Buscar

Prova PÓS TEA Neurociencia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova PÓS-GRADUAÇÃO (TEA)
 NEUROCIÊNCIA E LINGUAGEM
Questão 1
As escolas brasileiras apresentam altos índices de alunos com dificuldades de aprendizagem e de linguagem. Com relação ao papel de cada ator nessa dificuldade, analise se as proposições a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa correta.
( ) A dificuldade pode estar relacionada ao método de ensino.
( ) A dificuldade pode aparecer em momentos de conflito e vulnerabilidade emocional.
( ) A dificuldade de aprendizagem e de linguagem é um problema biológico que deve ser tratado com remédios.
a ) F, F, V
b ) V, F, V
c ) V, V, F
d ) V, F, F
e ) F, V, F
Questão 2
A linguagem funciona por uma rede cerebral complexa, com áreas conectadas entre si. Com relação às áreas cognitivas que formam o sistema linguístico, assinale a alternativa correta.
a ) As áreas articuladoras são responsáveis pelo entendimento e pela formulação da forma gráfica, isto é, das palavras e/ou frases.
b ) As áreas conceitualizadoras permitem a articulação das palavras, juntamente com o aparelho fonador, isto é, boca, língua, pregas vocais, músculos das faces, entre outras estruturas motoras e vocais.
c ) As áreas formuladoras são compostas por diversas outras áreas, como emoção, memória, visão e audição.
d ) A compreensão da linguagem passa inicialmente pela via auditiva, para identificação dos fonemas, e depois da palavra, prosseguindo para a compreensão da sintaxe e, por fim, do uso da língua.
e ) Regiões do córtex cerebral se especializam na compreensão do que é ouvido e no planejamento dos sons, ou melhor, dos fonemas.
Questão 3
A língua é um instrumento de comunicação que possibilitou a evolução da espécie humana. Nesse sentido, ela pode ser considerada um sistema. Com relação à compreensão da língua como um sistema, avalie as alternativas a seguir e assinale a correta.
a ) A língua é um sistema de representação dos símbolos encontrados na natureza, pois as letras são cópias do que encontramos no mundo real, sendo um sistema natural.
b ) A língua é um sistema notacional, porque possui um conjunto infinito de símbolos para representar todos os sons do mundo e todas as possibilidades de formações a partir do real.
c ) A língua é um sistema arbitrário, porque encontramos na natureza o correspondente aos sons e às formas que o homem utilizou para identificar a escrita do mundo real.
d ) A língua é um sistema notacional e de representação, com um conjunto finito de símbolos que representam o mundo, além de ser um sistema convencionado arbitrariamente.
e ) A língua é um sistema notacional, porque representa o mundo de forma natural, sendo que as notações representam exclusivamente sons encontrados no mundo real.
Questão 4
A escolha do melhor método de alfabetização tem sido foco de estudo na área desde o século XIX. A respeito dos métodos e dos questionamentos ao longo do tempo, assinale a alternativa correta.
a ) O construtivismo surge como um método específico que entende as necessidades da criança e age sobre elas com procedimentos preestabelecidos para alfabetizar, centrando-se, assim, no processo, não na criança.
b ) Entre os métodos analíticos se encontra o método fônico, muito defendido e empregado em países de língua inglesa, por gerar consciência fonológica ensinando a correspondência entre som e letra, auxiliando o aluno a adquirir a habilidade de decodificação.
c ) Entre os métodos sintéticos está o método global, que se utiliza de textos e contos para ensinar a função da leitura e da escrita, bem como os sentidos do texto com leituras completas para, depois, decompor esse texto em partes menores.
d ) Os métodos sintéticos ganharam muita força na metade do século XX, sendo criticados a partir da década de 1980. Ainda assim, são métodos muito empregados e defendidos e trazem em si a visão de que, primeiramente, é necessário compreender o que se lê para, depois, decompor a palavra.
e ) Os métodos sintéticos foram os primeiros a surgir e ainda possuem expressão no campo da alfabetização. Esses métodos entendem o aprendizado por meio do reconhecimento fonológico das letras e sílabas e sua correlação com as formas visuais.
Questão 5
O construtivismo colocou em foco a necessidade de se pensar o sujeito como centro do processo de alfabetização. Nesse contexto, também, as discussões sobre letramento ganharam força. A respeito do processo de alfabetização e letramento, analise as proposições a seguir, classificando-as com verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A alfabetização é responsável por trabalhar a faceta linguística da língua.
