Buscar

ATIVIDADE 1 - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Prévia do material em texto

FACULDADE UNINA
NATANI PRISCILA NEVES DE SOUZA
IVAIPORÃ
CARACTERÍSTICAS Da EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
SÃO JOÃO DO IVAÍ - PR
2022
INTRODUÇÃO
Ao examinar os dados da pesquisa realizada pelo Censo da Educação Superior[footnoteRef:1] no ano de 2009 verifica-se que houve um aumento expressivo no Ensino a Distância, também conhecido como EAD, os dados apontam que entre os anos de 2004 e 2009 essa modalidade de ensino alcançou um número expressivo de alunos, contando com quase 900 mil matriculas, sendo que dessas, 50% estão na área de licenciatura. Pensando no fato exposto, é possível percebermos a importância e a relevância que o Ensino a Distância tem se colocado no cenário da educação no Brasil; da mesma maneira é importante pensarmos sobre as motivações que levaram a esse crescimento. [1: Censo Escolar 2009: <https://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2009/resumo_tecnico_2009.pdf>] 
DESENVOLVIMENTO
O EAD tem progredido por uma série de condições, uma delas é a respeito da democratização do ensino; o Ensino a Distância tem aumentado a possibilidade de mais pessoas terem acesso ao ensino superior ou técnico, de maneira geral, mais acesso ao conhecimento, isso se deve principalmente a própria dinâmica dessa modalidade que permite ao estudante encontrar os melhores horários e se adequar com relação ao objetivo que deseja alcançar, abrindo também a possibilidade de trabalhar e estudar, tudo isso com uma tranquilidade pelo menos em relação ao deslocamento.
Outro importante motivo é a questão da locomoção, em geral, durante toda a história da educação no Brasil os centros de ensino ficaram quase que restritos aos grandes centros, capitais e as regiões metropolitanas,[footnoteRef:2] fazendo com que o ensino superior e técnico ou ficasse restrito a uma região, ou acabasse obrigando as pessoas que viviam no interior a se mudar para as capitais, gerando assim, um processo de exclusão, com o EAD essas pessoas que antes não tinham a possibilidade de dar continuidade aos seus estudos puderam ser integrados a um novo modelo educacional que conseguiu chegar ao interior, diminuindo os custos de locomoção, espaço físico e desgaste, contudo, sem que esse processo acarretasse na perda de qualidade do ensino. [2: Para compreendermos melhor a história da educação no Brasil e esse processo de centralização do ensino( Observar a cronologia da criação das Universidades e Centros de Ensino): <https://www.eikonbr.com/evolucao-da-educacao-no-brasil/>] 
O Brasil tem se destacado na oferta do Ensino a Distância como nos apontam Covalsky e Mota: (2016, p.76) 
“A EaD é uma modalidade de ensino que se destaca no contexto educacional e que vem sendo utilizada há muitos anos no Brasil. Contudo, apenas recentemente vem ganhando mais espaço devido ao impulsionamento que recebeu por meio da ampla utilização das tecnologias de informação e comunicação. Sua evolução histórica teve início a partir das primeiras décadas do século XX [...]”
Várias são as razões que apontam para esse processo, além das já apontadas, temos a questão da dimensão geográfica do Brasil, hoje a partir do Ensino a Distância é possível que um curso tenha alunos de todo o país, algo que seria logisticamente impossível sem que houvesse grandes deslocamentos, o que possibilita um grande retorno financeiro e possibilidade de investimento. Aliado a isso, podemos apontar as possibilidades que essa modalidade oferece, como ensino inovador, novas práticas pedagógicas, dinamismo no ensino, entre outras, como nos apontam os autores Lopes e Faria (2013). 
CONCLUSÃO
Sendo assim, podemos concluir, que o Ensino a Distância tem se tornado um importante instrumento de acesso à educação, permite que uma grande quantidade de pessoas possa ter acesso ao ensino em seus mais variados níveis, rompendo barreiras físicas e intelectuais e contribuindo para um mundo mais conectado, tecnológico e dinâmico.
REFERÊNCIAS 
COVALSKY, Cristiana Mariani; MOTA, Junior Cesar. Limites e possibilidades de estudantes na educação a distância (EAD). Brusque: Revista da UNIFEBE, 2016, p.75-87. 
INEP – Ministério da Educação. Resumo técnico censo da educação superior de 2009. Brasília, 2010.
LOPES, Luís Fernando; FARIA, Adriano Antônio. O que e o quem da Ead: história e fundamentos. Curitiba: InterSaberes, 2013.
ROCHA, Janete. Evolução da Educação no Brasil, 2018. https://www.eikonbr.com/evolucao-da-educacao-no-brasil/ Acesso em 27/01/22

Continue navegando