; II - Favorecer reflexão acerca de palavras e expressões usadas em determinado texto (ou textos), percebendo que o contexto produz o sentido; III - Recomendar cópia de textos literários de modo sistemático, como forma de apreender o modelo padrão da língua materna. A análise correta está na seguinte opção
	
	
	
	Apenas os itens I e II são corretos.
	
	
	Apenas o item II é correto.
	
	
	Apenas os itens I e III são corretos.
	
	
	Apenas o item I é correto.
	
	
	Apenas o itens III é correto.
	
Explicação:
O ensino de Língua Portuguesa deve estar relacionado á ideia de que mais importante que as nomenclaturas, é a construção da estrutura da língua pelo aluno, que deve aprender a usá-la de modo proficiente. Diferentes textos devem ser utilizados, assim, na ação didática, favorecendo riqueza de ideias, sentidos e estruturas.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Até o início do século XX, como era o estudo da Língua Portuguesa:
	
	
	
	O objetivo na construção de frases ou períodos, ou até mesmo, na apresentação de trechos de parágrafos era a aplicação das regra no uso da língua.
	
	
	o professor de língua portuguesa apresentava textos Modernistas e de escritores contemporâneos como primores da beleza da língua.
	
	
	consistia no estudo da gramática, no estudo de conceitos, regras e listas de exceções da língua através de frases ou períodos sem o menor sentido.
	
	
	a criança que chegava a primeira vez na escola percebia que esta existia para apresentar, ensinar e fazer praticar o português falado nas diversas regiões do Brasil.
	
	
	havia o estudo ou análise de textos, de palavras que fizessem algum sentido ou remetessem a algum texto para o debate e a produção oral e escrita a partir do texto.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Levando em consideração os tipos de gramática que foram apresentados nessa disciplina marque a alternativa que define o conceito de gramática internalizada.
	
	
	
	Sistema de regras que constituem a estrutura de organização e funcionamento do idioma.
	
	
	Sistema de variedades linguísticas usadas em situações formais de comunicação.
	
	
	Sistema de normas usadas em situações formais de comunicação.
	
	
	Sistema de normas que têm como referência os usos tradicionais do sistema linguístico.
	
	
	Sistema de enunciados compreendidos a partir de uma ordem no discurso.
	
Explicação: A gramática internalizada é o conjunto de regras que o falante domina em uma situação de uso.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A aquisição da escrita, para muitas crianças brasileiras, ¿inicia-se muito antes da educação formal e, mesmo durante a fase escolar, pode-se detectar indícios de autoaprendizagem ao lado de progressos devidos à condição de aprendizagem¿ (KATO, 2002, p.7). I - A busca da coesão e da coerência na escrita infantil pode ser visualizada desde o início, em que a criança tem a concepção do que seja o texto, de sua unidade formal e conceptual. Torna-se necessário, no entanto, encontrar estratégias de segmentação do texto em unidades menores, sem romper a coesão ou a coerência. II - Pode-se considerar que o desenvolvimento da escrita adquirida pela criança é um processo que não apresenta significativas variações e que as etapas são extremamente discretas. Acrescenta-se ainda, que as etapas não se sobrepõem, uma vez que envolvem fases em que duas ou mais concepções se divergem. III ¿ O estudo de caso realizado pela autora pretendeu contribuir para a compreensão do que de fato ocorre em um aprendizagem bem-sucedida, e, neste contexto, ambiente
familiar e escola contribuem de forma positiva. Verifica-se que estão CORRETAS as afirmativas:
	
	
	
	a) apenas I e II.
	
	
	c) apenas II.
	
	
	Todas as alternativas
	
	
	b) apenas III.
	
	
	d) apenas I e III.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		As aulas de Língua Portuguesa, desde o século 19, foram marcadas pelos métodos de ensino de leitura e escrita nos anos iniciais de escolaridade e normativos nos anos seguintes. Foram as pesquisas dos últimos 30 anos que mudaram este enfoque. Com base nessa afirmativa, é correto afirmar que o método de ensino predominante na atualidade é:
	
	
	
	o método construtivista, uma vez que foca nos textos literários, que devem ser copiados sem levar em conta o contexto e o interlocutor.
	
	
	o método analítico, porque preconiza que, depois de alfabetizados, os alunos devem aprender as regras gramaticais.
	
	
	o método analítico, porque preconiza que, depois de alfabetizados, os alunos devem aprender as regras gramaticais.
	
	
	o método fonético, já que a alfabetização deve partir do todo para o entendimento das sílabas e letras.
	
	
	o método construtivista, em que o estudante deve refletir sobre o sistema de escrita, seus usos e suas funções.
	
	
	
	CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	CEL0354_A2_202002764236_V1
	
	
	
	
		Aluno: ANA PAULA FERREIRA MOURA ALVES
	Matr.: 202002764236
	Disc.: CONT MET ENSINO LING 
	2022.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		A linguagem "corresponde a uma expressão que se constrói no interior da mente e tem na exteriorização apenas uma tradução" (FONSECA; SCORZONI, 2016. p. 16)
PROPOSIÇÃO 1: A linguagem é uma atividade humana que se organiza por meio de signos verbais e não verbais.
PROPOSIÇÃO 2: Por meio da linguagem, o ser humano distanciou-se dos animais, sendo capaz de expressar ideias, sentimentos e emoções de forma organizada. 
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
	
	
	
	As proposições I e II são falsas.
	
	
	As proposições I e II são verdadeiras, mas a proposição II explica o conceito de "língua".
	
	
	As proposições I e II são verdadeiras, mas apresentam explicações contraditórias sobre o conceito de "linguagem".
	
	
	A proposição I é falsa, e a proposição II é verdadeira.
	
	
	As proposições I e II são verdadeiras.
	
Explicação:
As proposições I e II são verdadeiras, pois a primeira define corretamente o conceito de linguagem e a segunda explica a evolução humana a partir do domínio da linguagem.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A professora de uma escola pública municipal afirmou, na reunião de planejamento, que estimula o desenvolvimento da linguagem oral dos seus alunos, uma vez que, com freqüência, pergunta a opinião das crianças sobre os textos lidos em sala de aula. O equívoco presente na afirmação apresentada pela professora diz respeito à concepção de que:
	
	
	
	a atividade proposta inclui oportunidades para que os alunos possam elaborar diferentes gêneros de textos orais.
	
	
	a atividade proposta permite o uso da linguagem oral apenas em situações em que os alunos deverão expressar o que pensam.
	
	
	a atividade proposta propicia a exploração das diferenças e semelhanças entre o oral e o escrito.
	
	
	as atividades lúdicas com a oralidade promovem a interação e o desenvolvimento da habilidade de expressão.
	
	
	as oportunidades para planejar, criteriosamente, diferentes gêneros próprios da linguagem oral estão presentes na atividade proposta pela professora.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Assinale o item que NÃO  define o conceito de Linguagem:
	
	
	
	Conjunto de palavras que transmite uma ideia, uma organização, da expressão dos sentidos que o homem atribui às coisas.
	
	
	É o  meio pelo qual se criam e se instauram os valores que dão sentido a todas as coisas, inclusive ao próprio homem
	
	
	Consiste em ser  a mediação pela qual tudo passa de um indivíduo a outro, de um grupo a outro, de uma geração a outra.
	
	
	Constrói-se através de símbolos e de signos que, ao longo de aspectos históricos, sociais e culturais, se organizaram dando sentido à comunicação humana.
	
	
	Conjunto de representações que a atividade humana construiu através de uma organização de símbolos verbais ou não verbais.
	
Explicação:
A necessidade de estabelecer uma unidade de sentido para o que se pretendia falar se constitui na Língua em que cada membro de um determinado grupo busca se expressar de modo semelhante através de um conjunto de palavras que transmite uma ideia, uma organização, da expressão dos sentidos que o homem atribui às coisas.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A aquisição da linguagem humana se dá no contexto social das relações humanas, por isso é incorreto afirmar que:
	
	
	
	A linguagem transmite a cultura de uma sociedade.
	
	
	O homem não pode utilizar-se de informações deixadas por seus antepassados, pois o desenvolvimento da linguagem não pode depender de registros antigos que não correspondem à realidade atual.
	
	
	A linguagem é o "espelho" de uma sociedade.
	
	
	O homem tem necessidade de se comunicar, quer ser entendido e também entender o outro.
	
	
	A linguagem humana está sempre mudando.
	
Explicação:
O homem tem um contato com seus antepassados e descendentes, e um sentido de história e tradição. Tudo isso é possível graças à linguagem.
Essa capacidade de comunicação possibilitou a organização do homem em sociedades complexas além de o manter em contínuo estado de mudança.
 
