Buscar

SIMULADO CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA I

Prévia do material em texto

Disc.: CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA I   
	Aluno(a): QUEILA
	
	Acertos: 9,0 de 10,0
	
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Assinale a opção correta sobre quem pode instituir tributos?
		
	
	o povo brasileiro
	
	Somente o Estado.
	 
	A União, Estados, municípios e o Distrito Federal podem, por lei, instituir os tributos de sua competência. Essa competência é dada pela Constituição Federal.
	
	somente a União
	
	o Corpo de Bombeiro
	Respondido em 28/03/2022 21:21:42
	
	Explicação:
Conforme estabelece a CF/88, todos os entes federativos, isto é, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, possuem competência para instituir tributos.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	O Crédito Tributário decorre do fato gerador, descrito em lei ou norma legal. Para que o Estado possa exigi-lo, é necessário que ocorra o fato gerador e que o Estado individualize e quantifique o valor a ser pago por meio do lançamento. A respeito do crédito tributário é correto afirmar que:
		
	
	A remissão e a anistia extinguem o crédito tributário
	 
	A isenção e a anistia excluem o crédito tributário
	 
	O pagamento e a moratória suspendem a exigibilidade do crédito tributário
	
	O parcelamento e a transação extinguem a exigibilidade do crédito tributário
	
	A isenção e remissão excluem o crédito tributário
	Respondido em 29/04/2022 16:42:47
	
	Explicação:
De acordo com o Art. 151 do CTN, as modalidades de suspensão admitidas são: a moratória; o depósito do seu montante integral; as reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo; a concessão de medida liminar em mandado de segurança; a concessão de medida liminar ou de tutela antecipada, em outras espécies de ação judicial e o parcelamento.
Segundo estabelece o Art. 156 do CTN, extinguem o crédito tributário: o pagamento; a compensação; a transação; remissão; a prescrição e a decadência; a conversão de depósito em renda; o pagamento antecipado e a homologação do lançamento nos termos do disposto no artigo 150 e seus §§ 1º e 4º; a consignação em pagamento, nos termos do disposto no § 2º do artigo 164; a decisão administrativa irreformável, assim entendida a definitiva na órbita administrativa, que não mais possa ser objeto de ação anulatória; a decisão judicial passada em julgado e a dação em pagamento em bens imóveis, na forma e condições estabelecidas em lei.
E, conforme determina o Art. 175 do CTN, excluem o crédito tributário:  a isenção e a anistia.
 
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O Regulamento do Imposto de Renda, conhecido como RIR, estabelece os critérios para avaliação de estoques. Analise as sentenças abaixo e assinale a opção correta considerando a legislação tributária vigente:
I - Os bens em almoxarifado devem ser avaliados pelo custo de aquisição
II - Os produtos em fabricação devem ser avaliados pelo custo de produção.
III - Os produtos acabados devem ser avaliados pelo custo de aquisição.
		
	 
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	Apenas a alternativa III está correta.
	
	Apenas a alternativa II está correta.
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	
	Apenas a alternativa I está correta.
	Respondido em 29/04/2022 16:43:27
	
	Explicação:
Os produtos acabados devem ser avaliados pelo custo de produção, em obediência ao Decreto 9.580/2018, que regulamenta os critérios para avaliação de estoques em seus artigos 304, 305 e 306.
De acordo com o artigo 305, as mercadorias, as matérias-primas e os bens em almoxarifado serão avaliados pelo custo de aquisição.
E, conforme estabelece o Art. 306, os produtos em fabricação e os produtos acabados serão avaliados pelo custo de produção.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Qual é o fato gerador do ICMS?
		
	
	a fabricação da mercadoria
	
	o recebimento da mercadoria
	
	o pedido da mercadoria
	
	o pagamento da mercadoria
	 
	a circulação da mercadoria
	Respondido em 28/03/2022 21:22:59
	
	Explicação:
De acordo com a Lei Complementar 87/1996, "Lei Kandir", o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) é um tributo de competência dos Estados e do Distrito Federal, que incide, principalmente, sobre a circulação de mercadorias e, também, sobre serviços de transporte interestadual e intermunicipal, de comunicações, de energia elétrica, de entrada de mercadorias importadas e aqueles serviços prestados no exterior.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O imposto que incide sobre a circulação de mercadorias, não importando se a venda da mercadoria foi efetivada ou não, o que importa é que houve a circulação e isso é cobrado, é conhecido como:
		
	 
	Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS)
	
	Imposto sobre serviços ( ISS)
	
	Imposto de renda ( IR)
	
	Imposto sobre importação ( ISI)
	
	Imposto de produtos industrializados (IPI)
	Respondido em 28/03/2022 21:23:29
	
	Explicação:
De acordo com a Lei Complementar 87/1996, "Lei Kandir", o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) é um tributo de competência dos Estados e do Distrito Federal, que incide sobre a circulação de mercadorias e, também, sobre serviços de transporte interestadual e intermunicipal, de comunicações, de energia elétrica, de entrada de mercadorias importadas e aqueles serviços prestados no exterior. De acordo com a legislação, para ocorrer a incidência, não importa se a venda da mercadoria foi efetivada ou não, o que importa é que houve a circulação e isso é cobrado.
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	As __________________podem ser excluídas da base de cálculo do PIS e do COFINS.
		
