Buscar

Engenharia de software TEMP IV

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução aos testes de software
1.Supondo que um novo software voltado para redes sociais para um público específico esteja sendo desenvolvido, após o término do desenvolvimento das funcionalidades, e depois de ocorrer os testes funcionais e estruturais, o que mais seria pertinente realizar?
Resposta
Revisões técnicas eficientes, especificações funcionais e não funcionais corretas e elaboração de um plano de teste.
2.O teste do software tem como objetivo fornecer informações sobre a qualidade do software em relação ao contexto no qual ele deverá funcionar. Dentre os testes de software, pode-se incluir:
I. Caixa-preta.
II. Caixa-cinza.
III. Caixa-branca.
IV. Teste de performance.
V. Teste de integração.
Resposta
Alternativas I, II, III, IV e V.
3.Técnicas de verificação e validação são de grande importância para identificar se um software tem defeitos e se está de acordo com o especificado. O que diferencia validação e verificação em um teste de software?
Resposta
Na validação ocorre uma verificação dinâmica e na verificação ela é realizada de uma forma estática
4.Em testes de software, há os fatores ISO de qualidade que definem parâmetros, cujo objetivo é padronizar a avaliação da qualidade de software. A partir disso, é correto afirmar que os fatores:
Resposta
Não levam, necessariamente, à medição direta, porém fornecem base para medidas indiretas e uma lista de verificação que norteia a avaliação de qualidade.
5.Dentre as técnicas empregadas no projeto de interfaces de sistemas, uma delas é a condução de testes de usabilidade, em que os resultados fornecem importantes indicadores para melhorar a qualidade da interface. Em que consistem os testes de usabilidade?
Resposta
Mostrar o sistema para um usuário, solicitar que ele realize algum tipo de tarefa, observando as suas reações à interface, como, por exemplo, erros cometidos, dificuldades e eficiência no cumprimento da tarefa.
Teste de Software
1.Qual destas definições representa um teste de software?
Resposta
O teste do software é a investigação do software a fim de fornecer informações sobre sua qualidade em relação ao contexto em que ele deve operar. Isso inclui o processo de utilizar o produto para encontrar seus defeitos.
2.O comportamento interno do componente de software trabalha diretamente sobre o código-fonte do componente de software para avaliar aspectos como teste de condição, teste de fluxo de dados, teste de ciclos, teste de caminhos lógicos e códigos nunca executados. Das técnicas apresentadas a seguir, qual avalia esse comportamento interno do componente de software?
Resposta
Teste de caixa-branca.
3.Qual é a fase de teste em que se testam as menores unidades de software desenvolvidas (pequenas partes ou unidades do sistema)?
Resposta
Teste de unidade.
4.O que é TDD na Engenharia de Software?
Resposta
O TDD é uma técnica de desenvolvimento de software que se baseia na criação inicial de testes de software antes mesmo do desenvolvimento.
5.O ciclo de vida de testes de software tem cinco fases: planejamento, preparação, especificação, execução e entrega. Qual fase tem como objetivo elaborar e revisar os casos e roteiros de testes?
Resposta
Especificação.
Manutenção de Software
1.Qual das descrições apresentadas define melhor a manutenção de software?
Resposta
É o processo de melhoria e otimização de um sistema já desenvolvido, como também é o reparo dos seus defeitos.
2.Um sistema de controle de vendas foi entregue para o cliente após passar por uma bateria de testes. O cliente, após dois meses de uso, notou que um dos cálculos realizados durante a preparação do relatório de vendas diário estava errado. Então, foi solicitada a manutenção desse software com o objetivo de ajustar esse cálculo. Essa solicitação foi de qual tipo de manutenção?
Resposta
Manutenção corretiva.
3.Por que é importante que a manutenção do software seja prevista durante o planejamento da criação?
Resposta
Devido à manutenção de software, geralmente, possuir um custo mais elevado do que o próprio desenvolvimento
4.O processo de manutenção de software, em alguns casos, enfrenta problemas que dificultam todo o processo. Qual é a principal causa desses problemas?
Resposta
A maioria dos problemas com a manutenção do software é causada por deficiências na maneira como ele foi planejado e desenvolvido.
5.O que significa manutenibilidade?
Resposta
Manutenibilidade pode ser definida como a facilidade com que o software pode ser entendido, corrigido, adaptado e/ou melhorado.
Métricas de software
1.Métricas de software são formas utilizadas para quantificar o esforço necessário para o desenvolvimento de um sistema de software.
É correto afirmar que:
Resposta
linhas de código, esforço e memória são consideradas métricas diretas.
2.As métricas de software são amplamente utilizadas para fazer gerenciamento de projetos de software.
Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde à utilidade principal das métricas.
Resposta
Servem para medir a produtividade da equipe e indicar a qualidade do produto.
3.Um processo de métricas de software pode ser caracterizado por cinco atividades.
Assinale a alternativa que corresponde à atividade utilizada para acumular os dados.
Resposta
Coleta
4.Métricas de software podem ser diretas ou indiretas.
Sendo assim, assinale a alternativa correta.
Resposta
Métricas diretas são aquelas que representam uma quantidade observada, tais como custo, esforço, número de linhas de código, tempo de execução e número de defeitos.
5.De acordo com as métricas de software, a análise dos pontos de função é uma forma de medição das funcionalidades fornecidas por um software sob o ponto de vista:
Resposta
dos usuários

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando