Buscar

FICHAMENTOS - Fundamentos de Ética Geral e Profissional - Marculino Camargo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FICHAMENTOS
Fundamentos de Ética Geral e Profissional
Escrita por Marculino Camargo, a obra Fundamentos de Ética Geral e Profissional ressalta a presença da ética nos tempos atuais, sendo este, um importante tema a ser abordado em sociedade. A ética encontra-se em diversas áreas da vida social, seja ela política, economia, ecológica, entre outras, causando a constante necessidade de realizar reflexões e mudanças em sua atuação. Sob esse ponto de vista, compreende-se o fato de que a ética enraizou-se nos meios sociais e tornou-se parte da vida humana, e assim, a mesma se faz indispensável comentar e discutir sobre a ética como forma de trazê-la para além da reflexão individual de cada ser, e torna-la coletiva no âmbito profissional.
Em seu primeiro capitulo, o livro busca apresentar a ética como parte do homem, é o que mentem integridade nas escolhas, ações e comportamentos perante a sociedade. É de suma importância para as relações sociais, que os indivíduos hajam de forma ética em todos os setores de sua vida, destaca-se o campo profissional, onde a postura ética é essencial. Todavia, apesar de tratar-se de um assunto muito debatido na atualidade, há ainda ausência de fundamentos que impulsionem os indivíduos a exercerem posturas éticas.
No decorrer dos capítulos o autor decorre sobre a importância de não reduzir a ética a apenas um conjunto de normas, ou pior, a um mero estudo de etiqueta. É de praxe que se procure as razões de ser do comportamento. O objetivo da ética ganha destaque, visto que está constituído na natureza do ser humano e este passa por transformações de acordo com sua evolução. Assim, se compreende que a ética, em seu processo construtivo, tem como propósito as exigências fundamentais da natureza humana. Os seres humanos distinguem-se em vários aspectos, definidos por suas culturas e meios sociais, portanto, a ética nesse caso, tem como fundamento a compreensão e análise da natureza de cada individuo, de forma a entendê-lo e encontrar respostas para todos seus questionamentos acerca de vida em sociedade. Marculino explica:
“Esta obra não pretende ser uma resposta imediata para cada momento ou situação da vida, mas quer proporcionar pontos de partida a fim de que a pessoa construa suas respostas às interrogações do cotidiano. O “sim e o não”, o “certo e o errado”, só são definíveis a priori em termo de princípios ou valores, mas só são concretizados levando em conta ‘o ser humano universal’ vivendo uma realidade existencial nas circunstâncias.” (CAMARGO, 2010, p. 16)
Em primeiro plano, o autor define a ética como “[...] um julgamento da moral enquanto distingue o bem e o mal” (CAMARGO, 2010, p. 22). Reconhece-se a ética como a parte prática do comportamento humano, é a ciência do que o homem deve ser. Seguindo essa visão, a ética adquire o atributo de um dever, ou seja, uma obrigação de ser e agir como o homem.
Em suma, evidencia-se no texto que a ética advém do próprio ser humano, a partir de sua essência como ser, que por sua vez, exige-se como comportar-se em sua realidade ontológica de forma adequada. Conseguinte a esse fato, reconhece-se a ética como o mecanismo instiga o desenvolvimento das potencialidades humanas de cada pessoa. Não se desprende o comportamento ético da racionalidade, pois somente assim o ser conseguira revelar seus valores, princípios e essência. 
Seguindo por essa premissa, expõe-se que a ética não se trata de imposições aleatórias sem importância, ela fundamenta seus objetivos de acordo com o que é assimilado e conscientizado pelo ser humano. Diante disso, tem-se o motivo da ética anteceder os códigos, leis e normas, agindo como um aperfeiçoamento da ação humana. Com base nesse pensamento, o autor ressalta os objetivos da ética como:
“Estas constatações mostram que o objetivo da ética é aprontar rumos, descortinar horizontes para a realização do próprio ser humano; ela é a construção constante de um ‘sim’ a favor do enriquecimento do ser pessoal; por isso que a ética deve ser pensada como eminentemente positiva e não proibitiva; p.ex: o mais importante é ‘respeitar a vida’ do que ‘não matar’.” (CAMARGO, 2010, p.21).
Consoante à visão de Heráclito, observa-se acerca da vivência ética, que o ser humano encontre-se em constante processo evolutivo, seja em seus princípios e ideias ou na forma de agir. Dessa forma, analisa-se a imutabilidade da essência humana, visto que esse tem a possibilidade de mudar e evoluir como ser, e assim, cada individuo procura seu lugar no mundo, encaixando-se em culturas que seguem os mesmos princípios que o seu e buscando por aqueles que compartilham do mesmo interesse. 
Ademais, são apresentados três critérios auxiliares do comportamento ético como forma de guiar os indivíduos que possuem duvidas, a saber, o que fazer e como comportar-se no meio social sem contrariar seus próprios princípios. Assim, primeiramente se reconhece que os princípios são universais, podendo ser adotados de acordo com a facilidade em sua compreensão, desse modo, o segundo critério enfatiza que os princípios tomam forma em situações especificas da vida de cada ser, cabendo a sua aceitação de acordo com a cultura e ideologia seguida pelo meio. Em terceiro plano, compreende-se a necessidade dos seres em realizar conclusões remotas em determinadas situações.
No âmbito profissional, acredita-se que a ética do trabalho é mais do que necessária, é ela quem guia cada profissional em suas ações para que estas não destoem de um comportamento ético, de forma a manter uma evolução harmônica do trabalho. Em ambiente profissional, apesar de agir conforme a ética ser um dever, esta vontade também dever partir de dentro do próprio individuo, presente em seus princípios, tendo em vista que, “a ética é a condição essencial para o exercício de qualquer profissão.” (CAMARGO, 2010, p.32).
Conclui-se, por fim, que a ética está além de apenas um estudo, está ligada ao ser, a suas virtudes, princípios e anseio pelo correto. A ética trata do individuo e de seu esforço para manter-se ético e de como suas ações possuem efeitos no coletivo. 
CAMARGO, Marculino. Fundamentos de Ética Geral e Profissional. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2009.

Continue navegando

Outros materiais