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A modalidade oral da língua tem estado fora dos programas de ensino da escola. Acredita-se que esse fato se deva à visão equivocada de que, como o aluno se expressa fluentemente na esfera do oral, não é necessário focalizar esse uso. Outro fator que parece influenciar na decisão dos professores de não trabalhar com as práticas orais é a crença de que a escrita tem status superior à fala. Novo equívoco que acompanha o fazer pedagógico na área. De fato, nas sociedades letradas, a escrita possui um valor inestimável, entretanto a oralidade segue ao lado do desenvolvimento da escrita. Sabe-se, por outro lado, que, em situações que exigem um certo grau de formalidade, nossos jovens têm grandes dificuldades no desempenho oral. Mesmo nas ocasiões de apresentação de trabalhos em sala de aula, é comum que os alunos se sintam embaraçados e "embaralhados" com o que têm a dizer. Portanto, os exercícios de oralidade não devem se ausentar das atividades escolares, especialmente quando se dirigem para o desempenho lingüístico em contextos mais formais, já que, na esfera do cotidiano, os alunos já dominam essa forma de expressão. Na escola, portanto, é necessário que os alunos, cientes de que as situações de interação verbal se diferenciam também pelo grau de formalidade que exigem, aprendam a usar a modalidade oral da língua de acordo com o assunto tratado, com os papéis dos interlocutores e com a intenção comunicativa. Para isso, é importante que o professor proponha atividades de produção e interpretação de variados tipos de textos orais, de observação e análise de seus diferentes usos e de reflexão sobre os recursos que a língua apresenta para isso.
(Marcuschi, Luiz Antônio. Critérios para ensino de língua com vistas a uma avaliação da redação de vestibular. 2002.)
Podemos dizer que o principal objetivo do texto é:
	
	
	
	comprovar, por meio de dados objetivos, a dificuldade que têm os alunos no desempenho oral.
	
	
	propor atividades que podem ser utilizadas em sala de aula para trabalhar a
língua falada
	
	
	aprofundar a discussão sobre as diferenças entre as modalidades oral e escrita da língua.
	
	
	criticar a escola, por não trabalhar adequadamente a modalidade oral da língua.
	
	
	defender a necessidade do trabalho com a modalidade oral nas escolas.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O conceito de língua se define como um tipo de linguagem que utiliza a palavra escrita e/ou falada como uma forma de comunicação própria de uma comunidade ou de um grupo social. Sendo assim, a língua é:
	
	
	
	Um fenômeno que somente modifica a fala.
	
	
	Um fenômeno que não se modifica.
	
	
	Um fenômeno que depende dos números de falantes de uma região.
	
	
	Um fenômeno, mas local, dependendo das circunstâncias ambientais.
	
	
	Um fenômeno em constante modificação.
	
Explicação:
A língua é um fenômeno em constante modificação, porque depende do homem, que provoca a variação linguística por região, status, profissão, entre outros fatores que permitem a mobilidade do idioma.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O que distingue o homem dos animais é sua capacidade de comunicar ideias, expressar sensações emoções. Partindo-se dessa capacidade de comunicação, temos os conceitos de língua e de linguagem. Nas alternativas a seguir, qual apresenta INCORRETAMENTE o conceito de língua?
	
	
	
	Língua é um conjunto de sinais (palavras) e de um sistema convencional organizado e estabelecido pelo grupo social que se comunica e interage dentro de uma uniformidade de sentido e contexto
	
	
	A língua varia, ou seja, mesmo dando sentido a um determinado grupo, possui níveis de ¿falares¿ dos seus diversos contextos de uso.
	
	
	É através da língua, um sistema particular de representações de signos de um mesmo espaço social e cultural que nós, seres humanos, selamos nossa adesão a um determinado grupo.
	
	
	A Língua existe em razão da fala, da comunicação, da expressão que os seres humanos realizam através da interação entre uns com os outros.
	
	
	Língua é um conjunto de representações que a atividade humana construiu através de uma organização de símbolos verbais ou não verbais.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		"A importância e o valor dos usos da linguagem são determinados historicamente segundo as demandas sociais de cada momento."
Com essa afirmação, os Parâmetros ratificam a inter-relação que há entre:
	
	
	
	escola e linguagem.
	
	
	linguagem e sociedade.
	
	
	ensino e linguagem
	
	
	história e classes sociais.
	
	
	pedagogia e lingüística.
	
	
	
	CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	CEL0354_A3_202002764236_V1
	
	
	
	
		Aluno: ANA PAULA FERREIRA MOURA ALVES
	Matr.: 202002764236
	Disc.: CONT MET ENSINO LING 
	2022.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		(Prova para professor do Ensino Fundamental/Comperve 2015)As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica apresentam, para o Ensino Fundamental, a organização curricular em ciclos. Sobre o Ciclo de Alfabetização, considere as seguintes afirmativas:
I ) O ciclo de Alfabetização tem como objetivo atender a meta de alfabetizar/letrar crianças de 6 a 8 anos, segundo o Plano Nacional de Educação.
II) O ciclo de Alfabetização consiste em tempos de aprendizagens, de modo homogêneo e idealizado, da aquisição da leitura e da escrita.
III) O ciclo de Alfabetização foi implementado a partir do resultado de pesquisas sobre o índice de analfabetismo de crianças em idade escolar no Brasil.
IV) O ciclo de Alfabetização foi implantado com base na participação da gestão pedagógica em ações desenvolvidas nas escolas.
Das afirmativas, estão corretas:
	
	
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	II e III
	
	
	I e III
	
	
	I e IV
	
	
	II e IV
	
Explicação:
Na opção I não é objetivo do ciclo de Alfabetização, de 6 a 8 anos, letrar crianças. O letramento é um processo que começa depois do ciclo de alfabetização.
Na opção III não podemos afirmar que o ciclo de Alfabetização foi implementado a partir do resultado de pesquisas sobre o índice de analfabetismo de crianças em idade escolar no Brasil. O ciclo de Alfabetização é anterior a esses dados.
 
 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A importância e o valor dos usos da linguagem são determinados historicamente segundo as demandas sociais de cada momento. Atualmente, exigem-se níveis de leitura e de escrita diferentes dos que satisfizeram as demandas sociais até há bem pouco tempo - e tudo indica que essa exigência tende a ser crescente. A necessidade de atender a essa demanda obriga à revisão substantiva dos métodos de ensino e à constituição de práticas que possibilitem ao aluno ampliar sua competência discursiva na interlocução. Nessa perspectiva, não é possível tomar como unidades básicas do processo de ensino as que decorrem de uma análise de estratos - letras/fonemas, sílabas, palavras, sintagmas, frases - que, descontextualizados, são normalmente tomados como exemplos de estudo gramatical e pouco têm a ver com a competência discursiva. Dentro desse marco, a unidade básica do ensino só pode ser o texto.
(Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental:Língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998, p. 23.)
Um dos princípios para o ensino de língua portuguesa, expresso no texto é o de que:
	
	
	
	com a crescente cobrança por leitura e escrita nas escolas, é preciso trabalhar com textos mais longos, de modo que se possa fazer uma análise dos elementos gramaticais em vários níveis.
	
	
	tomar o texto como unidade de ensino nas aulas de língua materna supõe questionar a validade de exercícios de gramática que não consideram as situações de interação entre sujeitos.
	
	
	como o ensino de leitura e escrita está circunscrito às habilidades básicas de decifração do código lingüístico, não exige métodos e práticas historicamente determinados.
	
	
	a adoção de variadas alternativas metodológicas por parte do professor é suficiente para que o aluno desenvolva competências da área de linguagem.
	
	
	a formação para a competência discursiva não implica, necessariamente, o trabalho com práticas lingüísticas socialmente relevantes, como a leitura e a escrita de textos.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Sabe-se que as atividades de leitura pressupõem, de início, uma relação interativa entre dois sujeitos (autor e leitor) mediada pelo texto. Com relação à construção do sentido do texto, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	O leitor somente entende aquele texto que lhe interessa ler. Nas demais situações ele somente passa os olhos pelo texto.
	
	
	O leitor projeta sobre os textos seu repertório de experiências de leitura acumuladas ao longo de sua vida.
	
	
	O leitor necessita apenas estar alfabetizado para poder compreender qualquer texto.
	
	
	A construção dos sentidos de um texto não sofre mutabilidade ao longo do tempo.
	
	
	O leitor, em sua atividade de produção de sentidos, não considera uma combinação de histórias: a sua, de sujeito falante e significante, e a histórico-social.
	
