Buscar

Ética e Moral, História dos Hospitais, Áreas Hospitalares, Medicina Grega e Organograma

Prévia do material em texto

1.Tratar sobre a ética é sempre complexo, em alguns casos pode parecer muito subjetivo e até abstrato. A ética e a moral caminham juntas, levando em consideração costumes e valores de determinadas regiões, culturas etc. O que é aceito em uma sociedade pode não ser aceito em outra. No entanto, ética e moral não são a mesma coisa, é preciso compreender cada conceito. Sobre este assunto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Bioética. II- Moral. III- Ética. ( ) É o estudo sistemático de caráter multidisciplinar, da conduta humana, na área das ciências da vida e da saúde, na medida em que esta conduta é examinada à luz dos valores e princípios morais. ( ) Estuda a ação comandada pelo cérebro, sendo esta variável, porém observável, representando a conduta do indivíduo. ( ) É o conjunto de comportamentos e regras aceitas por uma sociedade com base nos seus costumes, crenças e tabus. Está diretamente ligada à resposta do cérebro, intrínseca à tomada de decisão no momento de agir em uma determinada situação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A II - III - I. 
B I - II - III. 
C III - I - II. 
(D) I - III - II.
2.Percebemos que temos uma vasta informação sobre a história dos hospitais e da medicina, que iniciou bem antes de Cristo. Com base nos aspectos históricos do hospital, desde a Antiguidade até a concepção de hospital moderno, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Asclepieia. II- Valetudinários. III- Santas Casas de Misericórdia. IV- Hospitais anexos às dioceses católicas. V- Nosocômio. ( ) É o termo que mais se adéqua ao sentido das atividades realizadas dentro de um hospital, sendo assim, chamado nos seus primórdios. ( ) Nome do espaço destinado a hospedar doentes, peregrinos, pessoas carentes e em leito de morte na Grécia antiga, cujo nome vem do médico grego, filho do Deus Apolo. ( ) Modelo assistencial do primeiro hospital fundado pelos portugueses no Brasil. ( ) Decisão tomada no quarto Concílio de Cartagena com relação à construção dos hospitais cristãos. ( ) Local construído pelos romanos de maior poder aquisitivo para tratar atletas, gladiadores e militares. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
(A) V - I - III - IV - II. 
B II - V - IV - III - I. 
C III - IV - I - II - V. 
D IV - III - I - II - V.
3.O ambiente hospitalar é classificado de acordo com a sua complexidade e amplitude, considerando suas características, particularidades e utilização. É de responsabilidade dos gestores a formulação de procedimentos internos e externos para melhorar a devida sinalização e controle de acesso das pessoas nas áreas consideradas mais críticas. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Áreas não críticas. II- Áreas críticas. III- Áreas semicríticas. ( ) Unidades de internação e ambulatórios, onde há risco de transmissão de doenças (vírus e bactérias) entre os pacientes, pois possuem patologias diferentes e permanecem no mesmo ambiente. ( ) São as áreas administrativas, fora das áreas de assistência, sem a presença de pacientes. ( ) São basicamente a área da UTI e a unidade de emergência, onde há maior ou menor risco de transmitir infecções para os pacientes que ali estão em tratamento. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A I - II - III.
 (B) III - I - II.
 C II - III - I. 
D I - III - II.
4.No contexto da história da medicina, os gregos obviamente tiveram um papel importante que se espalhou por outras civilizações na Antiguidade. Os médicos egípcios formavam casta perfeitamente organizada, cabendo-lhes títulos sacerdotais. Possuíam as escolas médicas de Sais e de Osiris, esta última, em Heliópolis. De acordo com a história da medicina grega, quem foi o primeiro médico grego? 
 A Apolo. 
 B Heródoto. 
C Asclépio-Esculápio. 
( D) Hipócrates.
5.As estruturas funcionais ou organizações funcionais são uma forma de organizar a empresa pelo critério funcional de primeiro nível. Existem vários modelos de estruturação funcional, cuja aplicação parece muito pertinente para indústria e produção de produtos, porém, pouco adaptável para prestação de serviço hospitalar, pois nesse modelo funcional não são apresentadas as áreas (setores) da empresa, apenas a administração de primeiro nível. Sobre o conceito de organograma, assinale a alternativa CORRETA: 
A O organograma é a representação teórica da estrutura organizacional de uma organização, com a apresentação dos cargos em seus respectivos níveis salariais.
 B O organograma é a apresentação financeira da estrutura administrativa de uma organização, com a distribuição dos cargos em seus respectivos níveis hierárquicos. 
C O organograma é a representação geográfica da estrutura burocrática de uma organização, com a apresentação dos setores em seus respectivos níveis de distribuição.
( D) O organograma é a representação gráfica da estrutura administrativa de uma organização, com a apresentação dos cargos em seus respectivos níveis hierárquicos.