	
	as receitas financeiras
	 
	as vendas canceladas
	
	os juros passivos
	
	os juros líquidos
	
	os juros ativos
	Respondido em 28/03/2022 21:23:38
	
	Explicação:
Como determina o inciso I do § 2º do Art. 3º, da Lei nº 9.718/1998, as vendas canceladas pela devolução de mercadorias podem ser excluídas da base de cálculo do PIS/Pasep e da COFINS.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Nas operações de venda das empresas é comum ocorrerem situações que interferem no resultado da venda. Essas situações devem ser consideradas contabilmente, pois reduzem a receita de vendas a ser considerada no resultado do exercício. Considerando essas situações, analise as afirmações abaixo e assinale aquela cuja descrição está errada:
		
	 
	Abatimentos sobre vendas correspondem a descontos concedidos pelo vendedor em função da pontualidade do comprador
	
	Desconto condicional ou financeiro é aquele que depende de condição futura, normalmente uma condição de antecipação de pagamento, gerando despesa financeira na empresa vendedora
	
	Devoluções de vendas ocorrem quando o cliente devolve as mercadorias adquiridas e a empresa vendedora necessita efetuar o registro contábil pelos valores realizados na venda
	
	Desconto incondicional ou comercial é aquele concedido pelo vendedor ao comprador na emissão da nota fiscal, não dependendo de nenhuma ação posterior à emissão
	
	Vendas canceladas possuem o mesmo tratamento dado às devoluções de vendas
	Respondido em 29/04/2022 16:46:23
	
	Explicação:
Nas operações de venda das empresas é comum ocorrerem situações que interferem no resultado da venda. Essas situações devem ser consideradas contabilmente, pois reduzem a receita de vendas a ser considerada no resultado do exercício. Devoluções de vendas ocorrem quando o cliente devolve as mercadorias adquiridas e a empresa vendedora necessita efetuar o registro contábil pelos valores realizados na venda. Vendas canceladas possuem o mesmo tratamento dado às devoluções de vendas. Abatimentos sobre vendas correspondem a descontos concedidos pelo vendedor posteriormente à emissão da nota fiscal, sem correlação com a pontualidade (desconto por pagamentoantecipado), como por exemplo o desconto por avaria de mercadoria. Desconto incondicional ou comercial é aquele concedido pelo vendedor ao comprador na emissão da nota fiscal, não dependendo de nenhuma ação posterior à emissão. Desconto incondicional ou comercial é aquele concedido pelo vendedor ao comprador na emissão da nota fiscal, não dependendo de nenhuma ação posterior à emissão.
 
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O que quer dizer no ICMS substituição tributária operação posterior?
		
	
	é a operação onde o fato gerador é presumido
	
	é a operação onde existe o fato gerador
	
	é a operação onde não existe o fato gerador
	
	é a operação onde o fato gerador é o substituto tributário
	 
	é a operação onde o fato gerador ainda irá ocorrer
	Respondido em 29/04/2022 16:47:54
	
	Explicação:
A substituição tributária operação posterior é a modalidade que ocorre quando o imposto é proveniente da operação ou prestação de serviço cujo fato gerador ainda irá ocorrer.
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Sobre o imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS), assinale a alternativa correta.
		
	 
	A base de cálculo para a apuração do ISS é o preço do serviço prestado
	
	Todos os serviços são tributados pelo ISS.
	
	A alíquota maxima do ISS, fixada em lei, é de 25%.
	
	O ISS é um tributo de competência dos Estados e do Distrito Federal.
	Respondido em 28/03/2022 21:24:06
	
	Explicação:
De acordo com a legislação vigente, o ISS é um tributo de competência privativa dos Municípios, que tem como fato gerador a prestação dos serviços elencados na lista anexa à Lei Complementar 116/2003 e como base de cálculo o preço do serviço. 
A alíquota mínima do ISS está fixada em 2% (dois por cento) e a alíquota máxima está fixada em 5% (cinco por cento)
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O tributo sobre a folha, calculado em função do grau de risco da atividade do empregado na empresa, é conhecido por:
		
	 
	SAT - Seguro de Acidentes do Trabalho.
	
	SENAI ¿ Seguro Nacional Industrial.
	
	SEBRAE ¿ Seguro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
	
	SESI ¿ Seguro Social da Indústria.
	
	SEST ¿ Seguro Social do Transporte.
	Respondido em 28/03/2022 21:24:34
	
	Explicação:
Conforme estabelece a legislação trabalhista, o SAT é o Seguro de Acidente de Trabalho, calculado em função do grau de risco da atividade do empregado na empresa.
O SEBRAE é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
O SENAI é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
O SESI é o Serviço Social da Indústria
O SEST é o Serviço Social do Transporte

Continue navegando