Buscar

prova final discursiva bioquímica Uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1) Questão 1
As leis da termodinâmica podem ser utilizadas para explicar a troca de matéria e energia dos organismos com o meio. Desta forma, a célula pode ser considerada um sistema aberto? Por quê? Explique esta questão utilizando os conceitos da termodinâmica.
Resposta esperada
Conforme as leis da termodinâmica, a célula pode ser considerada um sistema aberto. Com relação à 1ª lei da termodinâmica, a energia é transformada, mas não pode ser criada ou destruída. Com o aparato biológico da célula, a mesma consegue transformar a energia para realizar trabalho. Ex.: células musculares esqueléticas transformam o ATP (energia química) em mecânica (movimento). Já a 2ª lei da termodinâmica atesta que, em organismos biológicos, a entropia aumenta, ou seja, o grau de desorganização de um sistema (neste caso, a célula). Trata-se da energia que não pode ser aproveitada. Desta forma, a célula necessita de um aporte constante de energia para manter sua organização interna.
Questão 2) Questão 2
Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza. Além disso, constituem-se na base da nutrição humana na maioria das culturas do mundo. Biologicamente, os carboidratos apresentam diversas funções (energética, estrutural e de armazenamento de energia). Deste modo, disserte sobre estas três funções executadas pelos carboidratos.
Resposta esperada
Função energética: os carboidratos são importantes fontes de energia para a produção de ATP, a partir da quebra de suas moléculas. Função estrutural: atuam com elementos estruturais e de proteção na parede celular dos vegetais. Também realizam esta função em tecidos animais (ex.: quitina). Função de armazenamento de energia: os compostos amido e glicogênio são utilizados para reserva de energia nos vegetais e nos animais, respectivamente.

Continue navegando