( ) O letramento tem maior foco na faceta interativa e sociocultural de leitura e escrita.
( ) A melhor forma de alfabetizar é entender que deve haver equilíbrio entre as facetas linguística, interativa e sociocultural.
( ) Deve-se priorizar a escolha de múltiplos métodos, de acordo com as necessidades dos alunos.
a ) F, V, F, V
b ) V, V, F, F
c ) V, F, V, F
d ) F, F, F, F
e ) V, V, V, V
Questão 6
Podemos abordar a aquisição da língua escrita pela compreensão do desenvolvimento da criança. A vertente que estuda a "pré-história" da aquisição da língua entende que a criança aprende antes mesmo do ensino formal. A respeito dessa linha teórica, avalie as alternativas a seguir e assinale a correta.
a ) Vygotsky dividiu o desenvolvimento da escrita em quatro estágios: garatujas e rabiscos; marcas não diferenciadas; rabiscos curtos para palavras e longos para frases; marcas sem conteúdo.
b ) Para Kress, as crianças vão, aos poucos, construindo significados sobre o mundo, produzindo signos de diferentes maneiras e aproximando-se, assim, da escrita, não formulando uma teoria de estágios.
c ) Ferreiro e Teberosky estudaram as escritas inventadas, em especial o sistema alfabético, chegando a cinco níveis de escrita: não alfabética; pré-alfabética; parcialmente alfabética; plenamente alfabética; e alfabética consolidada.
d ) Gentry entendia que todas as experiências infantis de brincadeiras, desenhos e rabiscos fazem parte de um processo pré-histórico de alfabetização, pois é pela interação com o ambiente que a criança atribui sentido.
e ) Luria pesquisou as etapas em que a criança compreende a ligação palavra-som e descreveu cinco níveis de desenvolvimento da escrita: garatujas; pré-silábico; silábico; silábico-alfabético; alfabético.
Questão 7
De acordo com Pedroso e Rotta (2016), há pelos menos oito fases de desenvolvimento da linguagem que compreendem um desenvolvimento típico, entendendo que há algumas variações de idade para idade, mas que o normal é que todas as crianças sem dificuldades apresentem essa sequência. Com relação a essas fases, assinale a alternativa correta.
a ) Uma criança de 2 anos possui uma sintaxe clara, com frases com sujeito, verbo e predicado.
b ) Um bebê com 5 meses utiliza expressões faciais juntamente com balbucios para se comunicar.
c ) Um bebê de 11 meses faz perguntas e produz frases de duas a três palavras, acompanhadas de gestos.
d ) Um bebê de 2 meses consegue balbuciar réplicas como bububu, apontando para alguns objetos.
e ) Uma criança de 4 anos produz de 10 a 50 palavras, tentando chamar a atenção dos adultos para que eles respondam.
Questão 8
O mundo atual nos trouxe diversos desafios, entre eles novas formas de lidar com as dificuldades em educação, aprendizagem e comportamento na escola. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
a ) A dificuldade de aprendizagem acontece porque as crianças, hoje, têm muito acesso a celulares, tablets e computadores.
b ) Crianças que não aprendem no ritmo esperado precisam ser enviadas ao médico para um diagnóstico.
c ) É bom fornecer um diagnóstico logo cedo, para que a criança entenda que é diferente dos outros e que deve se esforçar muito para atingir o mesmo nível dos colegas inteligentes.
d ) Ao apresentar um transtorno ou uma dificuldade, a criança deve ser medicada, para não criar confusão em sala.
e ) Deve-se observar a criança e suas relações, para compreender a que se relacionasua dificuldade de aprendizagem.
Questão 9
Assinale a alternativa que apresenta o conceito correto de dislexia.
a ) Transtorno neurobiológico que dificulta o reconhecimento exato de letras e palavras, gerando dificuldade fonológica.
b ) Transtorno relacionado à dificuldade de pontuação.
c ) Transtorno que faz com que a criança não consiga juntar as letras da sentença lida, o que afeta seu desempenho escolar.
d ) Transtorno que só pode ser percebido ao final do processo de alfabetização, pois é necessário que o aluno adquira fluência antes.
e ) Transtorno de visão que desfoca as letras na hora da leitura.
Questão 10
Observe a imagem a seguir e selecione a alternativa que contém as vogais que utilizam esse formato da boca arredondado.
a ) /a/ /e/
b ) /o/ /a/
c ) /o/ /u/
d ) /u/ /i/
e ) /e/ /i/

Outros materiais