Buscar

Paramentação Cirúrgica Veterinária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROFESSOR: GUSTAVO AUGUSTO KEUSCH ALBANO NOGUEIRA
DISCIPLINA: TÉCNICA CIRÚRGICA EM MEDICINA VETERINÁRIA
PARAMENTAÇÃO CIRÚRGICA
ALUNAS:
ANA CLARA MENEZES ALVES DE SOUZA – RA: 195138
DÉBORA DE MENEZES ALVES – RA: 167452
ESTER HONÓRIO DOS SANTOS – RA: 00223736
KASSANDRA ANDRADE DOS SANTOS – RA: 00344094
MEDICINA VETERINÁRIA 5º SEMESTRE 
SÃO PAULO 
2022
PARAMENTAÇÃO CIRÚRGICA – RELATÓRIO DESCRITIVO
Esse relatório tem como objetivo explicar qual a maneira correta de realizar uma paramentação cirúrgica na medicina veterinária.
Antes de começar a paramentação é importante conversar com o tutor sobre a cirurgia e os procedimentos que serão feitos no animal, essa conversa pode ser antes de começar a paramentação ou depois da cirurgia, para evitar a contaminação.
Na paramentação cirúrgica começamos trocando as roupas que viemos da rua pelos pijamas cirúrgicos de mangas curtas, se possível trocar os sapatos, ou colocar os propés. Devemos tirar todos os pertences pessoais (adornos) como brincos, relógio, colares, pulseiras, anéis e piercing. 
Em seguida devemos prender o cabelo (quem tem cabelo grande) e colocar a touca descartável ou gorro (os carecas também devem usar toucas), também devemos colocar a máscara e o óculos de proteção. 
Antes de lavar as mãos precisamos abrir o primeiro protetor de plástico transparente das luvas, dos aventais e da escova de lavar as mãos. 
Para lavar as mãos precisamos de um local adequado, com dispensadores de sabão, pias com acionamento das torneiras por pé, ou pelo cotovelo, ou sensor de presença. As torneiras não podem ser acionadas manualmente.
Para lavagem das mãos usamos uma escova específica que devem ser macias e descartáveis ou esterilizadas de uso individual. A escova pode vir com sabão degermante ou não. 
Para lavagem das mãos precisamos de um sabão adequado, deve ser de solução degermante de PVP – I a 10% (1% de iodo ativo) ou solução degermante de clorexidina de 2 a 4%. 
Para lavarmos as mãos e antebraços é necessário molhá-las com água corrente, depois devemos espalhar a solução antisséptica sobre as mãos e braços, em movimentos de fricção (esfregação) ou escovação, devemos dividir os dorsos e palmas das mãos em três setores, devemos escovar de 10 a 15 vezes cada setor, também devemos escovar as partes laterais e mediais de cada dedo e os espaços subungueais (debaixo das unhas) e interdigitais. O antebraço devemos dividir em 6 setores e escovarmos de 10 a 15 vezes cada setor, devemos fazer esse processo nas duas mãos. Depois de completar esse processo devemos enxaguar as mãos em água corrente no sentido das mãos para os braços até chegar nos cotovelos, durante todo o processo não podemos abaixar as mãos, apenas as manter elas acima do nível dos cotovelos. Se estiver esquecido de retirar algum adorno pessoal deverá retirá-lo e recomeçar a lavagem das mãos, repetindo todo o processo acima. 
Após a lavagem das mãos devemos secá-las com uma toalha ou compressa esterilizada na direção das mãos aos cotovelos com movimentos compressivos, não podendo esfregar, depois desse processo devemos continuar com as mãos para cima. 
Em seguida vestimos o avental cirúrgico estéril, segurando pelas pontinhas que são amarradas no pescoço ou pelas dobras da gola do avental, assim que pegar em uma dessas duas partes o avental irá desdobrar sozinho ficando esticado, pela face interna do avental devemos introduzir com um movimento único das mãos e antebraços pelas mangas do avental, é necessário pedir para uma pessoa amarrar o avental pelos cadarços com cuidado de forma que não contamine o avental.
Em seguida calçamos as luvas de forma que não as contamine, devemos abrir a parte de papel da embalagem (segunda embalagem) das luvas, nesse papel vem escrito qual luva pertence a cada mão, com as palmas das mãos virada para cima vestimos as duas luvas, primeiro começamos pela mão direita segurando na parte da luva que ficará para dentro (parte interna), com a mão direita que já está com a luva pegamos a luva esquerda pela parte que entrará em contato com o animal (parte externa).
As luvas devem ser ajustadas sobre os punhos dos aventais onde ficará presa com os seus elásticos.
Depois das duas mãos com as luvas podemos arrumá-las certinho nos dedos. Se as luvas rasgarem devemos trocá-las.
Depois desse processo todo podemos começar a cirurgia. Enquanto a cirurgia não começa devemos aguardar com as mãos para cima ou cruzadas apoiadas na barriga.

Outros materiais