Explicação:
O leitor leva para os novos textos que toma contato toda a gama de experiências que tem de outros textos, além de suas vivências.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A leitura tem sido discutida intensamente ao longo dos tempos, pois, com ela, há a possibilidade de conhecer-se outras realidades e, principalmente, ampliar-se e desenvolver-se o conhecimento a respeito do mundo e de si mesmo. Para que o aluno crie o hábito e gosto pela leitura, algumas ações podem
ser desenvolvidas tanto na família quanto na escola. Sobre isso, é correto afirmar que:
	
	
	
	pais e professores devem escolher todos os livros que serão lidos pelas crianças, seja em casa ou na escola.
	
	
	a literatura infantil oral e as cantigas não contribuem para despertar o gosto pela leitura.
	
	
	somente os professores podem impulsionar o gosto pela leitura.
	
	
	os professores não precisam gostar de ler para passar aos futuros leitores uma boa imagem da leitura.
	
	
	a carência de boas práticas de leitura nas escolas faz com que as crianças e os jovens não se interessem por ela.
	
Explicação:
Observe que na opção "a carência de boas práticas de leitura nas escolas faz com que as crianças e os jovens não se interessem por ela." temos a questão da carência, da falta de boas práticas de leitura nos estabelecimentos de ensino. Essa prática provoca na criança e no jovem um total desinteresse pela leitura.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Segundo Travaglia, são três as concepções de gramática:
	
	
	
	normativa - sintática - verbal.
	
	
	descritiva - internalizada - histórica.
	
	
	normativa - universal - reflexiva.
	
	
	normativa - descritiva - internalizada.
	
	
	morfológica - normativa - geral.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Vivemos em um mundo de imagens que ganham cada vez mais importância. Muitos criticam a época em que vivemos como fase de empobrecimento da linguagem, esquecendo-se de que a linguagem verbal não é a única maneira que o homem tem de se expressar e comunicar. A esse respeito só NÃO se pode afirmar:
	
	
	
	Ao integrar imagens, ilustrações textos e números, essas informações tornam-se aliados poderosos na organização apresentação e transmissão de informações.
	
	
	A leitura linear de textos deve ser mais valorizada em sala de aula, pois a inteligência, em qualquer indivíduo, opera de forma verbal ou lógico matemática.
	
	
	Boa parte dos teóricos da educação entendem que cada indivíduo possui uma combinação das múltiplas inteligencias, com maior ou menor presença de cada tipo.
	
	
	Como o ser humano é uma espécie visual, ou seja, mais da metade do nosso cérebro tem a ver com o processamento de informação visual, a leitura e compreensão de recursos verbais tende a ser complementada pelos recursos não-verbais.
	
	
	Nos indivíduos mesclam-se as inteligências verbal, lógico-matemática, musical, espacial/visual, corporal, inter e intra-pessoal, além da naturalística.
	
Explicação:
A todo tipo de leitura deve ser valorizada em sala de aula.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O momento atual do ensino de Língua Portuguesa leva docentes e pesquisadores a discutirem a relação entre conhecimento de mundo e a leitura e a ampliarem seu olhar diante do trabalho do professor com as práticas de leitura em sala de aula. Pensando nessas relação, qual das alternativas a seguir é INCORRETA?
	
	
	
	Ler é uma conquista realizada a partir da vivência, da troca que se faz com o mundo em suas mais diversas situações que o indivíduo deve confrontar-se.
	
	
	A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto.
	
	
	Ler se relaciona somente à decodificação das palavras, da interpretação nua e crua das frases e períodos que compõem muitas vezes um texto.
	
	
	Ler é um processo de construção contínuo de nosso relacionamento com a realidade, e a forma como pensamos e transformamos essa realidade.
	
	
	A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Segundo as definições de gramática, assinale aquela que  está  relacionada com o funcionamento das regras.
	
	
	
	GRAMÁTICA COMO DISCIPLINA ESCOLAR
	
	
	GRAMÁTICA DA NORMA CULTA
	
	
	GRAMÁTICA COMO LIVRO
	
	
	GRAMÁTICA COMO OBJETO DE ESTUDO
	
	
	GRAMÁTICA INTERNALIZADA
	
Explicação:
Quando nos referimos à Gramática podemos estar tratando das regras que definem o funcionamento de determinada norma, como em : ¿ a gramática da norma culta¿. É o estudo científico sobre o funcionamento  e usos de uma língua, que apresenta um corpo de teorias formuladas a partir da apreensão, observação e análise do fenômeno linguístico.
	
	
	
	
	
	CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	CEL0354_A4_202002764236_V1
	
	
	
	
		Aluno: ANA PAULA FERREIRA MOURA ALVES
	Matr.: 202002764236
	Disc.: CONT MET ENSINO LING 
	2022.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		(ENADE 2008). Em relação aos estigmas linguísticos, vários estudiosos contemporâneos julgam que a forma como olhamos o "erro" traz implicações para o ensino de língua. A esse respeito leia a seguinte passagem, adaptada da fala de uma alfabetizadora de adultos, da zona rural, publicada no texto Lé com Lé, Cré com Cré, da obra O Professor Escreve sua História, de Maria Cristina de Campos: "Apresentei-lhes a família do ti. Ta, te, ti, to, tu.De posse desses fragmentos, pedi-lhes queformassem palavras, combinando-os de forma a encontrarnomes de pessoas ou objetos com significação conhecida.Lá vieram Totó, Tito, tatu e, claro, em meio à grande alegriade pela primeira vez escrever algo, uma das mulheres meexibiu triunfante a palavra teto. Emocionei-me e aplaudi suaconquista e convidei-a a ler para todos. Sem nenhum constrangimento, vitoriosa, anunciouem alto e bom som: teto é aquela doença ruim que dáquando a gente tem um machucado e não cuida direito".
Considerando o contexto do ensino de língua descrito no texto acima, analise os seguintes enunciados:
1. O uso de "teto" em lugar de tétano não deve ser considerado desconhecimento da língua.
2. Esse uso revela a gramática interna da aluna.
Assinale a opção correta a respeito desse enunciado:
	
	
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	Tanto a primeira asserção como a segunda são proposições falsas.
	
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa correta a primeira.
	
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Como conceito de linguística temos:
	
	
	
	é uma ocorrência linguística, escrita ou falada de qualquer extensão, dotada de unidade sociocomunicativa, semântica e formal.
	
	
	ciência que estuda o emprego de palavras fora do seu sentido normal, por analogia. É um tipo de comparação implícita, sem termo comparativo.
	
	
	é o estudo das regras que regem a construção de frases, é a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e das frases no discurso.
	
	
	ciência que engloba o estudo de todos os textos produzidos por usuários de uma língua.
	
	
	Ciência que se ocupa do estudo da linguagem humana manifestada pelas diferentes línguas.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		1 ¿ Correlacione as colunas e, em seguida, assinale a sequência correta: 1 Língua 2 Linguagem 3 Fala ( ) Designa a utilização individual e concreta de um sistema linguístico ( ) É um sistema particular de signos e regras (código), historicamente determinado, através do qual se exerce a capacidade da linguagem ( ) Capacidade que os seres humanos têm de transmitirem uns aos outros informações, utilizando signos ( ) Gestos, imagens, sons, gritos,
olhares ou expressões ( ) verbo, concordância verbal, regência nominal ( ) é uma ação, um processo, que se esgota no próprio momento em que se conclui
	
	
	
	3-1-3-2-3-1
	
	
	2-1-3-2-1-3
	
	
	1-1-2-2-1-3
	
	
	3-1-2-2-1-3
	
	
	1-2-3-3-2-3
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Quanto aos fenômenos de variação lingüística, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa preceituam que:
	
	
	
	O aluno deve, ao aprender novas formas lingüísticas, particularmente a escrita e o padrão de oralidade mais formal orientado pela tradição gramatical, compreender que nem todas as variedades lingüísticas são legítimas e próprias da história e da cultura humana
	
	
	a escola deve trazer as variedades lingüísticas que mais se afastam dos padrões estabelecidos pela gramática tradicional como desvios ou incorreções
	
	
	não é apropriado o trabalho com as variações linguísticas nas aulas de língua portuguesa, que deve ser organizada em torno da apreensão da norma culta
	
	
	não basta uma mudança de atitudes; a escola precisa cuidar para que não se reproduza em seu espaço a discriminação lingüística
	
	
	O professor de português deve substituir, pouco a pouco, a variedade que o aluno já domina , ao entrar na escola, pela variedade mais prestigiada socialmente
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Para Saussure, os sinais linguísticos se compõem de duas partes: o significante (padrão sonoro da palavra, imagem acústica) e a outra parte, que é:  
	
	
	
	o significado (o conceito, o que a palavra quer dizer).
	
	
	a situação inicial (o princípio, como se há de iniciar). 
	
	
	o enredo (a história, como se há de contar).
	
	
	o significado (padrão social da língua).
	
	
	a estrutura (como o significado se efetiva).
	
