Buscar

FormMolecularxForMinima_QuiGeral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fórmula molecular a partir da fórmula mínima
A fórmula mínima ou empírica é formada pela menor razão de números inteiros relativos aos átomos dos diferentes elementos em um composto. Já a fórmula molecular é formada pelo número real de átomos dos diferentes elementos em um composto.
Em alguns casos a fórmula molecular e a fórmula mínima são iguais, como para a água: H2O. A razão 2:1 é a mínima possível. Neste caso dizemos que o múltiplo para a obtenção da fórmula molecular a partir da mínima é 1.
Já no caso do peróxido de hidrogênio, a fórmula molecular é H2O2, enquanto a fórmula é HO. Perceba que a razão entre os diferentes elementos na fórmula molecular é 2:2. Se dividirmos tudo por 2 chegamos a razão 1:1, que é a mínima possível. Assim, neste caso dizemos que o múltiplo entre a fórmula molecular e a mínima é 2.
Então sabemos que a fórmula molecular é um múltiplo de números inteiros da fórmula mínima, sendo que este múltiplo pode ser 1, como no H2O; 2, como em H2O2; ou 3, como em C3H6. 
A massa molar é a informação que precisamos conhecer para descobrir qual é este múltiplo. O exemplo a seguir esclarece como determinamos a fórmula molecular a partir da fórmula mínima e da massa molar.
Exemplo retirado de MASTERTON, SLOWINSKI e STANITSKI, 1990 (p. 50):
A fórmula mínima da vitamina C é C3H4O3. A massa molar é cerca de 180 g/mol. Qual é a fórmula molecular da vitamina C?
Solução: A soma das massas atômicas de C3H4O3 é:
3(12,0) + 4(1,0) + 3(16,0) = 88,0
Portanto, a massa molar de C3H4O3 deve ser 88 g/mol. A massa molar aproximada é 180 g/mol, e cerca de o dobro de 88 (180/88 = 2,0). Portanto, a fórmula mínima multiplicada por 2 dará a fórmula molecular:
Fórmula molecular da vitamina C = 2 × C3H4O3 = C6H8O6
Referência Bibliográfica:
MASTERTON, W. L., SLOWINSKI, E. J., STANITSKI, C. L. Princípios de Química. Trad. Jossyl de Souza Peixoto. 6.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1990.

Continue navegando