Buscar

Simulado 2.3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado 2.3
	1 - Há dois momentos em que um auditor emite documentos sobre o trabalho de auditoria. Quais são eles e quando eles são emitidos?
	
São dois momentos: Durante a auditoria, ao encontrar uma falha no sistema, quando o auditor comunica a fraqueza encontrada e solicita prazo para acerto da mesma e no final da auditoria, quando é emitido o relatório final de auditoria, contendo as fraquezas não consertadas durante o trabalho de auditoria.
	2 - Segundo a metodologia PMBOK (Project Management Body of Knowledge) do PMI (Project Management Institute), em seu capítulo 12, dedicado à gerência de aquisições, os grandes grupos de processos a serem seguidos para que uma empresa faça uma aquisição de bem ou serviço que não esteja disponível dentro da empresa são:______________________________________________. De acordo com a referência responda citando 3 (três) dos processos:
	
	1. Planejamento das aquisições 2. Planejamento das solicitações 3. Solicitação 4. Seleção da fonte 5. Administração do contrato 6. Fechamento do contrato
		
	
	
3 - A rede empresarial é onde se encontram as informações que alimentam as transações e os processos do negócio. É o local onde trafegam informações importantes para a execução de transações estratégicas, táticas e operacionais. O auditor deve avaliar com atenção as questões fundamentais que se relacionam com esse ambiente.
Considere as seguintes proposições:
1. Equipamentos e periféricos, arquitetura da rede, sua construção e distribuição.
2. As linhas e canais de transmissão entre unidades e localidades remotas obedecendo aos limites estabelecidos.
3. Customização de recursos de software, desempenho, acompanhamento e rendimento operacional.
4. Disponibilidade da rede, isto é, pode confiar que ela estará disponível quando necessária, mesmo em situação adversa.
Tais proposições podem ser associadas respectivamente aos seguintes tipos de segurança:
	
	Física, Enlace, Lógica e Aplicação.
	4 - O profissional de segurança de informação tem a responsabilidade de supervisionar a área de segurança das informações e implementar todas as políticas de controle de acessos.
Analise as seguintes afirmações:
I. Todo trabalho do auditor deve ser documentado para se criar evidências do que será escrito nos relatórios.
II. Ao encontrar uma não conformidade o auditor deve emitir sua opinião mostrando a solução que deverá ser dada para essa não conformidade.
III. O número de caracteres exigidos para formação de senha não é significativo para a segurança da informação.
As afirmações verdadeiras são:
		
	 
	Apenas a afirmação (I).
5 - A Senhora Josefina necessita ter acesso a informações privilegiadas de uma determinada organização. Para isso, ela se emprega na empresa de limpeza que trabalha para essa organização. Assim que foi designada para a tal organização, ela começou a vasculhar as lixeiras, as salas dos executivos e todos os possíveis locais que podiam potencializar alguma evidência do que estava procurando.
Tecnicamente falando, a Senhora Josefina estava praticando:
	 
	Engenharia social.
6 - Há uma tendência de se medir a empresa pelo acervo de informações que ela possui. Estas informações estão nas redes de comunicação da empresa, seja via intranet (rede interna da empresa), via extranet (quando a empresa libera parte de sua rede interna para alguns clientes) ou internet. Esta afirmativa refere-se a que tipo de auditoria direcionada?
	 
	Auditoria de redes
7 - Analise as sentenças sobre Auditoria de Redes e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. As informações que as empresas possuem estão nas redes de comunicação da empresa, seja via intranet (rede interna da empresa), via extranet (quando a empresa libera parte de sua rede interna para alguns clientes) ou internet. Proteger estas informações que refletem a vida da empresa não tem tanta importância assim e demanda pouco investimento.
II. A gestão efetiva das redes concentra-se nos controles relacionados com comunicação de dados e informações nas camadas físicas e de enlace utilizando-se dos protocolos de camada de rede IP e OSI, de camada de transporte TCP e UDP e dos protocolos de aplicação DNS, SNMP, HTTP, entre outros.
III. Dentro do contexto apresentado nas sentenças acima, o trabalho do auditor deve ser documentado para que possamos ter evidências do que escreveremos em nossos relatórios. Trata-se de um trabalho baseado essencialmente em opiniões pessoais e não em fatos.
	 
	Apenas a sentença II está correta
8 - Analise as sentenças sobre Auditoria de Aquisição, Desenvolvimento, Manutenção e Documentação de sistemas e, em seguida, assinale a alternativa correta: 
I. Uma das dúvidas atrozes de um gestor de sistemas é decidir sobre comprar ou desenvolver em casa um determinado aplicativo. Vários pontos devem ser considerados, principalmente em relação aos riscos envolvidos e ao custo-benefício de ambas as alternativas.
II. Em qualquer das opções citadas na sentença acima (desenvolvimento em casa ou aquisição), não se faz necessário fazer um estudo preliminar para o sistema em questão, já que é pouco relevante considerarmos a viabilidade econômica, operacional e técnica.
III. A aquisição de software pode abranger um sistema/programa novo (com ou sem modificações de customização) ou alterações em algum software já existente na empresa.
	 
	Apenas as sentenças I e III estão corretas
	
9 - Uma das dúvidas de um gestor de sistemas é decidir sobre comprar ou desenvolver em casa um determinado aplicativo. Vários pontos devem ser considerados, principalmente em relação aos: _____________________________________________________. Marque a opção que complementa corretamente a citação Com base na afirmativa complete-a respondendo quais são esses pontos:
		
	 
	riscos envolvidos e ao custo-benefício de ambas as alternativas.
O COBIT define sete critérios de informação que podem ser adotados como objetivo de uma auditoria de sistemas.
Entre as alternativas abaixo, qual delas descreve três desses critérios?
		
	
	Eficiência, responsabilidade e atitude
	 
	Confidencialidade, integridade e disponibilidade
	
	Responsabilidade, habilidade e atitude
	
	Conformidade, efetividade e responsabilidade
	
	Integridade, confidencialidade e responsabilidade

Outros materiais