6.A civilização Assírio-Babilônica (da antiga Babilônia, atualmente Iraque) também contribuiu para o desenvolvimento da medicina; foram encontrados vários textos de práticas e remuneração médicas cujas datas antecedem 3000 a.C. Sobre as práticas médicas desenvolvidas naquela época, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Um dos trechos afirmava que na Babilônia a medicina começou a ser praticada no mercado, isso mesmo, o mercado tornou-se o "hospital" daquela época. PORQUE II- Era no mercado que os curandeiros, supostos médicos das épocas se localizavam, para que se necessário já tivessem algum medicamento mais próximo. Assinale a alternativa CORRETA: 
(A) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
 B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
 C As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 
D A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
7.A questão do manejo, transporte e tratamento dos resíduos de saúde mudou logo após o ano de 2003, com normativas e recomendações publicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). A primeira foi a RDC nº 33, de 25 de fevereiro de 2003, cujo texto tratava do regulamento técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, essa RDC foi revogada pela RDC nº 306, publicada pela ANVISA em 7 de dezembro de 2004. Sobre a classificação dos lixos hospitalares, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Grupo A (potencialmente infectantes). II- Grupo B (químicos). III- Grupo C (rejeitos radioativos). IV- Grupo D (resíduos comuns). V- Grupo E (perfurocortantes). ( ) Materiais que contenham substâncias químicas capazes de causar risco à saúde ou ao meio ambiente, independentemente de suas características inflamáveis. ( ) Qualquer lixo que não tenha sido contaminado ou possa provocar acidentes, como gesso, luvas, materiais passíveis de reciclagem e papéis. ( ) Objetos e instrumentos que possam furar ou cortar, como lâminas, bisturis, agulhas e ampolas de vidro. ( ) Agentes biológicos presentes em materiais de maneira que apresentem risco de infecção. ( ) São os materiais que contêm radioatividade em carga acima do padrão e que não podem ser reutilizados. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A V - IV - III - II - I.
 B III - I - II - V - IV. 
(C) II - IV - V - I - III.
 D I - II - III - IV - V.
8.É de origem grega um dos maiores médicos da Antiguidade e da história da medicina, descendente de Apolo, considerado o deus do sol, da saúde e da medicina, recebeu seu conhecimento do médico Heródico. Em seu legado deixou ensinamentos práticos da medicina, separando do conceito teúrgico que possuía, ou seja, não aceitava questões de superstição ou encantamentos pregados por outras civilizações. De acordo com o exposto, assinale a alternativa CORRETA que correspondeao médico grego considerado até hoje o pai da medicina: 
A Heródoto. 
B Apolo.
 C Asclépio-Esculápio. 
(D) Hipócrates.
9.A bioética surgiu em consequência dos grandes avanços tecnológicos na área da saúde, da biologia e da aplicação de novas ciências e técnicas em seres vivos, sendo que ela tem como base quatro princípios: o princípio da beneficência, o princípio da não maleficência, o princípio da autonomia e o princípio da justiça. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Princípio da beneficência. II- Princípio da não maleficência. III- Princípio da autonomia. IV- Princípio da justiça. ( ) Este princípio está relacionado a não ter qualquer atitude ou realizar qualquer procedimento que possa fazer algum mal ao paciente ou colocá-lo em risco, é compromisso do profissional da saúde buscar sempre o máximo de benefício, reduzindo os riscos. ( ) Este princípio está relacionado com o princípio da equidade e da universalidade do direito à saúde, que consta na Constituição Federal de 1988. ( ) Está relacionado ao dever do profissional de saúde em ajudar o próximo, promover o bem sem ver a quem, afinal, escolheu uma profissão que o foco é lidar com a saúde das pessoas. ( ) Este princípio está relacionado a respeitar a liberdade do paciente em decidir sobre si, se autodeterminar. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 A III - II - IV - I. 
(B) II - IV - I - III. 
C I - III - II - IV. 
D IV - I - III - II.
10.Complementares aos conceitos de Administração, temos a abordagem mais voltada ao Hospital, que determina os fatores que influenciam no sistema organizacional, como endógenos (ambiente interno do hospital) e exógenos (ambiente externo ao hospital). De acordo com o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Fatores endógenos. II- Fatores exógenos. ( ) Fornecedores: que entregam os materiais. ( ) Clientes: pacientes e seus familiares. ( ) Parceiros: médicos do corpo clínico, terceirizações e quarteirizações. ( ) Concorrentes: outros hospitais. ( ) Colaboradores: normas e padrões de qualidade e atendimento. ( ) Regulamentadores: Ministério da Saúde, Sindicatos da Saúde. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A II - I - II - I - II - I. 
B I - I - I - II - II - II. 
(C) I - II - I - II - I - II. 
D II - II - II - I - I - I.

Continue navegando