Explicação:
Para Saussure, os sinais linguísticos se compõem de duas partes: o significante (padrão sonoro da palavra, imagem acústica) e o significado (o conceito, o que a palavra quer dizer).
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Em se tratando de usos da língua portuguesa nas mais diversas situações comunicativas, só NÃO se pode afirmar que:
	
	
	
	É importante que as pessoas dominem o maior número de variedades linguísticas para saberem fazer escolhas adequadas aos diferentes contextos de produção.
	
	
	Nas situações profissionais e nomeio acadêmico-científico, o uso da "norma padrão" da língua é privilegiado nas interações verbais, não sendo bem visto outro meio de expressão.
	
	
	O contexto de produção da interação verbal é um indicador da escolha da variedade linguística adequada ou de usos da língua considerados adequados para cada situação.
	
	
	Não existe variedade linguística melhor do que outra. O que existe é uma variedade mais adequada do que outra, dependendo da situação comunicativa.
	
	
	Há o uso certo da língua e há o uso errado da língua para diferenciar pessoas, porque só existe uma norma, que é a considerada a padrão. Todas as demais formas de se falar e escrever português são frutos da ignorância;
	
Explicação: Considerar que há "uso certo" e "uso errado" da língua para diferenciar pessoas constitui preconceito lingístico e revela desconhecimento das variedades linguísticas existentes.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Entre os objetivos do ensino de língua materna, está a ampliação da capacidade de reconhecer certos fenômenos linguísticos e de refletir a seu respeito. Na abordagem da norma padrão, que estratégia metodológica se relaciona com o objetivo de ensino referido?
	
	
	
	Mapear os recursos de coesão para associá-los à norma padrão e aplicá-los a outros textos.
	
	
	Identificar e corrigir, em cada texto, os usos que se distanciam da norma.
	
	
	Comparar as variedades linguísticas quanto à sua estrutura e à eficácia comunicativa
	
	
	Reconhecer as escolhas lexicais, a fim de relacioná-las com usos cultos da língua.
	
	
	Comparar textos orais e textos escritos para identificar naqueles os desvios da norma padrão e nestes, o padrão normativo.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Com base no que foi estudado em sala de aula, assinale a alternativa que não seja uma variação linguística:
	
	
	
	Variação regional ou geográfica
	
	
	Variação objetiva
	
	
	Variação social
	
	
	Variação histórica
	
	
	Variação situacional
	
	
	
	
	CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	CEL0354_A5_202002764236_V1
	
	
	
	
		Aluno: ANA PAULA FERREIRA MOURA ALVES
	Matr.: 202002764236
	Disc.: CONT MET ENSINO LING 
	2022.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		O ensino de língua portuguesa na escola enfrenta muitos desafios.Com as modernas tendências linguísticas, o professor deve:
	
	
	
	Mostrar a importância da norma culta em relação ao repertório linguístico do aluno.
	
	
	Inserir a norma culta e só depois mostrar as variantes linguísticas.
	
	
	Evidenciar as regras gramaticais que devem ser decoradas.
	
	
	Trazer as variantes linguísticas dos alunos e acrescentar a norma culta.
	
	
	Ensinar as regras gramaticais através da leitura, cópia e ditados.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Segundo Marcos Bagno(2006), "falar de língua é falar de política" e não podemos contribuir para o "círculo vicioso do preconceito linguístico e do irmão gêmeo dele, o círculo vicioso da injustiça social".Bagno destacou os seguintes mitos do preconceito linguístico, EXCETO:
	
	
	
	É preciso saber gramática para falar e escrever bem.
	
	
	O lugar onde melhor se fala português no Brasil é Florianópolis.
	
	
	As pessoas sem instrução falam tudo errado.
	
	
	A língua portuguesa falada no Brasil apresenta uma unidade surpreendente.
	
	
	Português é muito difícil.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		(FADESP - 2018 - IF-PA )
No livro Sofrendo a gramática, Mário Perini analisa e discute alguns mitos, fatores e sintomas relacionados à prática da escrita e ao domínio da gramática na educação básica.
 
Vamos pensar um momento: se é preciso saber gramática para escrever bem, será de esperar que as pessoas que escrevem bem saibam gramática - ou pelo menos, que as pessoas que sabem gramática escrevem bem. Será que isso acontece? Meu autor brasileiro favorito é Luís Fernando Veríssimo; na minha opinião (e na de alguns outros), ninguém escreve melhor do que ele hoje em dia, no Brasil. Mas o Veríssimo não sabe praticamente nada de gramática; por ter sido mau aluno, por ter abandonado a escola, por não ter feito letras? Não. Não sabe gramática pela mesma razão que nós, que fomos bons alunos, fizemos nossos cursos até o fim e temos diplomas de letras, não a sabemos: porque ninguém sabe gramática. E isso não impede pelo menos alguns de nós de escrever toleravelmente bem ou mesmo (como o Veríssimo) muito bem.
PERINI, 2005, p. 50.
É correto afirmar o seguinte:
	
	
	
	O desenvolvimento de habilidades requeridas na escrita está diretamente relacionado ao domínio de regras de gramática normativa, havendo pouca influência da formação leitora do aluno.
	
	
	O discurso sobre a prática do bem escrever tem origem na crença de que o bom domínio de uma língua só é possível a partir do total domínio de regras da gramática normativa.
	
	
	Para Mario Perini, os alunos têm dificuldade de escrever bem hoje porque os cursos de letras desconsideram o ensino de gramática normativa na formação docente.
	
	
	Mário Perini defende um ensino rigoroso de gramática prescritiva para que os alunos escrevam bem.
	
	
	Na visão do autor, é preciso ensinar na escola a gramática prescritiva, ou seja, uma gramática que defina normas de uso da língua baseadas na
oposição certo x errado.
	
Explicação:
Trata-se de um mito afirmar que é preciso saber gramática para falar e escrever bem. Sabemos que a gramática normatiza e sistematiza o uso da Língua, contudo, embora seja necessário compreende-la, apenas a gramática não é suficiente para que se fale e escreva bem. Existem outros importantes fundamentos e conhecimentos que permeiam a habilidade de leitura e escrita que não apenas a gramática. ( Fonseca, Letícia. Conteúdo, metodologia e prática de ensino de língua portuguesa. Rio de Janeiro : SESES, 2016.p. 42)
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Analise as assertivas abaixo utilizando como parâmetro os estudos realizados em sala acerca do conhecimento que as crianças têm, mesmo as menores, quando chegam à escola, bem como sobre o processo de aquisição da língua escrita e marque a alternativa que contém um conceito ERRADO.
	
	
	
	As crianças, quando ingressam na escola, possuem domínio da capacidade de uso da linguagem oral.
	
	
	A escola deve levar em consideração as diferentes formas de expressão da linguagem oral que as crianças trazem de sua comunidade.
	
	
	Deve-se privilegiar, na aprendizagem inicial da língua escrita, as regras e as cópias, afinal a oralidade (conversas, músicas) e as brincadeiras são passatempo e só devem ser utilizadas na Educação Infantil.
	
	
	O aprendizado da escrita começa antes mesmo do ingresso da criança na escola, ele se dá em todas as situações em que a criança se relaciona com a forma escrita de comunicação.
	
	
	A escola precisa valorizar apenas um padrão de expressão oral e escrita.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Um dos mitos criados sobre a língua portuguesa é que ela seria ¿muito difícil¿. Indique a opção que apresenta um aspecto que não determinou o surgimento  desse mito.
	
	
	
	As diferenças linguísticas são tratadas como erradas
	
	
	A diversidade linguística era vista como um empecilho para a uniformidade linguística
	
	
	Na fala do brasileiro, em suas várias regiões, se apresenta diversidade linguística muito grande
	
	
	O ¿falar diferente¿ é tratado como de difícil compreensão
	
	
	Estudos demonstraram que a língua portuguesa é a mais difícil entre as demais.
	
Explicação:
Dentre as várias razões por que surgiu esse mito surge porque na fala do brasileiro se percebe, em suas várias regiões, uma diversidade linguística muito grande que muitas vezes não é prevista ou aceita na gramática normativa da língua, pois não está inserida dentro da língua de prestígio. Logo, as diferenças e ou exceções são tratadas como erradas ou de difícil compreensão. Além disso, o ¿falar diferente¿ é visto como um empecilho para a ideia de uniformidade linguística que muitos gostam de apregoar.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Leia, com atenção, o trecho abaixo extraído de um encarte colecionável sobre Língua Portuguesa:
A Gramática é a disciplina que orienta e regula o uso da língua, estabelecendo um padrão de escrita e de fala baseado em diversos critérios: o exemplo de bons escritores, a lógica, a tradição ou o bom senso. A matéria-prima dessa disciplina é o sistema de normas que dá estrutura a uma língua. São essas normas que definem a língua padrão, também chamada língua culta ou norma culta. Assim, para falar e escrever corretamente é preciso estudar a Gramática. A tarefa não é das mais simples: as regras são muitas e nem sempre precisas. Sendo um organismo vivo, a língua está sempre evoluindo, o que muitas vezes resulta num distanciamento entre o que se usa efetivamente e o que fixam as normas. Isso não justifica, porém, o descaso com a Gramática. Imprecisa ou não existe uma norma culta e toda pessoa deve conhecê-la e dominá-la, mesmo que seja para propor modificações. Quem desconhece a norma culta tem um acesso limitado às obras literárias, artigos de jornal, discursos políticos, obras teóricas e científicas, enfim, a todo um patrimônio cultural acumulado durante séculos pela humanidade.
(In: Help! Língua Portuguesa, Diário Catarinense, p. 62)
No quadro das discussões do trecho acima, considera-se que o ensino de língua portuguesa deve assumir a seguinte orientação:
	
	
	
	Uma das funções da escola é possibilitar o domínio do padrão escrito. Portanto, uma das primeiras tarefas da escola, do ponto de vista do ensino da gramática, é ampliar o domínio de recursos lingüísticos por parte do aluno.
	
	
	O ensino da língua portuguesa não deve esquecer que o ensino da norma culta na modalidade escrita é o principal objetivo das aulas e por isso o aluno deve reproduzir o domínio da língua culta
	
	
	Diante do domínio lingüístico efetivo da língua que o aluno revela na escrita, ou dos problemas que manifesta em suas atividades de escrita, deve-se aprender a comparar e/ ou propor diversas possibilidades de (re) construção dos enunciados.
	
	
	O ensino de Português deve ser visto não como transmissão de conteúdos prontos e, sim, como prática de construção de conhecimentos dos fatos lingüísticos por parte dos alunos. Nesse caso, a gramática normativa deixa de ser a única fonte autorizada de informações
	
	
	O que o aluno produz reflete o que ele sabe (gramática internalizada). A comparação sem preconceito das formas é uma tarefa da gramática descritiva. E a explicitação da aceitação ou rejeição social de tais formas é uma tarefa da gramática normativa. Essas três atividades de linguagem podem conviver no contexto do ensino de língua.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Marque a única opção correta com relação ao seguinte conceito: "Por preconceito linguístico entende-se..."
	
	
	
	O julgamento positivo que se faz dos falantes do Maranhão em função da sonoridade linguística perfeita em detrimento da fala de outras regiões.
	
	
	O julgamento negativo que se faz dos falantes da região do nordeste em função do dialeto que utilizam ser carregado de expressões desconhecidas por outros lugares.
	
	
	O julgamento negativo que é feito dos falantes em função da variedade linguística que utilizam.
	
	
	O julgamento negativo que se faz dos falantes em função da variedade sonora que se utilizam.
	
	
	O julgamento positivo que se faz dos falantes da Região Sul em função de serem considerados o fala mais correto da norma padrão.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Em uma escola, a Professora Maria preocupada com a forma dos alunos se expressarem, pois apresentavam problemas de concordância verbal, resolveu intensificar os exercícios gramaticais; a Professora Julia resolveu o problema, pedindo que os alunos só utilizassem a norma culta.O Professor Jair nvestiu na norma culta de forma natural sem se mportar com o aluno. A Professora Nair fez uma reunião com os pais para sondar os valores da comunidade a qual as crianças pertencem e a partir daí planejar suas aulas Essa situação revela que o ensino de Língua Portuguesa ainda gera muita polêmica. A opção que demonstra uma metodologia que compreende a heterogeneidade da língua, é
	
	
	
	A Professora Maria investiu na língua padrão para chegar às variantes dos alunos
	
	
	A Professora Julia aceitou a variante dos alunos,mas acrescentou a norma culta.
	
	
	A professora Nair revelou estar preparada para trabalhar com as manifestações linguísticas da língua.
	
	
	Nenhum professor utilizou as variantes linguísticas das crianças.
	
	
	Apenas o Professor Jair compreendeu a forma de ensinar a norma culta.
	
	
	CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	CEL0354_A6_202002764236_V1
	
	
	
	
		Aluno: ANA PAULA FERREIRA MOURA ALVES
	Matr.: 202002764236
	Disc.: CONT MET ENSINO LING 
	2022.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de
questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Leia o texto abaixo e responda:
Unidade e variedade
Há variações entre as formas que a língua portuguesa assume nas diversas regiões em que é falada. Basta pensar nas evidentes diferenças entre o modo de falar de um lisboeta e de um carioca, por exemplo, ou na expressão de um gaúcho em contraste com a de um amazonense. Essas variações regionais constituem os falares e os dialetos. As formas regionais da língua portuguesa no Brasil vêm sendo valorizadas como parte importante da ampla diversidade cultural do país. Além disso, o português empregado pelas pessoas que têm acesso aos meios de instrução difere daquele empregado pelas pessoas privadas de escolaridade. Algumas classes sociais, assim, dominam uma forma de língua que goza de prestígio "a chamada norma culta" enquanto outras são vítimas de preconceito por empregarem formas menos prestigiadas. Também são socialmente condicionadas certas formas de língua que alguns grupos desenvolvem a fim de evitar a compreensão por aqueles que não fazem parte desses grupos. O emprego dessas formas de língua proporciona o reconhecimento fácil dos integrantes de uma comunidade restrita, seja um grupo de estudantes, seja uma quadrilha de contrabandistas. Desse modo, são criadas as gírias, variantes lingüísticas sujeitas a contínuas transformações. Ainda: o exercício de determinadas atividades requer o domínio de certas formas de língua chamadas línguas técnicas. Abundantes em termos específicos, essas variantes têm seu uso praticamente restrito ao intercâmbio técnico de engenheiros, médicos, químicos, biólogos, lingüistas e outros especialistas. E, em diferentes situações, um mesmo indivíduo emprega diferentes formas de língua. Basta pensar nas atitudes que assumimos em situações formais (como, por exemplo, um discurso numa solenidade de formatura) e em situações informais (uma conversa descontraída com amigo): em cada uma dessas situações, procuramos adequar nosso nível vocabular e sintático ao ambiente cultural em que nos encontramos. Ou seja, a língua é unidade na variedade. (Ulisses Infante. Textos: leituras e escritas. São Paulo: Editora Scipione, 2005, pp. 12-13. Adaptado)
De acordo com o texto, as variações regionais do português do Brasil:
	
	
	
	dificultam a comunicação entre um lisboeta e um carioca, por exemplo.
	
	
	são vítimas de discriminação por adotarem formas menos prestigiadas.
	
	
	manifestam a ampla diversidade cultural do país.
	
	
	são abundantes e têm seu uso vocabular bastante restrito.
	
	
	ao contrário de outras, não estão sujeitas a transformações contínuas.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Qual deve ser objetivo da escola ao ensinar português para os alunos?
	
	
	
	Substituir as variantes estigmatizadas pelas prestigiosas, de modo que os alunos aprendam a se exprtessar corretamente.
	
	
	Acabar com os erros de português que os alunos cometem na fala e na escrita, por meio de exercícios e de leitura.
	
	
	Disseminar o preconceito linguístico entre os alunos, para que eles deixem de usar a língua como a aprenderem antes de irem para a escola.
	
	
	Fazer com que os alunos deixem de falar errado, ensinando-os a norma padrão da língua e a retórica.
	
	
	Incentivar e desenvolver o letramento dos alunos, isto é, a plena inserção desses sujeitos na cultura letrada em que eles vivem.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Nas salas de aula das escolas do Brasil, não raro, encontramos alunos oriundos de diversas regiões e alguns deles se sentem intimidados ao fazer uma leitura em voz alta ou pedir um esclarecimento.  Nesses casos, o professor  NÃO DEVE
	
	
	
	Obrigar o aluno a fazer as leituras para se acostumar com isso.
	
	
	Valorizar a variedade regional do aluno e levantar outros casos de diferenças dialetais.
	
	
	Proporcionar leituras com vocabulários típicos de outras regiões do Brasil.
	
	
	Incentivar a pesquisa familiar sobre as origens das famílias e a peculiaridade de sotaques.
	
	
	Estimular a percepção de outros tipos de variações, como as históricas.
	
Explicação:
¿A aquisição da linguagem formal da escola, que passa pela aquisição da leitura e da escrita, exige que o professor saiba articular, no mínimo, três variáveis: o aluno migrante, sua variação dialetal e o ensino formal da língua.¿ ( Livro proprietário, p.62)
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Até quando?
Não adianta olhar pro céu
Com muita fé e pouca luta
Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer
E muita greve, você pode, você deve, pode crer
Não adianta olhar pro chão
Virar a cara pra não ver
Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus
Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!
GABRIEL, O PENSADOR. Seja você mesmo (mas não seja sempre o mesmo).
Rio de Janeiro: Sony Music, 2001 (fragmento).
As escolhas linguísticas feitas pelo autor conferem ao texto:
 
	
	
	
	Originalidade, pela concisão da linguagem
	
	
	Cunho apelativo , pelo uso de imagens metafóricas.
	
	
	Caráter atual, pelo uso de linguagem própria da Internet.
	
	
	Espontaneidade pelo uso de linguagem coloquial.
	
	
	Tom de diálogo pela recorrência de gírias.
	
Explicação:
Espontaneidade pelo uso de linguagem coloquial.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Para um professor trabalhar as variedades de dialeto dos falantes da língua, é necessário que ele conheça as diferenças de vocabulário de cada região. Leia o trecho abaixo:
1 - Ei,bichim... este sol é da moléstia!...
2 - Ô sô, prestenção... esse trem tá quente!
3. Ô guri,... os pampas estão quentes demais!
4. Seguinte, bicho... tá mô solão hoje...
5. Ô meu rei.......que sol arretado!...
As falas apresentadas são respectivamente variantes regionais, específicas dos seguintes estados brasileiros:
	
	
	
	Minas Gerais - Ceará -Bahia - Rio Grande do Sul - Rio de Janeiro
	
	
	Ceará - Rio de Janeiro - Rio Grande do Sul - Minas Gerais - Bahia
	
	
	Minas Gerais - Ceará- Bahia- Rio de Janeiro - Rio Grande do Sul
	
	
	Bahia - Minas Gerais - Rio de Janeiro - Rio Grande do Sul - Ceará
	
	
	Ceará - Minas Gerais - Rio Grande do Sul - Rio de Janeiro - Bahia
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Os PCN´s (Parâmetros Curriculares Nacionais) de Língua Portuguesa declaram: A questão não é falar certo ou errado, mas saber qual forma de fala utilizar, considerando as características do contexto de comunicação, ou seja, saber adequar o registro às diferentes situações comunicativas (p.31). A afirmativa que está de acordo com esse trecho é:
	
	
	
	A língua padrão é a única que pode orientar a fala da escola.
	
	
	O uso linguístico dialetal não é por si errado, é apenas diferente do uso de um outro dialeto.
	
	
	Todas as variedades da língua apresentam valores controversos.
	
	
	A língua escrita deve ser usada como o único caminho para orientar a língua falada.
	
	
	O ensino da gramática normativa orienta a única concepção de padrão correto de uso de uma língua.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		De acordo com Luft, a língua ¿não é propriedade privada de gramáticos ou linguistas, professores, doutores ou escritores¿ .( LUFT, Celso Pedro. Língua e liberdade. São Paulo: Ática, 1993. P. 66).
Assinale a alternativa que NÃO  está em consonância com essa citação
	
	
	
	A escola  deve considerar  o uso da língua e o aprendizado de outros níveis da língua, sejam eles, formais ou informais, para que propiciar liberdade de expressão.
	
	
	Para expressar-se de forma plena com todas as palavras, o indivíduo deve ser inserido ao mundo com toda liberdade, mas também, consciência e criticidade de modo a ser coerente e ter clareza na transmissão e construção das frases e ideias.
	
	
	A língua deve ser ensinada na escola apenas no nível formal para que o aluno não se confunda com outras variações da língua.
	
	
	Para  quem aprende a língua, as palavras devem ter a dimensão de liberdade de escolha e adequação conforme as necessidades de que o falante tenha
para suprir a sua comunicação com o interlocutor.
	
	
	O falante nativo da língua não deve ser proibido, cerceado, ou policiado no uso das palavras.
	
Explicação:
Para aquele que aprende a língua portuguesa, as palavras devem ter a dimensão de liberdade de escolha e adequação conforme as necessidades de que o falante tenha para suprir a sua comunicação com o interlocutor. Fazer uso da palavra de modo que caiba ao falante a sua liberdade pressupõe domínio das estruturas e diversidades para que expresse seus pensamentos, ideias, sentimentos, sensações.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Sobre o conceito de dialetos, é correto afirmar EXCETO
	
	
	
	São as variedades originadas das diferenças de região, de idade, de sexo, de classes ou de grupos sociais e da própria evolução histórica da língua.
	
	
	São as variações de pronúncia, vocabulário e gramáticas pertencentes a uma determinada língua.
	
	
	Encontramos uma grande variedade de dialetos, muitos deles com uma acentuada diferença lexical em relação ao português padrão .
	
	
	Não impedem a comunicação.
	
	
	Não existem dialetos no Brasil, apenas falares regionais.
	
Explicação:
Ainda existem pessoas que dizem que não existem dialetos no Brasil e sim apenas falares regionais popularmente conhecidos como sotaques, sendo estes variantes linguísticas do português brasileiro. Porém muitos estudos questionam tais ideais e defendem que tais variações brasileiras são sim dialeto. ( Livro proprietário, p.66)
	
	
		
	CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	CEL0354_A7_202002764236_V1
	
	
	
	
		Aluno: ANA PAULA FERREIRA MOURA ALVES
	Matr.: 202002764236
	Disc.: CONT MET ENSINO LING 
	2022.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Assinale a alternativa correspondente ao gênero textual a seguir:
- Doutor, como eu faço para emagrecer? - perguntou a paciente.
- Basta a senhora mover a cabeça da esquerda para a direita e da direita para a esquerda - respondeu o médico.
- Quantas vezes, doutor? - questionou a paciente.
Daí o médico respondeu:
-Todas as vezes que lhe oferecerem comida.
	
	
	
	Diálogo.
	
	
	Entrevista.
	
	
	Propaganda.
	
	
	Piada.
	
	
	Entrevista de emprego.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		De acordo com os PCNs, qual seria o objetivo do trabalho com a leitura:
	
	
	
	a formação de leitores competentes e, consequentemente, a formação de escritores.
	
	
	de formar escritores no sentido de profissionais da escrita, de pessoas capazes de escrever com eficácia
	
	
	Uma estratégia de um esquema restrito para obter, avaliar e utilizar informação.
	
	
	A construção dos sentidos que são construídas extraindo informação, decodificando-as.
	
	
	a possibilidade de produzir textos que não sejam eficazes para a prática da leitura.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Na prática de produção de texto, é importante que o estudante:
1. considere o destinatário, a sua finalidade e as características do gênero.
2. solicite que o professor organize, sozinho, as ideias de acordo com as características textuais de cada gênero.
3. utilize estratégias de escrita: planejar o texto, redigir rascunhos, revisar e cuidar da apresentação.
4. deixe que somente o professor controle a legibilidade do escrito.
 5. utilize o dicionário e outras fontes escritas para resolver dúvidas ortográficas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
	
	
	
	São corretas apenas as afirmativas 2,3 e 4..
	
	
	São corretas apenas as afirmativas 1,2 e 4
	
	
	São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
	
	
	São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
	
	
	São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Os PCNs de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental destaca o uso de gêneros discursivos em sala de aula adequados para o trabalho com a linguagem oral. Assinale a alternativa que não seja um gênero discursivo adequado para desenvolver a oralidade dos alunos.
	
	
	
	Entrevistas, debates e notícias.
	
	
	Textos de enciclopédia e verbetes de dicionário.
	
	
	Seminários e palestras.
	
	
	Contos, mitos e lendas populares.
	
	
	Poemas, canções, quadrinhos e parlendas.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Há três tipos de gêneros literários, que são o épico ou narrativo, o dramático e o lírico. Este último se caracteriza por possuir essencialmente rima, ritmo e:
	
	
	
	personagens.
	
	
	métrica.
	
	
	clímax.
	
	
	enredo.
	
	
	cenas.
	
Explicação:
O gênero lírico mesmo após os avanços do Modernismo ou do pós-modernismo ainda carrega em seu bojo a forte marca do ritmo, rima e métrica. É gênero que se mira no valor desta combinação.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A percepção dos gêneros discursivos facilita não apenas a leitura dos textos, mas também a escrita. Os gêneros dinamizam a língua, pois se adaptam à inovação das ferramentas tecnológicas e à criação de novas plataformas de comunicação.
Sendo assim, é correto afirmar
	
	
	
	A escrita de gêneros como o e-mail não acrescenta em nada para a evolução do aluno.
	
	
	A proposta de escrita pauta-se exclusivamente pelos textos exigidos nos exames de seleção.
	
	
	A proposta de leitura deve levantar os objetivos do gênero do texto para que o leitor possa orientar a sua interpretação de acordo com a intenção do autor.
	
	
	A leitura é, antes de tudo, uma viagem e o leitor pode interpretar o que quiser.
	
	
	O gênero privilegiado na leitura deve ser o da poesia, pois é mais fácil e sentimental.
	
Explicação:
Em um momento de leitura, cabe à escola, por meio do papel do docente, auxiliar o aluno nos caminhos de descoberta, propondo estratégias e descobrindo, junto com o aluno, os objetivos de cada material escrito. Seja para aprender a fazer uma receita, para aprender as regras de um jogo, para saber das notícias e dos acontecimentos do dia ou para apreciar uma poesia, o aluno precisa incorporar os objetivos pretendidos e orientar a sua interpretação mediante os caminhos a serem traçados.( Conteúdo on-line)
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O discurso, quando produzido, manifesta-se linguisticamente por meio de textos. Marque a única afirmativa INADEQUADA em relação ao conceito de texto:
	
	
	
	Todo texto se organiza dentro de determinado gênero em função das intenções comunicativas.
	
	
	Todo texto se organiza com uma sucessão de frases, independente de coesão e coerência.
	
	
	Um texto só é um texto quando pode ser compreendido como unidade significativa global.
	
	
	O produto da atividade discursiva oral ou escrita que forma um todo significativo, qualquer que seja sua extensão, é um texto.
	
	
	Um texto apresenta uma seqüência verbal constituída por um conjunto de relações que se estabelecem a partir da coesão e da coerência.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Na sequência dada abaixo, apontamos gêneros narrativos, exceto em:
	
	
	
	crônica, receita médica e receita culinária.
	
	
	lenda, conto e crônica.
	
	
	fábula, conto e mito
	
	
	mito, lenda e novela.
	
	
	contos de fada, mito e romance.
	
Explicação:
receita médica e receita culinária são gêneros textuais; são gêneros que apenas cumprem a comunicação, não efetivam a literariedade, ou seja, a finalidade artística na elaboração do texto.
	
	
	 
	CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
8a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		Exercício: CEL0354_EX_A8_202002764236_V1 
	09/04/2022
	Aluno(a): ANA PAULA FERREIRA MOURA ALVES
	2022.1 EAD
Disciplina: CEL0354 - CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA 
	202002764236
	
	 
		1
          Questão
	
	
	(Adaptada ENADE 2008) (valor: 0,8 décimos) ¿Aprender a ler e a escrever no primeiro ano não significa saber tudo sobre a produção da leitura e da escrita, tampouco saber de cor a forma ortográfica de todas as palavras¿. Também não significa que o aluno possa escrever sem se preocupar com a ortografia. (CAGLIARI, 1998, p.76) Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que NÃO condiz com o pensamento do autor:
		
	
	A expectativa do professor alfabetizador com relação a seus alunos no final do primeiro ano é que eles sejam capazes de corrigir individualmente um texto, sem se preocupar com os erros de ortografia, mas, sobretudo, que eles construam um texto que tenha coerência, coesão, mesmo que apresente erros ortográficos;
	 
	Brincar, cantar, contar histórias, recortar, colar, desenhar, etc, sem dúvida são atividades escolares. Mas isso não é ensinar a ler nem a escrever. Aprende-se a ler e a escrever, lendo e escrevendo, e não pulando corda e fazendo festa. Tem hora para aprender a ler e escrever e tem hora para brincar, mesmo sabendo que a leitura deve ser uma atividade lúdica;
	
	O professor deve inicialmente deixar que a criança escreva como ela acha que as palavras são. Posteriormente, pode ensiná-la a corrigir a ortografia desde o primeiro ano do ensino fundamental e passar a limpo as suas produções;
	
	Ao trabalhar o texto o professor deve se preocupara com a diversidade cultural do aluno, pois a cultura é um dos instrumentos do estudante para compreensão do significado da leitura e escrita no seu cotidiano;
	
	Alfabetizar é ensinar a ler e escrever, o segredo da alfabetização é a leitura. Escrever é uma decorrência do conhecimento que se tem para ler. Neste sentido, o objetivo principal do trabalho do docente é ensinar o aluno a compreender a escrita e aplicar o conhecimento para produzir sua própria escrita.
	Respondido em 09/04/2022 22:25:48
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	Leitor é "aquele que lê ou que tem o hábito da ler, ledor". Dicionário Aurélio escolar da Língua portuguesa (2005, p.540). Diante da definição podemos concluir que:
		
	 
	A prática da leitura deve tornar-se efetivamente uma presença constante na vida de todo e qualquer indivíduo.
	
	O professor será de fundamental relevância na construção de práticas de leitura, pois os procedimentos de leitura são apenas uma mera didatização e alfabetização de palavras e textos sem conexão com os espaços sociais que o aluno está inserido.
	
	A leitura é um processo apenas escolar, pois é neste ambiente que aprendemos a ler e começamos a ter contato com livros, revistas.
	
	Ler é decodificar símbolos gráficos e sinais. Sendo assim, o professor é o único responsável por criar este hábito no aluno.
	
	A construção do hábito de leitura só será incentivado em sala de aula e em ambientes próprios para este fim.
	Respondido em 09/04/2022 22:25:56
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	Texto 1
O SHOW
O cartaz O desejo O pai O dinheiro O ingresso O dia A preparação A ida O estádio A multidão A expectativa A música A vibração A participação O fim A volta O vazio
Texto 2
- Eu gosto tanto de frango, mas tenho medo de gripe aviária. - Ah, mas só dá na Ásia, responderam. - Justo na parte de que eu mais gosto!?
(Folha de São Paulo, 18 de março de 2006, p. E13)
Texto 3
O sol é quadrado, azul como a goiaba. No entanto, se você realmente me ama, por que não desata o nó da gravata do cachorro, que voa livre e solto pelo céu de maré alta.
A partir dos textos 1, 2 e 3 acima, analise as afirmações a seguir.
I. - O texto 3 apresenta tanto coerência quanto coesão textual, apesar de não fazer sentido algum.
II - Em seu conjunto e na maneira em que estão organizados, os itens lexicais do texto 1 formam, de modo adequado, coerente e progressivo, a descrição de um show. Esse texto apresenta coesão sequencial.
III - A coerência é a correspondência entre as ideias do texto de forma lógica. Portanto o texto 2 apresenta coesão textual, mas é incoerente. Essa incoerência, proposital neste caso, torna o texto uma piada.
Assinale a alternativa correta a respeito das afirmações acima.
		
	
	Somente a afirmação III está correta.
	
	Somente a afirmação I está correta.
	 
	As afirmações II e III estão corretas.
	
	Somente a afirmação II está correta.
	
	As afirmações I e II estão corretas.
	Respondido em 09/04/2022 22:26:02
	
Explicação: Somente a afirmação I está errada, ou seja as afirmações II e III estão corretas, pois apesar de apresentar coesão textual, ou seja, as frases são gramaticalmente bem construídas e formadas, não há coerência, lógica alguma no texto. O texto 3 não faz sentido algum para um falante da língua portuguesa.
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	Atualmente,, saber ler e escrever, tem se revelado uma condição insuficiente para responder adequadamente às demandas da sociedade. O professor deve utilizar as práticas sociais da leitura para que a criança:
		
	
	Aprenda através da gramática.
	 
	Insira-se em uma sociedade grafocêntrica.
	
	Treine a leitura com exercícios de interpretação.
	
	Prefira os textos literários.
	
	só leia por prazer.
	Respondido em 09/04/2022 22:26:33
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	Leia com atenção o texto a seguir:
"Como se sabe, cada texto abre a perspectiva de uma multiplicidade de interpretações ou leituras: se, conforme se disse, as intenções do emissor podem ser as mais variadas, não teria sentido a pretensão de se lhe atribuir apenas uma interpretação, única e verdadeira. A intelecção de um texto consiste na apreensão de suas significações possíveis, as quais se representam nele, em grande parte, por meio de marcas linguísticas. Tais marcas funcionam como pistas dadas ao leitor para permitir-lhe uma decodificação adequada(...)" (KOCH, Ingedore G. Villaça. Argumentação e linguagem. 4 ed. São Paulo: Cortez, 1996.)
A coesão é o recurso linguístico que consiste na retomada de termos expostos em um texto, sem, contudo, haver a repetição cansativa dos vocábulos já utilizados. Dentre os pares de vocábulos abaixo relacionados, assinale o item cujo par apresentado é retomado, coesiva e respectivamente, pelo pronome pessoal oblíquo "lhe", contido no fragmento acima transcrito.
		
	
	emissor / texto
	
	intenções / leitor
	
	pretensão / decodificação
	 
	texto / leitor
	
	leitor / texto
	Respondido em 09/04/2022 22:26:40
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	Em relação às figuras de linguagem, aquela que é, sem dúvida, um recurso fundamental da linguagem poética, pois coloca à nossa disposição inúmeras possibilidades de nos expressarmos simbolicamente pode ser classificada como:
		
	
	Hipérbole
	
	Comparação
	 
	Metáfora
	
	Metonímia
	
	Eufemismo
	Respondido em 09/04/2022 22:26:48
	
Explicação: A metáfora caracteriza-se pela substituição de uma ideia pela outra: um termo assume o lugar de outro.
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	Em Competência leitora e aprendizagem, Isabel Solé Gallart nos diz que "Formar leitores no século XXI exige considerar, no mínimo, três dimensões: ensinar e aprender a ler, a desfrutar da leitura, e a ler para aprender. Essas dimensões não têm caráter consecutivo; em qualquer momento em que planejamos experiências educacionais destinadas a promover a capacidade para ler precisamos considerá-las."
I. A prática da leitura deve tornar-se efetivamente uma presença constante na vida de todo e qualquer indivíduo.
 II. A leitura não é um processo apenas escolar: aprendemos a ler e começamos a ter contato com livros, revistas e outros meios de leitura antes mesmo de adentrarmos a escola.
III. Os procedimentos de leitura devem ser mera didatização, sem conexão com os espaços sociais que o aluno está inserido.
A partir de sua leitura
		
	
	II e III estão corretas.
Somente I está correta.
	 
	I e II estão corretas.
	
	I e III estão corretas.
	
	Somente II está correta.
	Respondido em 09/04/2022 22:26:59
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		8
          Questão
	
	
	A leitura é um processo no qual  o  leitor realiza um trabalho ativo de  construção do significado do texto. Considere as estratégias apresentadas por meio de afirmativas.
1. A estratégia de seleção possibilita ao leitor se ater apenas aos índices úteis, desprezando os irrelevantes.
2. A estratégia de  antecipação permite supor o que ainda está por vir na leitura do texto.
3. A estratégia de  inferência permite captar o que não está dito explicitamente no texto.
4. A estratégia de  verificação torna possível o ¿controle¿ sobre a eficácia ou não das demais estratégias.
São corretas as afirmativas:
		
	
	Apenas as afirmativas 1, 3 e 4 estão corretas.
	
	Apenas 2 e 4 estão corretas.
	
	Apenas 1 e 2 estão corretas.
	 
	As afirmativas  1, 2 e 3 estão corretas.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	Respondido em 09/04/2022 22:40:21
	
Explicação:
Uma estratégia de leitura é um amplo esquema para obter, avaliar e utilizar informação. As estratégias são um recurso para construir significado enquanto se lê. Estratégias de seleção possibilitam ao leitor se ater apenas aos índices úteis, desprezando os irrelevantes; de antecipação permitem supor o que ainda está por vir; de inferência permitem captar o que não está dito explicitamente no texto e de verificação tornam possível o ¿controle¿ sobre a eficácia ou não das demais estratégias.  ( CONTEÚDO ONLINE)
	
	
	CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	CEL0354_A9_202002764236_V1
	
	
	
	
		Aluno: ANA PAULA FERREIRA MOURA ALVES
	Matr.: 202002764236
	Disc.: CONT MET ENSINO LING 
	2022.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		(Concurso Professor- Feira de Santana- BA-2018)Luria (1989, p.102) afirma que ¿[...] a criança não é um adulto em miniatura. Ela modela sua própria cultura primitiva; embora não possua a arte da escrita, ainda assim escreve, e ainda que não possa contar, ela conta¿. A partir dessa observação realizada pelo autor, é possível afirmar que o processo de leitura e escrita ocorre de qual forma?
	
	
	
	O processo de aquisição da leitura e escrita ocorre somente a partir das séries iniciais do Ensino Fundamental, pois o ambiente da Educação Infantil deve ser lúdico e reservado somente para momentos de brincadeiras.
	
	
	O processo de aquisição da leitura e escrita ocorre em todos os contextos sociais sem necessidade de mediação.
	
	
	O processo de aquisição da leitura e escrita ocorre em todos os contextos sociais por meio de suas vivências e para que seja formalizado no ambiente escolar, em todos os contextos, é necessário que ocorra a mediação
	
	
	O processo de leitura e escrita ocorre somente no ambiente formal de sala de aula, com materiais sistematizados para este propósito.
	
	
	O processo de aquisição da leitura e escrita ocorre inicialmente na família, com necessidade de mediação.
	
Explicação:
Compreender a relação que a sociedade estabelece com a linguagem escrita e o papel que os textos ocupam nessa sociedade torna-se fundamental para a compreensão e o desenvolvimento de práticas de ensino e de aprendizagem da escrita em diferentes espaços sociais. Assim, quando a escola assume a importância de trabalhar práticas de leitura e escrita em sala de aula, devemos nos preocupar com o risco de padronização e com a rigidez de modelos estabelecidos na construção do texto pelo aluno. Devemos, inicialmente, compreender a escrita como ação social. ( CONTEÚDO ONLINE)
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Dizer que todo texto, como ato de comunicação, não possui aleatoriedade é dizer que todo texto pressupõe:
	
	
	
	o despertar, por parte do leitor, de maior gosto pela leitura.
	
	
	uma multiplicidade de interpretações.
	
	
	intenções por parte de quem o produziu.
	
	
	Uma função em si mesmo.
	
	
	sua recriação pelo leitor.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Observe a charge a seguir e depois assinale a alternativa CORRETA:
O gênero textual charge tem como características:
1. Interação entre a linguagem escrita e a linguagem visual.
2. Tem como objetivo tornar seus leitores competentes, críticos e capazes de transformar e modificar a realidade em que se inserem.
3. Não permite que o leitor faça qualquer análise social ou política sobre os fatos apresentados.
4. Predominância da linguagem rebuscada, que se utiliza da norma culta e termos literários.
5. Linguagem objetiva e clara, utilizando recursos que estimulam o leitor, por meio de textos imagético e verbal.
	
	
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	Apenas 1 e 5 estão corretas.
	
	
	Apenas 5 está correta.
	
	
	1, 2 e 5 estão corretas.
	
	
	Apenas 3 e 4 estão corretas.
	
Explicação:
Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Quando o texto se mostra com termos concatenados gramaticalmente e se percebe uma distinta arrumação das palavras. A tal particularidade dá-se o nome de:
	
	
	
	Coerência.
	
	
	Catáfora.
	
	
	Polifonia.
	
	
	Anáfora.
	
	
	Coesão.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Diferentemente do texto escrito, que em geral compele os leitores a lerem numa onda linear "da esquerda para a direita e de cima para baixo, na página impressa" hipertextos encorajam os leitores a moverem-se de um bloco de texto a outro, rapidamente e não sequencialmente. Considerando que o hipertexto oferece uma multiplicidade de caminhos a seguir, podendo ainda o leitor incorporar seus caminhos e suas decisões como novos caminhos, inserindo informações novas, o leitor navegador passa a ter um papel mais ativo e uma oportunidade diferente da de um leitor de texto impresso. Dificilmente dois leitores de hipertextos farão os mesmos caminhos e tomarão as mesmas decisões. (MARCUSCHI, L. A. Cognição, linguagem e práticas interacionais. Rio: Lucerna, 2007).
No que diz respeito à relação entre o hipertexto e o conhecimento por ele produzido, o texto apresentado deixa claro que o hipertexto muda a noção tradicional de autoria, porque... 
	
	
	
	aclara os limites entre o leitor e o autor.
	
	
	só o autor conhece o que eletronicamente se dispõe para o leitor.
	
	
	é o leitor que constrói a versão final do texto.
	
	
	propicia um evento textual-interativo em que apenas o autor é ativo.
	
	
	o autor detém o controle absoluto do que escreve.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Aprendemos que é preciso saber intervir no texto da criança, transformando-o com a intenção de aproximá-lo, cada vez mais, de uma escrita convencional. Para tanto, podemos utilizar alguns recursos da língua, em relação ao recurso da inferência, MARQUE A ALTERNATIVA VERDADEIRA:
	
	
	
	Diz respeito ao ato de relacionar a visão de mundo e os conhecimentos do leitor com as informações presentes no texto e com a visão de mundo do autor.
	
	
	É o modo que o leitor percebe a ideia principal do texto e o seu relacionamento com outras ideias propostas pelo autor em outros textos;
	
	
	Refere-se à forma que o autor coloca as ideias no texto, partindo do princípio que todo leitor possui a sua visão de mundo;
	
	
	Significa julgar os fatos e situações, dar opiniões sobre marcas linguísticas e argumentar sobre a opinião omitida;
	
	
	Trata-se do modo de propor soluções a partir de um desafio relacionado à temática abordada;
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Na Unidade

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais